Angelologia e Pandemonologia: Estudos acerca dos "Anjos e demônios" Parte III

FOCALIZANDO AS PATENTES ANGELICAIS


As patentes angelicais
Existem duas grandes classes de anjos: Os anjos bons e os anjos maus. Dentro dessas classes existem hierarquias e tipos de anjo, mas que não se preocuparemos em apresentar com precisão a ordem dessas hierarquias, por falta de embasamento bíblico das mesmas até hoje. Apenas sabemos que existem. São elas:




Dos anjos bons:


1. Os Anjos. São mensageiros ou guerreiros, que estão sempre à serviço dos servos de Deus. São descritos como varões, pois se parecem com os homens (Gn 18.1-10), ou seres alados (Dn 9.21; Ap 14.6), e sempre para nos favorecer, e como diz Calvino: “Não é sem razão, para nos certificar que, quando a ocasião o exigir, eles se apressarão em nosso auxílio com rapidez incrível, voando até nós com a velocidade de um relâmpago”.


2. Os querubins. Em hebraico “queruvi” ou “queruvim”. O significado do nome ainda é obscuro, mas parece que significa “guardar, cobrir”. Existem uma grande semelhança entre os querubins e os “kerub” da Babilônia e Assíria. Os povos da Mesopotâmia tinham o nome “karabu” e suas variantes para denominar seres fantásticos com forma de touro alado de face humana, e a palavra significa em algumas daquelas línguas "poderoso", noutras "abençoado". No Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após o pecado original. É interessante informar que tais seres alados eram sempre encontrados nas entradas dos templos e palácios reais da Antiguidade Mesopotâmica.


O profeta Ezequiel os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces: leão, (O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face pode simbolizar então sua liderança). Touro, (o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono). Águia, (como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável) e homem, esta face fala da mente, razão, afeições, e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua vigilância. 


Entretanto, estes quatro animais também simbolizam os quatro evangelhos, onde em Mateus Jesus Cristo é apresentado como leão, o Rei dos Judeus. Em Marcos apresentado como touro, ou bezerro, que um animal servil e sofredor, apresentado Jesus como aquele que veio para servir e não para ser servido. O Homem representa o evangelho de Lucas, onde Cristo é apresentado como o filho do homem. E por último, a águia, representa o evangelho de João, onde Cristo é representado pela águia, animal do céu, Jesus Cristo é o Filho de Deus que desceu do céu.


Mas, as imagens querubins que Moisés colocou sobre a Arca da Aliança tinham forma humana, embora com asas de anjo e rosto de criança. São os querubins que sustentam o trono de Deus (Sl 18.9,10; 80.1; 99.1), e são os mesmos seres viventes que cercam o trono de Deus (Ap 4.6).Os Querubins, para alguns teólogos, ocupam o topo da hierarquia. Satanás é descrito como o querubim ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer (Ez 28.14-16).


3. Os Serafins. O nome serafim vem do hebraico “seraph” que significa “abrasar, queimar, consumir”. Significa literalmente “serpentes de fogo ardentes”. Aparecem somente em Isaías 6, eles possuem seis asas. Eles possuem rosto, pés e mãos. As asas que cobrem os rostos simbolizam reverência, as que voam simbolizam a prontidão e rapidez para atender às ordens de Deus, e as que cobrem os pés simbolizam santidade. Estão ligados à adoração à Trindade, pois adoram clamando três vezes santo. E podem voar e purificar os servos de Deus para serem profetas na terra. Destes seres magníficos pouco sabemos, assim como muita coisa do mundo espiritual. Mas, sabemos que eles são servos de Deus que estão sempre dispostos a serem usados para benefício dos servos de Deus através do fogo do Trono de Deus.


4. Os Arcanjos. Esta palavra, “archangellos”, só ocorre duas vezes nas Escrituras: I Ts 4.16; Jd 9; Mas, há outras referências a Miguel. Ele é o único que é chamado de arcanjo. O texto bíblico nunca falou acerca de arcanjos, e sim no singular: “arcanjo”. Reconhecido como um dos primeiros príncipes dos céus (Dn 10.13). Miguel, (Hebraico: Miklael) significa: “Quem é semelhante do Altíssimo”, ele é uma espécie de administrador de Deus no juízo de Deus. Podemos perceber que se trato do ser mais poderoso criado por Deus para seus propósitos. “É maior máquina mortífera de guerra do exército de Jeová”, pois Miguel no Apocalipse derrota Satanás e seus anjos na tentativa de assassinar o Filho Varão e a mulher (Ap 12.7-12). Ao passo que Gabriel é o que traz mensagens para os servos de Deus, Miguel é tido como o grande guerreiro defensor das causas celestiais, como em Ap 12:7 quando luta contra Satanás e seus anjos seguidores; já em Jd v.9 o arcanjo, segundo a tradição judaica, é tido como que lutando contra Satanás para que o mesmo não levasse o corpo de Moisés.


Seu nome ocorre quatro vezes na narrativa bíblica, onde em Dn 10.13 ele é o príncipe protetor da nação de Israel, e em I Ts 4.16, parece que o Arcanjo Miguel terá papel decisivo na ressurreição dos mortos e transformação dos vivos que juntos serão arrebatados por Cristo.


No livro apócrifo de Enoque, cap. 20.1-7, e Tobias 12.15, enumera-se sete “anjos de poder”, a saber: Uriel, Rafael, Raguel, Miguel, Zariel, Gabriel e Remiel. Estes livros apenas nos apresentam a crença dos antigos a esse respeito. E não podemos tomá-lo como verdade, visto que estão em livros não-canônicos. Embora saibamos que pouco conhecemos acerca das miríades de anjos criados por Deus.


Segundo a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o arcanjo Miguel é Jesus Cristo. A Bíblia jamais deixou margem para esta interpretação.


5. Gabriel, O que assiste diante de Deus. O anjo Gabriel cujo nome em hebraico é “גַּבְרִיאֵל” tem o significado de seu nome incerto, pois as traduções são variadas como segue: “o poderoso”, “varão de Deus”, “herói de Deus”, “homem de Deus”. Trata-se de um anjo especial, pois sempre se apresentou em momentos especiais trazendo boas-novas. Ele aparece quatro vezes na Bíblia, trazendo a resposta da oração de Daniel (Dn 8.15,16;9,21,22), e coube-lhe o privilégio de anunciar os nascimentos de João Batista e Jesus (Lc 1.9-38). No livro de Tobias ( apócrifo ), Gabriel é colocado ao lado de outros seis anjos e tem o título de arcanjo, tendo estes seus postos ao redor do trono de Deus (Tob 12:15), não tomemos isto por verdade, pois se trata de um escrito apócrifo, ou seja, não faz parte do cânon judaico ou mesmo do cânon da igreja primitiva.


6. As classificações das patentes angelicais.


Não podemos desenvolver um dogma sobre as patentes angelicais, visto que essa não foi a intenção do apóstolo Paulo em Romanos 8.38 e Colossenses 1.16. Mas, ele deixou claro que existe uma organização angélica e patentes hierárquicas que estão muito além da nossa mera especulação. Os antigos teólogos tentaram organizar uma ordem para as mesmas, mas isso sem nenhum respaldo bíblico apropriado. Vamos apenas citar quais são sem a pretensão de organizar tal ordem:


6.1 Tronos. (Col 1.16). Do grego “Thronoi”, tronos são uma classe de anjos que está ligada diretamente à majestade e soberania de Deus. É possível que os querubins estejam incluídos nessa patente, uma vez que sempre se apresentaram ligados ao trono de Deus (I Sm 4.4; II Rs 19.14; Sl 80.1; 99.1). É interessante ressaltar que existe uma ligação tipológica dos anjos-tronos com os carros nos quais Deus anda e ostenta sua glória no universo (Sl 68.17). Também encontramos nesta mesma linguagem figurada acerca dos “carros de salvação” e ainda destaca o Senhor montado em “cavalos” (Hc 3.8). A grande verdade é que esses anjos estão na presença imediata do Trono de Deus! Dessa forma quão glorioso deve ser para um anjo ser “os cavalos de salvação” de Jeová!


6.2 Domínios. (Cl 1.16). Em grego “kuriotetes” ou “kuriothes”, são seres angélicos que paracem estar próximos dos thronoi em dignidade. Tem o sentido de domínios e soberanias, e até mesmo senhores, visto o parentesco da palavra “kurios”, que significa “senhor” em grego. Tudo leva-nos a crer que eles agem de forma executiva e de comandos nas esferas espirituais no universo.


6.3 Postestades. (Cl 1.16). Em grego “exousiai” são possivelmente autoridades subordinadas, servindo sob uma das outras ordens. Não podemos dogmatizar estes termos. São seres investidos de uma autoridade especial. Alguns especulam que foi uma potestade que foi enviado sobre Jerusalém matando mais de 70.000 e só parou quando Deus mandou guardar a espada ( I Cr 21.15-27). Davi em Salmos 103.20, afirma que são magníficos em poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida