Angelologia e Pandemonologia: Estudos acerca dos "Anjos e demônios" Parte VII

Satanás


Mencionado expressamente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, ele é uma figura que desperta a curiosidade de muitos através dos séculos. A Bíblia, no entanto, não expõe literalmente sua origem, mas deixa a entender em textos com dualidade de aplicações, como em Ezequiel 28. 11-19:


“11. A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
12. filho do homem, entoa um cântico fúnebre sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Eis o que diz o Senhor Javé: Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada. 
13. Estavas no Éden, jardim de Deus, estavas coberto de gemas diversas: sardônica, topázio e diamante, crisólito, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda; trabalhados em ouro. Tamborins e flautas, estavam a teu serviço, prontos desde o dia em que foste criado.
 14. Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo. 
15. Foste irrepreensível em teu proceder desde o dia em que foste criado, até que a iniqüidade apareceu em ti. 
16. No desenvolvimento do teu comércio, encheram-se as tuas entranhas de violência e pecado; por isso eu te bani da montanha de Deus, e te fiz perecer, ó querubim protetor, em meio às pedras de fogo. 
17. Teu coração se inflou de orgulho devido à tua beleza, arruinaste a tua sabedoria, por causa do teu esplendor; precipitei-te em terra, e dei com isso um espetáculo aos reis. 
18. À força de iniqüidade e de desonestidade no teu comércio, profanaste os teus santuários; assim, de ti fiz jorrar o fogo que te devorou e te reduzi a cinza sobre a terra aos olhos dos espectadores.
 19. Todos aqueles que te conheciam entre os povos ficaram estupefatos com o teu destino; acabaste sendo um objeto de espanto; foste banido para sempre!”


Portanto, podemos concluir que:


1. Ele era “selo da perfeição” e “cheio de sabedoria”. Isto indica que foi criado perfeito e mais sábio do o próprio profeta Daniel (Ez 28,3,4).


2. Estava no Édem. A indicação de que se trata de Lúcifer, pois foi no Édem onde ele tentou Eva e introduziu o pecado no mundo físico.


3. Coberto de pedras preciosas. Se refere à beleza e glória que ele gozava ante os demais anjos, devido à uma posição exaltada pelo próprio Deus.


4. Os instrumentos musicais “tamborins e flautas”. Se refere à alguma espécie de ministério de louvor.


5. “Querubim ungido”. Ele era o guarda da luz, o real significado do seu antigo nome: “Lúcifer”. Como querubim estava na presença de Deus, numa posição elevada na hierarquia angelical.


6. “A inquidade apareceu em ti”. Satanás é a origem do mal no universo. Nele surgiu o primeiro pecado. Mas, ele não é a personificação do mal, pois o mal não é eterno, ele teve começo no interior de Lúcifer. Por isso, talvez não haja arrependimento nem perdão para ele.


7. “em meio às pedras de fogo” deve se referir às mesmas pedras do trono de Deus em Isaías 6.


8. “O orgulho” foi o princípio da sua queda.


9. “Precipitei-te”. Ele é o anjo que foi precipitado dos céus. Mas, não foi ele que provocou a destruição dos dinossauros como querem induzir alguns teólogos, por que ele é um ser angelical. Os teólogos que assim afirmam tentam afirmar que a queda do asteróide que extinguiu os dinoussauros era Lúcifer. Como sempre se enganam grotescamente, porque ele é um ser espiritual, e mesmo assim porque ele iria se materializar para simplesmente sentir a dor da queda?? 


10. “... teu comércio” . O comércio refere-se à venda da idéia para os demais anjos de que era possível derrubar Deus do seu trono. Houve uma conspiração contra Deus, onde um terço dos anjos do céu cederam ao mal.


Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida