DEUS, fonte do bem.

Reflexões sobre Deus


O conceito dualista do universo, faz-nos pensar que o mal é tão eterno quanto o bem. Deus existe porque o diabo existe. E vice-versa. Mas, bem sabemos que o bem não existe porque o bem existe. A verdade é que Deus é anterior a tudo e a todos. O conceito da eternidade divina oriunda de um termo hebraico que denota aquilo que não tem começo. Nesse conceito estrito da palavra, só Deus é eterno. Só Ele não tem começo nem fim.Antes do primeiro dia, houve uma eternidade onde Ele criou o mundo espiritual. Antes da criação deste mundo espiritual houve uma eternidade em que Ele já existia. Uma eternidade onde só existia Deus. Chamo de a "solidão de Deus". Também existe uma eternidade à nossa frente, por isso podemos dizer que viveremos eternamente. Portanto, houve eternidades antes de nós, e haverá uma eternidade adiante de nós. Por isso, Moisés afirma nos Salmos 90.2:


Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. 
Salmos 90:2.



Afirmo, portanto que Deus é a causa de tudo. E, que o bem, não é eterno, porque Ele tem uma causa. E a causa d'Ele é Deus. Como já disseram: "Deus é a causa de tudo que não pode ser causado por nada". Ele é a origem do bem. 


‎"O bem não é eterno. Deus é eterno. Deus é a fonte do bem. O bem dele flui como a água de uma fonte. Contudo, a fonte pode existir sem a água, mas a água não pode existir sem a fonte." 


Flávio Alves

Comentários

Felipe disse…
O bem pode ser um conceito(tudo o que é perfeito e esta integralmente em equilíbrio), pode ser uma sensação(sentir-se bem), e pode ser também um ato(fazer o bem).Se alegarmos que em Deus não há sentimentos, então diremos que o bem é uma criação, mas, creio que em Deus ha sentimentos, e que sendo Deus eterno os sentimentos não são tão novos assim.Que sim o bem é uma criação, mas, os sentimentos do eterno não são criados, pois são intrísicos a ele, ou seja são partes inseparáveis dele, e o bem como uma sensação enquadrasse neles. Deus é uniciente, e preciente, seu conceito de bem sempre existiu em sua mente, desde que Ele sempre existiu, alegar o contrário é contradizer a sua uniciencia.
Concordo com o irmão, no tocante a afirmar, que o bem não é algo que possa existir sem Deus, como algo paralelo e igualmente eterno, como se fosse uma força cosmica dualistica eterna de bem e mal, Deus esta acima disto tudo, pois o próprio Deus criou aquilo, que chamou de bom(Genesis 1), e criou os seres que deram origem ao desequilíbrio de tudo o que é bom trazendo o pecado e promovendo o mal.
Deus continue abençoando o seu ministério.
Flávio Alves disse…
Caro Felipe,
Suas ponderações abrem-nos outros leques para considerarmos.
Em Deus surgiu a matriz de todos os bons sentimentos. Já, em Lúcifer surgiu o mal. Ninguém o tentou. Ele mesmo é o criador do mal. Ao passo que o nosso Deus, benevolente em sua essência criou e derrama em nós o seu amor, graça e bondade. Como Ele é lindo. E quão felizes são os que são seus filhos, pois os filhos se parecem com os pais.

Grato por sua colocação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida