Solidão companheira

SOLIDÃO COMPANHEIRA

Irmão me fiz dos chacais, e companheiro dos avestruzes. Jó 30:29


A solidão é a companheira dos aflitos e angustiados. Daqueles que atravessam noites buscando o sono que para longe fugiu. É a melhor amiga dos esquecidos e desamparados, e que traz consigo outras amigas chamada tristeza e depressão. Não são poucos os que gritam por socorro quando se afogam nela. Contudo, ela é a terra fértil mais fértil para se aprender as mais importantes lições que a vida pode ensinar.

Na solidão percebemos quem, de fato, são as pessoas. O diabo roubou os bens, família, dinheiro e saúde de Jó, mas não roubou os amigos. Eles por si mesmos se afastaram na hora que Jó mais necessitava. A solidão daqueles que enfrentam provações mostra a eles, quem são os verdadeiros amigos. Os únicos amigos de Jó que sobraram só fizeram julgá-lo injustamente, e piorar sua situação. Neste momento de adversidade, até sua própria esposa mostrou sua verdadeira face mandando Jó amaldiçoar a Deus (Jó 2.9).

A solidão causa desespero, mas abre-nos os olhos para o verdadeiro amigo: Jesus Cristo. A solidão revela-nos que Jesus Cristo não nos ama como os demais, cujo amor é interesseiro, falso, fingido, superficial. Não possuímos nada que Jesus necessite, mais ainda assim Ele demonstra seu amor. Parece uma contradição, mas, são nos momentos das mais terríveis solidões que descobrimos, após profundas meditações, o valor da nossa amizade com Deus.

Ouça bem: Quando o mundo perder sua cor, a vida perder seu encanto, na gélida noite escura, reflita. Reflexão profunda que dá asas ao espírito para mergulhar nas profundezas da alma humana. Ainda que o fantasma da morte queira surgir nesta viagem ao seu próprio interior, segure na mão do doce Espírito. Veja com clareza cristalina o propósito da tua existência. Pois, coisas assim não se descobre em meio às multidões eufóricas. Somente em momentos de solidão plena o homem consegue escutar a voz da própria alma.

Na solidão o homem pode redescobrir o significado da vida. O que realmente lhe importa. Como na angústia do homem de Nazaré quando orava no Getsêmane, ele se ergueu para encarar o próprio destina traçado na eternidade sem fim. Não recuou. Não desistiu. Foi em frente beber o cálice até o fim. Assim também reage os que passam pela angústia da solidão. Pois, são nos momentos de solidão que se tecem as mais profundas e sinceras orações.

A solidão é a melhor companheira para quem deseja estar mais perto de Deus. Em cima de um monte, dentro de uma caverna, no silêncio de um poço sem água. Não importa qual seja o lugar, contanto que se ouça a voz do Espírito e se mergulhe no oceano do seu próprio ser. Conhecer a si próprio é preciso. Conhecer mais da vontade d'Ele para nossa existência é mais do que necessário.

Em Cristo,

Pastor Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida