IBAR, ELISUA, NEFEGUE E JAFIA
Uma mensagem sobre o trabalhar de Deus na vida do ser humano
“E Ibar, e Elisua, e Nefegue, e Jafia.”
II Sm 5.15

A Bíblia Sagrada é um livro surpreendente. Todo o seu texto possui lições[1] e mensagens poderosas para a vida do fiel. A mente espiritual se debruça em escavar os tesouros escondidos no texto sagrado. Lindas e belas pedras preciosas podem ser encontradas por aqueles que se dedicam a estudá-la e explorar os recônditos da revelação divina. Com o texto em apreço não é diferente, Deus fala através dele.

Os números na Bíblia possuem um simbolismo, o número um, por exemplo aponta para a unicidade de Deus. Deus é único [2](Dt 6.4) e não há outro igual. O número dois aponta para a cumplicidade, a ajuda e união[3]. O número três aponta para um grupo de seres da mesma espécie: Abraão, Isaac e Jacó; Pedro, Thiago e João, e por último e não menos importante, Pai, Filho e Espírito Santo (I Jo 5.7).[4] O número quatro aponta para a totalidade (Ez 7.2), o número seis fala sobre o homem (Ap 13.18), o número sete é o número da perfeição divina (Ap 1.20), [5]o número oito é o número do recomeço[6], o número dez aponta para a totalidade(Mt 25.1); e número doze, que aponta para o ministério[7], o número setenta fala de missões (Lc 10.17), [8]e assim por diante. Neste caso, em específico, tanto Ibar, Elisua, Nefegue e Jafia, possuem juntos e nesta ordem um significado profundo para a vida daqueles que são alvos do trabalhar de Deus.

Mas, antes, contudo, é necessário que você entenda que todos os nomes na Bíblia possuem um significado. E muitas vezes, o significado desses nomes próprios falam sobre traços de caráter, personalidade, ou acontecimentos na vida da pessoa que o possui, ou na dos seus pais que colocaram. Basta lembrar de Abraão, “Pai de multidões”, e se tornou o pai das três maiores religiões do planeta. Jacó, “Suplantador”,  que desde cedo suplantar seu irmão mais velho. Davi, “amado”, foi o rei mais amado de Deus e do povo de Israel. Daniel, “Deus é meu Juiz”, por vezes vítima de injustiças, mas Deus julgou sua causa e lhe defendeu. Os nomes Ibar, Elisua, Nefegue e Jafia falam de quatro fases do trabalhar de Deus na vida do fiel, como veremos a seguir.

Certa vez, Deus desejava entregar uma palavra profética a Jeremias. “A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:” Jeremias 18:1. O profeta ouve a voz de Deus, uma experiência mítica de uma revelação especial direcionada diretamente a ele. O mundo não acredita, mas Deus ainda fala com o homem. A voz de Deus ecoa quando menos esperamos, das mais variadas formas. Infelizmente, com este avanço tecnológico no âmbito da comunicação, as pessoas estão cada vez mais conectadas e se falando o tempo todo. Não dá tempo para ouvir Deus no meio de tantas vozes ao mesmo tempo. Mas, ainda assim Ele deseja falar. Sua voz ecoa para aqueles que se deleitam ao menor sussurro da voz divina: “Fala, porque o teu servo ouve.” 1 Samuel 3:10 b.

E a Palavra que veio ao profeta era pra descer à casa do oleiro (Jr 18.2), pois lá Ele lhe entregaria uma mensagem para Israel, seu povo. Em meio à tantos lugares para Deus falar com o profeta, Deus o envia à casa de um humilde oleiro. Vejo homens, pregadores, líderes e cantores, correndo de todos os lados em busca de subir na fama, no sucesso, nas mídias sociais. Mas, Deus hoje ordena á todos que “desçam”. Não adianta subir como Zaqueu se Jesus vai mandar você descer de todo jeito. Como dizia Frida Vingren:  “Às alturas santas ninguém voa, Sem as asas da humilhação;” [9] O segredo é descer, se humilhar para ouvir Deus falar! Deus poderia falar no Templo, mas ele estava contaminado, poderia falar nos montes, mas não era adequado ao momento. Deus decidiu falar num local de trabalho de uma humilde profissão.

Chegando na casa do oleiro, Jeremias passa a observá-lo trabalhar. Se eu estivesse no lugar do profeta pensaria que chegando lá o oleiro iria lhe contar um sonho, uma visão, algo do tipo. Mas, não foi isso que aconteceu. Imagino o profeta pegando um pequeno banco e se pondo a olhar o trabalho interessante daquele homem. Deus fala através das coisas mais inusitadas.

Primeiro, o oleiro pega aquele barro retirado bruto da natureza, cheio de sujeiras, folhas, pedras. Alguém foi lá no meio da natureza, olhou para o barro, que aparentemente não tem valor algum e o “escolhe”. Eis aí a primeira fase do trabalhar de Deus na vida do ser humano.

IBAR, DEUS ESCOLHE!

O rei Davi colocou o nome na sua filha de Ibar, que significa “Deus escolheu”. Ele mais do que ninguém sabia como Deus escolhe. Davi era o menor na casa de seu pai. Pelo costume da época, não teria a maior parte da herança, estava sentenciado pelas tradições a ser o mais desprezado de todos os filhos de Jessé. Mas, enquanto Jessé via Davi como menino para entregar lanches, e seus irmãos o viam apenas como o menino que cuidava das ovelhas de pouco valor, o Deus de Israel encontrou no meio do pasto aquele pedaço de barro desprezado e o escolheu para ser o maior guerreiro e o maior Rei de Israel! Deus não escolhe como homem, que olha para a aparência, Ele atenta para o interior, a essência, o íntimo, o conteúdo vale mais do que o envelope!

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 1 Samuel 16:7

A escolha de Deus não é de acordo com os paradigmas do ser humano, nem tampouco pela fama, nome ou títulos humanos. [10]Saul era o mais belo de Israel[11], o mais alto, um guerreiro conceituado por todos. Mas, Deus o havia rejeitado. De que adianta ser forte, musculoso, usar cabelo na moda, roupa de grife, sapato importado se Deus te rejeitar. Davi poderia ser rejeitado pelos homens, mas Deus o escolheu! Deus não precisa da opinião alheia para escolher alguém. Não precisa perguntar a quem não vai com a tua cara pra poder te escolher, Ele te escolheu não porque és o mais bonito, o mais inteligente, ou o mais desenrolado. Não há nada em nós que nos atraia mais do que aos outros. O motivo da escolha de Deus não está em nós, mas está em Cristo!

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” João 15:16

O que me chama a atenção neste momento é o material usado para se confeccionar o vaso que Jeremias observava: Barro! Por que não um vaso de ferro? Porque ferro é símbolo de guerra, Deus não quer vaso iracundo. Porque não de prata? Porque a prata é símbolo da traição, Deus não usa traidores. Porque não de ouro? Porque o ouro é material nobre, e Deus não quer ninguém achando que é mais importante do que os outros! Mas, porque de barro? Porque o homem foi feito do barro (Gn 2.7) e o barro fala de humildade e fragilidade (Tg 4.6). “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”. (II Co 4:7). Lembre-se de que você é barro! E o poder de Deus se aperfeiçoa na tua fraqueza (II Co 2.9).

Ibar, Deus escolheu! E quando Ele escolhe independente de nossas qualidades ou defeitos ele inicia o segundo processo:

ELISUA, DEUS SALVA

Quando o barro é escolhido do meio da natureza ele é retirado e levado à casa do oleiro. Assim Deus faz na vida das pessoas que Ele escolheu, Ele escolhe no meio de um mundo de trevas, no meio dos drogados, dos viciados, daqueles que vivem na prostituição e retira de lá, Ele salva. Não há nenhum pecador tão distante de Deus que Ele não possa salvar, nenhum homem tão perdido que Ele não possa encontrar, nenhuma pessoa tão inútil que Ele não possa se utilizar. O homem precisa de salvação mais do que qualquer outra coisa. As pessoas buscam Deus por que precisam de uma benção, um livramento, um milagre ou uma cura, mas a maior necessidade do ser humano é a salvação (Lc 19.10).

A palavra salvação implica em libertação. Deus deseja te tirar do mundo. Eu sei que estás cheio de sujeira, imundícias, pedras, coisas tão graves que não tens vergonha de contar para alguém, mas Deus deseja te tirar de tudo isso. Deus deseja te tirar do mundo e levar para a casa do oleiro. Pois, Ele sabe que na casa do oleiro você estará nas mãos de Deus.

E nas mãos de Deus você passará pela peneira do oleiro, sim, você será peneirado. Na peneira do oleiro será retirado tudo o que não agrada a Deus. Toda sujeira, tudo o que você trouxe do mundo será separado de você. Pois, para Deus não adianta sair do Egito, no processo nas mãos de Jeová, Ele vai tirar o Egito de dentro de você! Todos os vícios, todos os maus costumes, todas as coisas negativas que trouxestes do mundo ficará na peneira do oleiro. Só serve pra ser trabalhado o que presta. Existe uma grande verdade na vida de quem passa pelo “Elisua” de Deus, você vem de todo jeito do mundo, mas na casa do Oleiro você não fica de jeito!

Depois da peneira, o barro seco é molhado. Deus não trabalha com barro seco, tem que ser molhado pelas águas da sua Palavra. A palavra de Deus vai amolecendo o coração, tornando o ser humano mais maleável. Pra estar nas mãos do oleiro tem que ser molhado! É aí que o oleiro começa a amassar o barro para criar liga no barro. Este processo é doloroso. Muitas vezes somos esbofeteados por todos os lados. Algum “Saul” se levanta contra nosso ministério, com ciúmes e inveja, e nos persegue sem causa, mas é Deus amassando o barro. O que importa é que você continua nas mãos de Deus!

É aí que o oleiro pega o barro ainda informe e coloca na sua roda. E à medida que a roda vai girando, o oleiro com suas mãos molhadas vai transformando em realidade o vaso que ele projetou na sua imaginação. Aleluia! Você é um projeto de Deus! Você não é fruto do acaso, o resultado da equação do tempo mais o espaço e a matéria, você é o sonho e a imaginação de Deus se tornando realidade na terra! “O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.” Isaías 14:24. E se tem uma coisa que eu aprendi é que os pensamentos e os projetos de Deus jamais serão frustrados (Jó 42.2). Ninguém vai impedir as mãos do oleiro de trabalhar na tua vida! Você está nas mãos de Deus!

“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” Isaías 43:13

O mundo e o pecado querem te arrancar das mãos de Deus, mas das mãos d’Ele ninguém te tira! O diabo se desespera pra te tirar das mãos de Deus, porquê? Porque ele sabe que nas mãos de Deus ninguém te toca, ninguém te fere, ninguém meche se Ele não permitir! A tua vida está nas mãos de Deus!

Algo digno de nota no trabalhar do oleiro é a forma como ele faz o vaso, de acordo com a sua vontade. Não é a vontade do barro, “Porventura dirá o barro ao que o formou; que fazes?” (Is 45:9). Deixe de reclamar e permita Deus fazer de você o vaso que Ele desejar. Ele é soberano!

O oleiro remove os excessos de barro, porque ele não quer nada além do que precisa. E começa a criar a forma usando as mãos, com uma mão ele molda por dentro e com a outra ele molda por fora. Assim é o trabalhar de Deus na vida do fiel! Ele molda por dentro do homem o caráter, a personalidade, o interior, os pensamentos, as emoções. Deus precisa trabalhar dentro do vaso. Oh!Como precisamos sentir a mão desse oleiro mudando toda a nossa vida interior! “Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti”. (Is 64.8). Quando o oleiro trabalha dentro de nós Ele transforma Jacó em Israel!

Jeremias está sentado observando o vaso criar forma nas mãos do oleiro, mas algo inesperado acontece, o vaso que parecia estar pronto, se quebra nas mãos do oleiro: “Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. “ (Jr 18:4). Jeremias não tinha a experiência do oleiro, imagino que quando viu o vaso se quebrar pensou que não servia mais, que iria ser jogado fora, no refugo. Mas, o oleiro surpreende o profeta e daquele vaso quebrado, ele faz um vaso novo.

Quando pensamos ser o nosso fim, que não há mais expectativas para nosso futuro, quando pensamos que Deus não irá mais nos usar por que falhamos, cometemos deslizes, às vezes desanimados, é nesse momento que ele nos surpreende com “Nefegue”.

NEFEGUE, DEUS RENOVA

Não importa se você caiu, ou parou, ou simplesmente já perdeu as esperanças. Não há mais nenhuma expectativa de que algo melhor venha a acontecer, é nessas horas que Deus surpreende o vaso quebrado refazendo-o num vaso novo. A vitória do crente é porque nas mãos de Deus há renovo. O diabo investe, mas Deus reveste. Ao cheiro das águas Deus renova a sua vida (Jó 14.9).

Eu vejo pelos olhos da fé as mãos de Jeová te segurando firme e te refazendo. A tristeza quer te parar, as decepções te impulsionam a voltar, as frustrações te empurram para sair da roda do oleiro, mas Deus está falando agora, a roda vai girar na tua vida, há renovo para você hoje! Você vai voltar a cantar, a pregar, a profetizar. Elias estava depressivo, desejando a morte, se escondeu na caverna e pensou em abandonar o ministério, mas Deus lhe surpreendeu, lhe arrancou de lá. Elias não sabia, mas ainda tinha azeite na sua botija (I Rs 19), ainda tinha uma grande missão para sua vida, seu ministério não estava no fim, e nem tampouco ele iria morrer! Aleluia! Deus surpreende você hoje e te levanta! Jezabel ainda vai ouvir falar de Elias. Seu ministério ainda vai dar frutos, Deus vai ser glorificado!

O oleiro após fazer o vaso, o coloca no fogo numa temperatura certa. Nem muito frio para ele não ficar cru, e nem muito quente para ele não queimar. A fornalha representa a fornalha da aflição, a última prova de resistência do vaso: “Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição.” (Is 48:10). Suporta mais um pouco, Deus está provando, mas você será aprovado! Quando o vaso sai, recebe a última fase do trabalhar do oleiro, o que Davi colocou como nome para sua filha: “Jafia”.

JAFIA, “BRILHANDO”

O vaso pronto e cozinhado recebe o verniz para fechar os poros e também para brilhar. Sim, o vaso recebe o brilho. O brilho representa o Espírito Santo, que reproduz em nós o mesmo efeito que a presença de Deus causou na face de Moisés (Ex 34.20). [12] A diferença é que o brilho na face de Moisés foi coberto por um véu, pois ele era transitório[13]. Mas, nós somos diferentes, pois acerca dessa glória disse o apóstolo Paulo: Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (2 Co 3.18). O mundo precisa ver no rosto do jovem o brilho do Espírito Santo. O mundo precisa ver no rosto do crente fiel a glória de Cristo. Nós somos a luz do mundo, disse Jesus (Mt 5.14). Se o mundo não pode ver em nós o brilho refletido do Sol da Justiça, onde poderá ver então?

O vaso de honra da casa de Deus brilha com a presença de Deus. A pergunta que lhe faço agora é esta: Você é vaso de honra ou vaso de desonra?[14] Não se engrandeça, o vaso é de barro. Mas, se coloque nas mãos de Deus para ser usado por Ele, para brilhar onde você chegar! Muitos dirão: “Que vaso bonito e usado!” Mas, não sabem o processo que você passou para chegar onde vai chegar. Você é vaso de Deus?

Pr. Flávio Alves








[1] Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
[2] Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4
[3] Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Eclesiastes 4:9
[4] Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 1 João 5:7
[5] O Apocalipse é o livro da perfeição divina, pois repetidamente mostra o número sete: Sete estrelas, sete castiçais, sete igrejas, sete selos, sete trombetas, sete cálices. E se deve ao fato de Deus mostrar sua soberania apesar de todos os acontecimentos terríveis que “haverão de vir”.
[6] Gn 8. 18. Oito pessoas saíram da Arca de Noé para recomeçar o povoamento da terra após o dilúvio.
[7] O número 12 fala tanto do ministério apostólico, como da geração eleita de Deus, pois são doze tribos que compõem o povo eleito de Deus.
[8] Tanto o ministério apostólico quanto o ministério de missões podem ser encontrados simbolizados no deserto do Sinai, em Elim, onde o texto sagrado nos diz: Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas. Êxodo 15:27. Se Israel é a Igreja no AT, o deserto simboliza o mundo, então as doze fontes de águas simbolizam o ministério apostólico e as setenta palmeiras a obra de missões, pois juntos fornecem repouso e descanso na jornada até a Nova Canaã. Quão maravilhoso é para o cristão poder saber que na caminhada dura até a terra prometida encontrará um oásis neste deserto, onde terá água (Palavra) e sombra (descanso) no ministério terreno dos santos homens de Deus!
[9] Harpa Cristã, hino 126, as Bem-aventuranças.
[10] Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1 Coríntios 1:27
[11] Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo. 1 Samuel 9:2
[12] Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. Êxodo 34:30
[13] E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. 2 Coríntios 3:13
[14] Rm 9.21.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida