Angelologia e Pandemonologia: Estudos acerca dos "Anjos e demônios" Parte VI

As Classificações dos anjos maus:


a) Os anjos que são mantidos aprisionados


Eles são mencionados especificamente em II Pe 2.4; Jd 6. Ele pecaram, por terem abandonado seu próprio domicílio ou principado, Deus então os precipitou no Tártato, entregando-os a abismos de trevas e reservando-os para o juízo. O Tártaro segundo a concepção grega é um lugar sombrio que fica abaixo do Hades, a morada dos mortos. Lá eles estão com algemas eternas, isto é, que não se desgastam até o dia do juízo divino.


b) Os anjos que estão em liberdade


DEMÔNIOS. O termo “demônio” aparece somente três vezes no AT ( Dt 32.17; Sl 106.37; Lv 17.7). No NT o termo daimon aparece em Mt 8.31, como substantivo aparece 63 vezes, e como verbo 13 vezes. O que eles são é tema de teorias variadas:


1) São almas de homens maus que já morreram e vagueiam sobre a terra. É assim que acredita o espiritismo, e até Filo e Flávio Josefo. Entretanto, as Escrituras nunca afirmaram que os mortos não salvos vagassem pela Terra, e sim aparecem no Sheol ou Hades (Sl 9.17; Ez 32.17-24; Lc 16.23; Ap 20.13). Além disso, se o nosso Senhor Jesus Cristo possui as chaves do Hades por que ele permitiria que esses espíritos de homens maus vagassem sobre a terra? (Ap 1.18).


2) São espíritos sem corpos de uma raça que viveu antes de Adão. Alguns acreditam que sejam espíritos de seres que viveram antes de Adão e que caíram juntos com Satanás, tornando-se espíritos sem corpos, por isso a vontade de possuírem corpos humanos. A Bíblia nunca citou uma raça que viveu antes de Adão. Creio que os que defendem esta teoria querem no fundo conciliar o evolucionismo com o criacionismo, e deixar a idéia que são espíritos dos Australophitcus ou homens macacos. É totalmente ridícula esta idéia.


3) Os demônios são seres gerados da relação de anjos com mulheres antes do dilúvio. É lastimável que alguns estudiosos tentem adaptar a Palavra de Deus com suas teorias, e não adaptar suas teorias na Palavra de Deus. Esquecem das palavras do próprio Jesus Cristo que anjos nem casam nem se dão em casamento (Mt 22.30).


Estudaremos mais detalhadamente a ação desses demônios em posts posteriores.


SATANÁS. Satanás ou Satã (do hebraico שָטָן, adversário/acusador, no koiné Σατανάς Satanás). Iremos dedicar um capítulo inteiro desta apostila* ao estudo deste ser que se destaca por ser o arqui-inimigo de Jeová e dos seus eleitos.




*ALVES, Flávio L. De Souza. Angelologia, Anjos e demônios, Apostila. 2011. FATEADEF, Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida