Cicatrizando Feridas

Uma Mensagem para os que se feriram na caminhada

“Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? (SL 42:10)

Pr. Flávio Alves

Natal, segunda-feira, 12 de Novembro de 2007.


Quem de nós nunca se feriu? Se ferir é peculiar da criatura, pois é o sinal de sua fragilidade e pequenez. Não é somente com facas ou instrumentos cortantes que se fere alguém, existem palavras que se mal colocadas, ferem mais do que uma faca afiada. É desse tipo de ferida que estou falando aqui, uma ferida não na carne, mas na alma. Talvez você esteja sofrendo com uma ferida assim. Por isso, quero que saiba que você não é o único que se fere, todos nós nos ferimos. Inclusive aqueles que aparentam ser fortes e que sempre estão sorrindo, eles também se ferem como eu e você. Ferimento é algo que provoca hemorragia, que causa dor, dano e dependendo da gravidade, pode levar á morte. Até aqueles que têm intimidade com Deus, se ferem durante a sua caminhada. O salmista foi um destes, pois ele fala de “ferida mortal” nos Salmos 42. Todo este salmo juntamente com o 43, fala de uma ferida que estava aberta e que se agravava por causa das afrontas dos seus adversários.

As palavras de afronta que os filhos de Corá ouviam, penetravam como punhais na alma daqueles que desejavam louvar ao Senhor e não podiam. Afronta e humilhações provocam ou agravam feridas profundas e amargas na alma de um desprivilegiado e sofredor. No Antigo Testamento não me lembro de uma pessoa que sofreu mais humilhações e afrontas em toda sua vida do que Ana. I Samuel nos diz que suas afrontas partiam de uma rival que a humilhava todos os dias porque não podia dar filhos, já que era estéril. Na cultura hebraica, dar filhos para herdar as riquezas de seus pais era um dos mais importantes objetivos das esposas. Porém, ser estéril era ser considerada ser amaldiçoada, desfavorecida e até esquecida por Deus. Ana possivelmente era chamada de inútil, amaldiçoada, era provocada excessivamente por sua rival. Isso com certeza lhe foi uma tortura diária e freqüente, não sei quantos anos ela conviveu com este tormento em sua alma. Penso que isso foi lhe provocando feridas tão profundas quanto um abismo. Ela possivelmente poderia ter desejado a morte, pois não havia solução para sua esterilidade. Não havia esperança alguma.

Muitas pessoas vivenciam esta mesma situação hoje em dia. São humilhadas, maltratadas, e tem seus sentimentos duramente golpeados por palavras vindas de alguém que lhes odeiam. Tal como Penina, a rival de Ana, muitos se fazem nossos rivais sem ao menos fazermos algum mal contra elas. Não precisa ser rico, próspero e ocuparmos altas patentes para alguém se fazer nosso rival. Basta você receber alguma coisinha a mais do que ela, para que a inveja se transforme em ódio. Ana não tinha nada além do amor do seu esposo Elcana. E esse favoritismo foi o suficiente para transformar a vida de Ana em um inferno emocional. Muitos nos têm como rivais porque temos o que eles não têm: o favoritismo de Deus em nossas vidas.

José experimentou esse ódio e inveja também. Ele foi perseguido por seus irmãos devido os seus sonhos e por contar á seu pai, Jacó, as coisas erradas que seus irmãos faziam. Mas, o principal motivo do ódio de seus próprios irmãos era a túnica presenteada que simbolizava o favoritismo do seu pai Jacó. A túnica colorida de José era o símbolo do destaque e do amor de seu pai. Por isso, seus irmãos o odiaram tanto, porque Jacó o amava mais do que a todos os outros filhos (Gn 37.3). Você não tem culpa se Deus escolheu você, nem se Ele te favorece mais do que aos outros. Se alguém não gosta disso, tem que tratar é com Deus e deixar de te perseguir.

Se os ímpios te odeiam, o problema não é seu, é dele, porque com Deus é assim: “Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia... Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer... Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? (Romanos 9:15,18,20,21)”

Lembro-me de uma história que ouvi através de um cantor: aconteceu numa linda floresta, um pequeno vaga-lume vivia fugindo da perseguição de uma serpente, até que um dia, ele fugindo dela, parou e perguntou: ”Por que você me persegue se nunca lhe fiz mal algum?” A serpente lhe respondeu: ”Te persigo por que teu brilho me incomoda”. Você não pode mudar as coisas, existem pessoas que se fazem nossos inimigos, porque a luz sempre incomoda e deve incomodar as trevas. Somos diferentes, e não devemos mudar para agradar os outros. São eles que devem nos agüentar, e só existem três opções para elas: Se converter, mudando de posição e vindo para o nosso lado, tornando-se nosso amigo; Se mudar, desistindo de nos perseguir ou agüentar as conseqüências, pois quem meche com o filho, meche com o Pai, e muito cuidado, porque este pai é ciumento e zeloso. Tocar ou ferir um crente é pior do que mexer com uma casa de maribondo, pois além de ficar de cama ainda corre o risco de morrer e ir para o inferno. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. (LC 12:5)”

Mas, a verdade é que ás vezes recebemos estes golpes em palavras e não podemos fazer muita coisa,a não ser, orar. Foi exatamente isto que Ana fez: recorreu á aquele que é refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Ela descarregou toda a sua amargura de alma, e chorou abundantemente agarrada á coluna do Templo. Não entendo porque muitos crentes recorrem á terapias, tratamentos, livros de auto-ajuda e tantos outros refúgios, menos á oração. A oração é a conversa da alma com Deus. É quando o crente abre e apresenta o seu coração e alma ao médico Dr. Jesus. Quando se precisa de um concerto, se procura o marceneiro; quando o caso é de um pneu furado, se procura o borracheiro; quando é doença, se vai ao médico. Mas, quando o problema é espiritual ou não há mais recursos humanos capazes de resolvê-lo, desça em oração, suba na escada da humilhação, pois assim voarás nas asas da fé, entoarás um cântico novo, porque trocarás as vestes de tristeza por vestes de alegria. Lembre-se do que Frida Vingren escreveu no belíssimo hino 126 da Harpa Cristã: “Quem quiser de Deus ter a coroa, passará por mais tribulação/ Ás alturas santas, ninguém voa, sem as asas da humilhação/Quem no coração for mais ferido, mais daquela glória há de ter./Quando as esperanças desvanecem, o aflito crente vai orar.” Você tem orado? Saiba que nunca serás curado das feridas da alma, se não recorrer ao pronto socorro que é a oração. E para cura da sua ferida será necessário limpar, colocar um remédio para não infectar, e ás vezes isto doe muito. Assim também é o tratamento de Deus, Ele tem o poder para curar instantaneamente qualquer ferida, mas Ele ás vezes prefere tratar, tirando toda sujeira, algo que ficou dentro, que pode infectar. Este processo doe muito, principalmente quando é preciso haver perdas, renúncias, algo que ele precisa tirar de nós para não infectar.

Conheço muitas pessoas que vivem sofrendo com namorados ou companheiros que não se importam em lhe ferir, lhe machucar. Se estas pessoas quiserem curar as feridas provocadas por eles, terão que renunciar o que sentem por elas. E, ás vezes quando isso acontece cai uma venda dos olhos delas, e elas passam a enxergar o quanto sofreram insistindo com alguém que não merecia seu amor e carinho. Imagino a dor que Sansão sentiu quando foi traído por Dalila, imagino que ele a amava, porque ele foi capaz de lhe confessar o seu segredo. Entretanto, sabemos que ela não merecia seu amor e confiança. Ele insistiu com algo que não agradava a Deus e acabou cego e humilhado nas mãos de seus inimigos. Não faça o mesmo, não insista em sofrer por alguém que não se importa com você. Ore e vigie para não ficar cego como Sansão. Diz um adágio popular: “Se Liga me ligasse, eu ligava pra Liga, mas se Liga não me liga, eu não ligo pra Liga, mas ligo pra quem me liga.” Se Sansão orasse veria a armadilha que lhe estava preparada, mas ele preferiu os braços de Dalila, do que os braços de Deus. Resultado: Sofreu muito mais. Você escolhe, ou sofrer agora para esquecer alguém, ou insistir com isso e acabar ferido mortalmente depois. Se você orar mais, Deus lhe mostrará a sua boa, perfeita e agradável vontade.

Oração: Emergência do hospital de Deus para alma ferida

Nós não oramos o necessário porque não conhecemos a importância da oração. Muitos sofrem com esse tipo de ferida na alma, porque não oram e por isso não recebem o bálsamo que sara e cicatriza as feridas. É na oração que o crente recebe azeite, e azeite cura as enfermidades. Creio que quanto mais azeite você receber na oração, mais rápido sua ferida sarará. Não procure saber como você se feriu, trate logo de fechá-la antes que se infecte com algo pior. Um mal que atinge os crentes hoje em dia é a preguiça espiritual. As pessoas querem receber as bênçãos sem esforço algum.

Sem luta não há vitória, sem esforço não há recompensa. Se você não ora, nunca vencerá em qualquer âmbito da sua vida. Pode até “vencer” no campo financeiro sem oração, porém será como as riquezas de Salomão, em que o próprio Salomão a transformou na sua perdição. Riquezas materiais sem oração é um precipício para o cristão, uma vez que ele não terá sabedoria para administrá-la. Conheço um irmão que ia á igreja de chinelo porque não tinha dinheiro para comprar sapato, mas logo que conseguiu um ótimo emprego, comprou um carro e passou á freqüentar a igreja somente no domingo á noite. Aos poucos ele foi deixando de ir á igreja. O pastor recebeu depois a notícia que aquele irmão foi pego com muitas mulheres entrando em um Motel.

Passaram-se os dias e aquele irmãozinho apareceu na igreja novamente, dessa vez sem carro e sem dinheiro, triste porque tinha perdido tudo. E ele ferido, orou perguntando a Deus porque Ele tinha permitido ele perder o amor de sua esposa e filhos e também seus bens. Ele no poder da oração, reconhecendo seus erros e com muito trabalho conseguiu tudo de volta, e na base da oração se manteve firme na fé e na fidelidade com sua esposa e principalmente com Deus. Pois, dessa vez as riquezas eram bênçãos de Deus e estas não acrescentam dores. A oração acompanhada de seu esforço te fará vencer em qualquer âmbito de sua vida.

Não queira que Deus faça por você o que você que deve fazer, Deus te garante a vitória, mas Ele não vai descer dos céus para fazer aquilo que você pode e deve fazer. Quando Deus falou para Josué, animando-o para tomar posse da terra prometida, Ele falou “esforça-te” quatro vezes, enfatizando que ele seria bem sucedido, mas que para isso deveria se esforçar. Isto é, tem que dar o melhor de si, tem que aplicar todas as suas forças para possuir a terra que Deus prometeu nos dar. Você pode até se perguntar: “Por que Deus não nos dá a terra sem precisar lutar para conquistá-la?”

Óbvio que Deus tem poder para te dar a conquista sem nenhum esforço seu para isso, como muitas vezes Ele fez. Como por exemplo, á Ezequias e Josafá, eles não precisaram lutar nem guerrear para obter vitória. Simplesmente Deus enviou um anjo para matar seus inimigos ou os fez se destruírem a si mesmos. Mas, é engano pensar que eles não se esforçaram, pois Ezequias se humilhou em oração, como também Josafá no jejum e ainda teve que ir com o exército até o arraial do inimigo tocando e louvando ao Senhor. Estes foram atos de fé e de coragem da parte de ambos. Deus lhes deu vitória, mas eles se esforçaram para recebê-las.

Existem irmãos desempregados que nunca se levantam do comodismo, esperam Jesus descer dos céus para distribuir o Currículum dele nas empresas por ai. Outros que esperam um anjo descer do céu e entregar dinheiro nas mãos deles, mas não têm coragem de trabalhar. Existem até pastores acomodados que esperam as ovelhas virem até eles, ao invés de ir ao campo em busca da desgarrada e evangelizar os descrentes. (PV 6:9) - Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? (PV 13:4) - A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos trabalhadores se farta. Deus não vai fazer o que é você que deve fazer, mas o que você não puder fazer, creia porque Ele vai fazer, e quando fizer, ninguém desfará, porque o que Ele faz, Ele faz bem feito.

Ore e não fique somente na oração, aja! “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. (TG 2:26) ” Não fique esperando acontecer, faça acontecer. Confie na ajuda de Deus para isso, e também na capacidade que Deus colocou em você. Você vai sair desta e de todas que surgirem na sua caminhada. Há um Deus no Céu torcendo por você, e Ele não investe em perdedores, você é escolhido de Deus para uma grande Obra. Somente você pode desempenhá-la, somente você pode cumprir com a carreira que lhe está proposta:

Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (AT 20:24)

PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, (HB 12:1)

Perdão: Um Remédio de Deus para as Feridas da Alma

Provérbios de Salomão nos apresenta o medicamento para cura e alívio dos nossos sofrimentos: “FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. (Provérbios 3:1)” Salomão aconselha seu filho a não se esquecer dos seus ensinamentos. O primeiro passo para encontrar a cura para as feridas é nunca se esquecer dos ensinamentos de Deus. Não se esqueça das palavras de Jesus no Calvário: E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (LC 23:34)” Ore e perdoe os teus acusadores e carrascos, não faça como a maioria dos crentes de hoje que se dizem cristãos mas não perdoam seus inimigos, ao contrário, lhes jogam pragas e maldições. Esquecem-se das palavras e dos ensinamentos basilares do Cristianismo: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; ”

Aprenda a perdoar e se libertar dos sentimentos de vingança e ódio. A melhor vingança é o perdão. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. (MC 11:25)” Deus não ouve oração carregada de ódio e de desejo vingativo. Acabe com esse negócio que alguém vai pagar o preço por ter lhe machucado, se liberte desse fardo e alcance a essência do verdadeiro cristianismo: Que é O Amor. “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. (RM 12:19)” Sem perdão não há cura. Talvez você possa dizer-me que isso é ser perfeito demais, mas foi exatamente isso que o Mestre dos mestres falou: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. Muitos estão doentes, tanto física como espiritualmente porque não aprenderam a perdoar o seus inimigos. E esse é um mal cada vez mais comum no nosso meio, pois pregamos e vivemos tanto a sombra do Velho Testamento que se esquecemos do que é verdadeiramente importante, o evangelho da graça de Deus no Novo Testamento.

Palavras de Cristo: Segredo para Sucesso e Longevidade

“Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. (Provérbios 3:2)” A obediência aos ensinamentos de Cristo como amar e perdoar geram vida e sucesso em todos as esferas da vida. O amor é a arma mais poderosa do cristão, esta é capaz de tocar onde nenhum bisturi cirúrgico pode alcançar. Os mais vis e cruéis sanguinários homens da sociedade se rendem diante da força desse amor. Ele é capaz de transformar as lágrimas em riso e um ambiente de trevas em luz. O mais duro golpe em alguém cheio de maldade é um simples gesto de amor. Causa um impacto tão forte que se manifestam em lágrimas de arrependimento e perdão.

Se queres viver mais, ame com intensidade. O amor é vitamina para a alma. E quando ele invade a vida de alguém que foi ferido, traz benefícios tão preciosos que o ferido além de ser curado sai com vitalizado e fortalecido para vencer uma batalha maior. Queres ter sucesso na vida e viver muitos dias? Então, ame. Esta arma transforma inimigos em irmãos, reis em súditos e súditos em reis. O amor faz o escravo ser livre e o livre ser escravo, ele é capaz de transformar milionários em miseráveis e miseráveis em milionários. Ninguém resiste á força de um grande e verdadeiro amor. Este é um sentimento nobre que nasce no coração das pessoas mais nobres. É algo tão divino, que a Bíblia chega a declarar simplesmente que “Deus é amor” (I Jo 4.8).

Amar ao próximo traz vida e paz

Se quiseres receber saúde espiritual e sentimental deves aprender amar aqueles que te fizeram sofrer. O sofrimento é o maior professor da caminhada cristã. E se olhares através desta ótica, verá que todos os sofrimentos do passado deixaram profundas lições para teu presente te preparando para enfrentar o futuro próximo. Tudo o que você já passou e está passando serve para o seu aprendizado. Se você acumular raiva, mágoa ou ódio de todas as pessoas que te fizeram sofrer, você ficará doente para o resto da vida, e já é comprovado cientificamente que este tipo de sentimento pode auxiliar no surgimento de doenças patológicas como úlceras, miomas e até cânceres. Portanto, não guarde maus sentimentos em seu coração, pelo contrário, sempre faça uma limpeza geral nele, porque faz bem para a sua saúde espiritual, sentimental e física também.

Saber viver é saber amar. É impossível alguém que não ama encontrar saúde e felicidade, além de viver muito. “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. (MT 24:12)” É por isso que há tantas mortes, assassinatos e violência nas nossas cidades. Falta amor no coração dos homens. E sabemos que isso procede da ausência de Deus. Se as pessoas não têm Deus nos seus corações, não têm amor pelo próximo. Lembro-me muito bem o que aconteceu quando eu estava na frente da igreja esperando o porteiro para abrir a igreja, pois iria dar aula aos professores da EBD da minha igreja em Abreu e Lima, um rapaz franzino á cinco metros de mim saiu de um bar e com uma arma cromada disparou inúmeros tiros contra um homem que estava dentro do bar. Eu fiquei estatizado diante desta cena terrível. Ele não teve a mínima dificuldade em tirar a vida de um pai de família simplesmente porque ele não tirou a carteira á tempo no assalto. Você deve ouvir relatos como esse constantemente nos noticiários de TV. Fatos como o que fizeram com João Hélio que era apenas uma criança, mas os criminosos não o pouparam de sua brutalidade e o arrastaram por quilômetros deixando o corpo do menino dilacerado. Clamamos hoje como Habacuque: “Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? (Hc 1:2)”

Mas, a grande verdade é que o problema não está em Deus, já que Ele não livra as centenas de vítimas da violência cotidiana, o problema também não está em nossos governantes que gastam milhões em programas de segurança. O problema não é no exterior, é no interior das pessoas. Os homens se dizem cristãos, mas não obedecem as palavras de Cristo. São desprovidos de amor e afeto natural. Veja o que Paulo disse dos últimos dias á Timóteo: SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos... desobedientes a pais e mães... Sem afeto natural, irreconciliáveis... incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados... Destes afasta-te. (II Tm 3.1-5)”

Isto dá medo hein?! Porém, veja o que a Palavra diz para nós:

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. (SL 4:8)”

“O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz. (SL 29: 11)”

“Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço. (SL 119:165)”

O SENHOR guarda a todos os que o amam; (SL 145:20)”

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (JO 14: 27)”

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (RM 14: 17)”

“Pois eu, diz o SENHOR, serei para ela um muro de fogo em redor, e para glória estarei no meio dela. (ZC 2:5)”

Glória a Deus nas Alturas porque os que amam a Deus gozam da paz em tempo de Guerra! Podemos andar no Caminho da Paz e Vida no meio de uma tormenta porque Ele nos ama e é a garantia de nossa absoluta segurança. Podemos andar tranqüilos por nossa cidade, porque este Deus a quem servimos é Fiel em suas palavras para cumpri-las: “E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. (Jeremias 1:12)” Ele é quem nos guarda e nos protege dos homens sanguinários que não tem nenhum tipo de amor dentro de si. Creia nisso, e serás feliz.

“Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba. (SL 31: 23)”

“Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios. (SL 97: 10)”

“Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. (SL 121:3-5, 7,8)”

“O SENHOR guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos. (SL 145:20)”

Portanto, as principais chaves para receber a cura de todas as suas feridas da alma são:

1. A Oração: Evitará que você tome decisões das quais venha se arrepender.

2. O Perdão: Trará alívio e saúde para sua alma e espírito.

3. O Amor ao próximo e a si mesmo o identificará como um verdadeiro cristão.

Obedeça a essas chaves, e lembre-se de que Cristo sofreu com ferimentos inimagináveis, contudo perdoou e intercedeu pelos seus carrascos e inimigos. Tal como ele sofreu e recebeu a glória e exaltação de toda a criação e inclusive do seu pai, você também será galardoado e recompensado.


Usado com permissão do Ministério Missionário Atalaias da Última Hora.

Este Blog da web é uma realização do
Ministério Missionário Atalaias da Última Hora
Levando a Palavra até os confins da Terra.
Web site - Em Construção
Breve!Home Site em Várias Línguas das Pregações de Flávio Alves


O nosso Blog está às ordens para comentários e sugestões.

COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:

Ministério Missionário Atalaias da Última Hora, Rua Tomé de Souza Nº164 Bairro Nordeste Natal-RN/Brasil CEP 59042-160. Este arquivo de dados é propriedade exclusiva do Ministério Atalaias da Última Hora. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas para circular como "freeware", sem custos. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão do Ministério. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Divulgação Permitida desde que seja gratuita e cite a fonte do Blog Oficial: www.ministerioflavioalves.blogspot.com. É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material.

Mais Mensagens | Ajuda Espiritual | Contato | Convites | Ministério
Junte-se a nós | Perfil no Orkut | Comunidades | English

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida