O Sumo Satisfatório Sacrifício de Jesus

O Sumo Satisfatório Sacrifício de Jesus

A humanidade estava sentenciada à separação eterna de Deus (Rm 3.23). Todas as alianças de Deus com os homens falhavam, não porque Deus errava, pois Ele é infalível (Ml 3.6). Mas, porque os homens nunca conseguiam cumprir sua parte do acordo. Desde Adão, passando por Noé e Abraão, a natureza falha e pecaminosa do homem sempre falava mais alto do que as promessas de Deus. O homem preferia ouvir a voz da carnalidade do que do Espírito em suas próprias consciências (Gn 6.3).

A morte na Lei

No Sinai, Deus registra em pedras a sua Lei (Ex 24.12), mas nem assim o homem conseguia salvar-se. A Lei só servia mesmo para mostrar o homem o quão pecador ele era diante de Deus "Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." Romanos 3:20 (Rm 5.13;8.2). Ninguém jamais conseguiu cumprir na íntegra a Lei de Deus (Rm 3.10). A morte reinaria sobre a humanidade por toda a eternidade. 

Os sacrifícios oferecidos no Templo eram um paliativo para a ira de Deus sobre todo o pecador. Deus já estava farto de sacrifícios sem obediência (I Sm 15.22) Pela boca de Isaías Yahweh bradou sua insatisfação: "De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Isaías 1:11 ". Aquela religião praticada pelos judeus não passava de rituais sem vida e propósito. Era necessário cessar com o derramamento de sangue animal inútil por um único sacrifício que satisfizesse a justiça de Yahweh.

O valor do Sacrifício

O Senhor desejava mostrar não apenas o verdadeiro sacrifício, mas também o maior exemplo de obediência. Da mesma forma que Yahweh Yreh (Jeová Jireh) providenciara um cordeiro para morrer no lugar de Isaque (Gn 22.13), alguém deveria morrer no lugar do homem pecador. O sacrifício perfeito deveria ser vicário. isto significa dizer que a vítima do sacrifício deveria morrer no lugar de, ou em benefício de... Louvado seja o Senhor por que um dia : "... João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29" Na verdade, Deus para Si mesmo providenciou o cordeiro mais uma vez, e de uma vez por todas!

Fico maravilhado com o meu Deus e Senhor. Porque se dependesse do homem, nunca seríamos salvos. O homem por si mesmo jamais se salvaria. Foi necessário alguém tão grande se fazer pequeno, para morrer pelos pequenos a fim de elevá-los até os braços do Grande! Não foi à toa que o véu do Templo rasgou-se de alto abaixo (Mt 27.51), é porque a Salvação vem de cima para baixo, é de Deus para os homens. Estávamos postados na lama da imundície dos nossos próprios pecados. Mas O Santo se fez pecador, o Sumo-Sacerdote se fez sacrifício. Deus se fez homem (Jo 1.1,14). O Grande se fez pequeno para que pudéssemos dizer: "Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; Salmos 40:2,3 a " . Como explicar isso senão pela graça! Como explicar o motivo desse sacrifício senão pelo amor (Ef 5.25). 

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." João 15:13

Faço minhas as palavras deste compositor: 


Desejo a meu Jesus louvar,
Em doce harmonia;
Em Crista, tudo fui achar,
Pois tudo carecia;
E sem cessar, o Salvador,
Me ama ternamente;
O que direi a tal amor?
“Te amo eternamente!

(Hino 62- Harpa Cristã)

Eu me sinto atraído por este amor. Meu coração se derrete com meu desejo de gratidão. Aos pés de Cristo quero sempre estar, para seu amor poder contemplar. O Cordeiro mudo que por mim morreu, em obediência seu sacrifício para Deus. Te amo meu Senhor, te amo meu Jesus.

Pastor Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida