Vocação para o mal

VOCAÇÃO PARA O MAL

Fico com o coração apertado quando leio alguns jornais como a Folha de Pernambuco. Me surpreendo quando assisto certos telejornais. São tantas notícias de assassinatos com requintes de crueldade que fico cada vez mais com medo do meu próprio país. Quando olho para a História, vejo o tamanho da crueldade humana e o prazer que alguns tiveram em praticar o mal. Percebo que muitos benefícios que temos hoje em dia adveio da tecnologia adquirida nas guerras mundiais. Porquê? Porque será que os governos gastam até trilhões de dólares para construir armas cada vez mais destrutivas, e não investe nem a metade para salvar vidas? Constatei a triste verdade, os seres humanos tem vocação para o mal.

Digo vocação para tudo que é mal, cruel, destrutivo, avassalador. Estivemos na Crise dos Mísseis de Cuba à beira de uma guerra nuclear. Por pouco eu não estaria escrevendo este blog agora. O mundo seria reduzido à escombros. Todos iriam sofrer. As consequências são inimagináveis. A quantidade de mortos incalculável. Porquê? Porque os seres humanos possuem vocação para o mal.

O ser humano mais pacífico, mais cativante e bondoso que já pisou neste mundo só falava de amor. Ele era a mais perfeita expressão do amor de Deus na terra. Restituía a esperança de quem já não a tinha mais. Restaurava a visão dos cegos. Levantava os paralíticos e ressuscitava até os mortos. Palavras assim você já deve ter ouvido falar. Mas, não faz ideia do que é ser cego e poder enxergar pela primeira vez.

Jesus de Nazaré era seu nome. Pregava e vivia o amor, era dócil como uma ovelha. Mas, o que nós fizemos com o presente que Deus nos deu? Nós o prendemos como um criminoso. O submetemos a um falso julgamento, com testemunhas mentirosas. Fizemos um dos melhores amigos o trair, e outro o negar. O espancamos covardemente. Entregamos ele aos mais impiedosos e cruéis soldados para chicotear suas costas até perfurar os rins e os pulmões enquanto debochavam. Preferimos escolher soltar o bandido Barrabás no seu lugar. Ele nos deu pão, nós lhe demos a cruz.

Depois o fizemos carregar o madeiro para fora da cidade e perfurando seus pés e mãos com enormes cravos, o penduramos numa cruz como o pior dos animais e bandidos até morrer. O mais terrível meio de mortificação e castigo, nós, seres humanos colocamos sobre o homem mais maravilhoso que pisou sobre esta terra seca e árida de amor e compaixão. Nós matamos o Filho de Deus.

O que me conforta é perceber que o Nazareno estava ali motivado pelo amor. Pelo amor que tinha aos seres humanos ele sofreu tudo aquilo e não desistiu até o último momento. Porque alguém tão bom morreria por pessoas tão más? Creio que a maior pregação deste homem foi sem palavras. As suas atitudes no momento da crucificação bradava forte e penetrante no coração da humanidade, constrangendo a cada um de nós a cairmos postados aos pés da sua cruz. 

Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação...Hebreus 2:3

Ele acreditou que homem poderia ser transformado. Ele acreditou que poderíamos ser melhores. Acreditou que poderíamos alcançar os céus. Que seu exemplo nos tocaria mais fundo do que qualquer palavra. E Ele tinha razão. O ladrão que estava ao seu lado, foi o primeiro a reconhecer seu senhorio e o seu sacrifício: "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Lucas 23:42"

Ele estava certo! Jesus de Nazaré estava certo! Os homens possuem vocação para o mal. Mas, com o sacrifício de Jesus, possuímos agora uma atração irresistível a se rendermos ao seu amor.

Em Cristo, sempre,

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida