Parte I- Levanta-te, come e bebe porque longa te será a caminhada


E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. I Rs 19.7

Quem nunca ouviu falar do profeta Elias? Um dos maiores e mais poderosos profetas que Deus levantou no mundo. Este homem misterioso apareceu no período mais conturbado da história de Israel. Os profetas de Jeová foram mortos, o que restou compactuou com o mal e o povo coxeava entre dois pensamentos, foi ai que Deus levantou Elias como resposta á esta idolatria nacional. Jezabel, que havia se casado com Acabe, introduzira através de seus profetas assalariados por ela a adoração ao deus-demônio Baal e sua esposa mítica Aserá. Estes deuses cananitas agora deveriam ser adorados por todo o povo que o próprio Jeová libertara com braço forte da escravidão egípcia. A heresia e a apostasia se espalhavam pelo reino do norte e ninguém havia se levantado para anunciar a verdade, até mesmo com medo das conseqüências. Foi nesse tempo que Deus levantou repentinamente um dos profetas mais poderosos de todo o Antigo Testamento.

Será que este período não se assemelha ao nosso? Quando vemos atualmente tantos evangélicos adorando não a imagens como Baal, mas a pessoas e até mesmo á ministérios? Crentes que morrem por seus líderes, pregadores e cantores. Crentes que seguem fielmente a estas “estrelas gospéis” não estão agindo da mesma forma que Israel nos dias de Elias? Porventura não estamos vendo a doutrina de Jezabel entrando sorrateiramente em nossas igrejas? Jezabel está em nosso meio e não estamos percebendo que o seu veneno está se alastrando mais do que a nova gripe se alastra pelo mundo. E muitos homens de Deus e ministérios inteiros estão sendo destruídos pelo orgulho, ganância e prepotência.

É nesse exato momento que Deus está levantando os seus “Elias”

Quando Satanás estava pensando que mataria sufocado o povo de Deus pela lama da idolatria, Deus responde a ele com o profeta do fogo! Elias aparece para desafiar Acabe e os profetas de Baal pelo poder da Palavra de Deus. Deus está levantando homens que desafiará os alicerces do pecado no meio evangélico. Há um Monte Carmelo esperando estes falsos “homens de Deus” e suas doutrinas de demônios para mostrar o que realmente é o poder de Deus. Se no Monte Moriá Deus proverá, no Monte Carmelo Deus se manifestará!

A primeira atitude de Elias foi mostrar ao rei Acabe que a chuva e o clima não estava no controle de Baal, nem a agricultura e fertilidade estavam no poder de Aserá. Quando Elias profetiza que não choverá sobre a terra segundo a sua própria palavra, ele dá um golpe certeiro neste casal de demônios! O mundo precisa de homens assim, que temam unicamente a Deus e á sua palavra. Estamos cansados de ouvir palavras bonitas quando muitos rumam ao inferno dentro de nossas próprias igrejas.

Jezabel era tão ímpia, insolente e ousada em malignidade que chegou ao ponto de construir um templo ao deus-demônio Baal. Acabe era com certeza o rei mais idolátra que ocupou o trono de Israel, só se juntava a homens ímpios e malignos como ele.

O desafio estava posto, o deus que fizesse o fogo descer dos céus, seria posto como Deus. Os profetas de Baal clamaram e nada aconteceu. Elias orou e fogo desceu dos céus, consumindo a vítima, a água e deixando a terra mais seca do antes. Diante dessa demonstração todo o povo adorou a Deus se curvando em terra e afirmando que só Jeová é Deus e o resto era desprezíveis deuses falsos. Todos os profetas de Baal ali presentes foram mortos e Elias se dirigiu a Acabe e para mostrar mais uma vez que o controle da chuva estava nas mãos de Jeová afirmou a Acabe que iria chover muito depois daqueles três anos de seca. E assim aconteceu, Elias orou insistentemente e Deus mandou uma chuva que inundou todo aquele lugar.

Depois de avanços espirituais, sempre virá retaliações do inferno

Jezabel ao ouvir da boca de Acabe o que Elias tinha feito mandou uma ameaça para Elias, e este temendo morrer como os profetas de Baal morreram, fugiu para o deserto. Quero que saibas que diante de todo avanço e crescimento espiritual que tiveres, o diabo não satisfeito levantar-se-á para lhe impedir. Foi assim com Josué, quando sua campanha avançava pela terra prometida, cinco reis se juntaram para frustrá-lo. Mas, tal como o poder de Deus foi capaz de parar o Sol e a lua para Josué triunfar na batalha, assim também Deus será capaz de fazer coisas inimagináveis para conceder a vitória total e absoluta na vida daqueles que o temem.

É certo que o inimigo se levanta, mas também é certo que ele cairá! Foi assim também na vida de Jeremias, ele deveria falar tudo o que Deus mandasse, e com isso muitos iriam se irar contra ele, mas Deus lhe garantiu: (Jeremias 1:19) - E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar. Não importa o preço que devemos pagar pela nossa fidelidade a Deus, o que importa é que o nome de Deus deve ser exaltado. (Isaías 54:17) - Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.

Existem momentos que o crente deseja fugir

Foi assim na vida de Elias, ele fugiu de Jezabel. Foi assim na vida de Moisés, o maior líder espiritual que Israel já tivera também desejou fugir da chamada divina na sua vida. (Êxodo 4:10, 11) - Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Não faça como Moisés, atentando para sua própria capacidade, olhe para a capacidade do Deus que te chama. Não olhe para si, olhe sempre para aquele que te alistou! (Hebreus 12:2) - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. A obediência ao chamado de Deus trará como conseqüências grande exaltação de Deus!

Não faça como Jonas fugindo para Társis, quando Deus te mandou para Nínive, pois Deus sempre sabe para onde você irá, mesmo quando você ainda nem pensou em ir. Elias fugiu para o deserto, mas quando cansou de fugir, encontrou um zimbro, onde descansou debaixo da sua sombra. Elias nem imaginava, mas, zimbro é um tipo de árvore que não nasce no deserto, aquele zimbro que já estava ali antes mesmo de Elias fugir para lá, já era uma providência divina na sua vida.

Deus já providenciou aquilo que você vai precisar durante a sua caminhada. O que é providência? Providência só pertence a Deus, pois somente Ele sabe das coisas que acontecerão, antes de acontecerem. A providência divina é o meio sobrenatural ou até mesmo natural que Deus usa para preservar a vida dos seus eleitos. Quando Jonas foi lançado no mar, já havia um peixe preparado para levá-lo até o lugar onde Deus o enviara. Isso é providência. (Mateus 17:27) - Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. Um peixe com uma moeda na sua boca quando se necessitava da mesma para pagar o tributo é providência.

Deus agirá de formas extraordinárias para te socorrer mesmo quando você tentar fugir da chamada dele para sua vida.

Comentários

Pr Edmilson disse…
MUITO bom.
Deus te abençoe sempre.
Unknown disse…
Nossa amei esse estudo muito bom que Deus assim preserve...
Unknown disse…
Resposta de Deus para minha vida hoje.
Unknown disse…
Tooop!Que Deus abençoe
Flávio Alves disse…
Deus abençoe poderosamente
Anônimo disse…
Maravilhoso esse estudo .
Glória Deus

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida