AS PRIORIDADES NA VIDA DE UM OBREIRO III


1.       O RELACIONAMENTO DO OBREIRO CONSIGO MESMO

Princípio de liderança para cima n°1
                                 Lidere-se a si mesmo excepcionalmente bem (John Maxwell)

O sucesso ministerial não é um milagre, é uma conquista. Toda conquista requer esforço, tempo, paciência, sacrifícios! Claro, que existe a parte de Deus, mas ela se está em fazer o que o homem não pode fazer. Destaco aqui algumas leis baseadas no que o Dr. Mike Murdok retrata em seu livro 1001 Chaves de Sabedoria, e que eu considero altamente relevantes para todo servo de Deus:

1º A lei do foco.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa jaço, e è que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossiga parao alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses3.13,14).
E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus (Lucas 9.62).
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se ã destra do trono de Deus (Hebreus 12.2).

2.  A  lei  da adaptação
Então, enviou Faraó e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se, e mudou as suas vestes, e veio a Faraó (Gênesis 41.14).

3. A lei d o relacionamento.
2.       Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro (Provérbios 22.1).
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.  (1 Coríntios 15.33).
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante (Eclesiastes 4.9,10).

4.       A lei da honra.
i. HONRAR A DEUS: Honra ao SENHOR com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares (Provérbios 3.9,10).

ii. HONRAR A TODOS. Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.
(1 Pedro 2.17).

iii. Honrar os que estão próximos de nós.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra (Efésios 6.2,3).

5.       A lei da ordem.
Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (1 Coríntios 14.40).
Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei. (Tito 1.5).

6.       A  lei da graça de Deus.
O  que busca cedo o bem busca favor, mas ao que procura o mal, este lhe sobrevirá
(Provérbios 11.27).
O homem de bem alcançará o favor do SENHOR, mas ao homem de perversas imaginações ele condenará (Provérbios 12.2).
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. (Lucas 2.52).

7.       A lei da obediência .
Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá diante de ti e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos ferezeus, e aos cananeus, e aos heveus, e aos jebuseus; e eu os destruirei (Êxodo 23.22,23).
Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra (Isaías 1.19).
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus. (Deuteronomio 28.2).

a.       A importância de se estabelecer metas para a sua vida:

Deus é um Deus de propósito. Toda a história da humanidade foi projetada por Ele desde a eternidade. Isto é inerente aos atributos da sua divindade. Se Ele não soubesse a totalidade do passado, nem do presente e nem soubesse o futuro, Ele não seria onisciente, nem seria Deus. Portanto, tudo possui um propósito nos seus mínimos detalhes. E o crente tem várias metas gerais para sua vida, entretanto, é necessário defini-las.
1º Defina, escreva, e visualize as suas metas. (Hb 2.2,3; Lc 14.28).
2º Se Deus aprovar seus projetos Ele estará junto com você e garantirá seu sucesso mediante seu esforço. (Gn 39.3,21,23). Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Salmo 127.1). Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao
SENHOR e aparta-te do mal (Provérbios 3.6,7).
3º Estabeleça o tempo para alcançar suas metas. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo intento e para toda obra (Eclesiastes 3.1,17). Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo (Colossenses 4.5).
4º Seja “obcecado” pela visão e metas que Deus lhe deu: E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração (Jeremias 29.13). Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Mateus 7.7).
5º Só se junte às pessoas que acreditam nos seus sonhos. Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão (Provérbios 15.22). Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho (Eclesiastes 4.9). Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Amós 3.3). Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (João 15.13).
6º Esteja disposto a enfrentar a oposição. Oposição do inferno, e dos seus inimigos e daqueles que se fazem inimigos do povo de Deus (Ne 2.19;Ef 4.10-18).
7º Termine o que você começou. A lei da perseverança. Deus terminou com a obra da criação (Gn 2.1). Moisés e o povo terminaram o Tabernáculo (Ex 39.32ª; 40.33). Salomão terminou a construção do Templo (1 Reis 6.14; 2 Crônicas 7.11). Jesus terminou a sua missão salvífica concedida pelo Pai (Jo 17.4). Paulo cumpriu até o fim com a sua carreira (II Tm 4.7).

b.       A importância de ser decidido

1º Decida crer na infalibilidade da Palavra de Deus. É ela a fonte da nossa sabedoria e sucesso.
Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente (Deuteronômio 4.6). Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração (Salmos 119.111). A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre (Salmo 119.160). Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço (Salmo 119.165).

2º Decida ser um eterno aprendiz. O desejo de aprender determinará o quanto você crescerá. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2.15). Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade.Amém! (2 Pedro 3.18).

3º Decida ser submisso. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo (Efésios 6.1). Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior. Porque assim ê a vontade de Deus, que, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos (1 Pedro 2.13,15). Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (1 Pedro 5.5). Quem não está pronto para obedecer nunca estará pronto para ser obedecido.

4º Decida ter o Espírito Santo como seu melhor amigo. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas (Provérbios 3.6). E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda (Isaías 30.21). Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque nãojalará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir (João 16.13).

Decida ser um obreiro mais do que vitorioso!


Em Cristo,

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida