AS PRIORIDADES NA VIDA DE UM OBREIRO I


AS PRIORIDADES NA VIDA DE UM OBREIRO
Palestra dia 07/04/2012 – Pr. Flávio Alves


"E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo" (Êx 18.25).


A liderança é bíblica. No hebraico bíblico as palavras sinônimas de liderança eram: cabeça, príncipe, oficial, líder, comandante e capitães (Êx 18.25; 2 Sm 23.8; Jz 10.18). Em todas elas possuem um significado de que os tais exerciam autoridade/responsabilidade sobre os demais. Já no grego do Novo testamento Jesus Cristo é “o cabeça” da igreja (Ef 1.22; 4.15; 5.23; Cl .118; 2.19), isto é, o líder maior da igreja. Mas, também se usam expressões que denotam liderança, “como líder”, “guia do caminho”, “administradores” (At 1.16; Mt 15.14; 23.16,24; Rm 2.19). A igreja primitiva teve uma liderança eficaz, e esse foi um dos motivos que a fez a pequena plantinha do cristianismo se tornar na gigantesca árvore que é hoje. Jesus Cristo deixou treze líderes que espalharam sua Palavra até aos confins da Terra. 

Hoje, não pode ser diferente. Deus chama obreiros de todos os lugares e profissões para anunciarem sua palavra. Entretanto, um obreiro eficiente só poderá obter sucesso no seu ministério (do greg. diakonia,”serviço”) se priorizar algumas coisas na sua vida. E não permitir que nada o atrapalhe nesse dever.

As prioridades na vida de um obreiro devem estar nesta ordem:


1) Seu relacionamento com Deus.
2) Seu relacionamento com seu cônjuge e filhos.
3) Seu ministério e trabalho. 


Neste estudo, entretanto iremos abordar alguns dos mais relevantes tópicos.


1. O O RELACIONAMENTO DO OBREIRO COM O SENHOR


a. A importância da Oração na vida de um obreiro.


D.L. Moody disse: “Aqueles que deixaram a mais profunda marca nesta terra amaldiçoada pelo pecado foram homens e mulheres de oração.” Antes do obreiro ministrar aos outros sobre Deus, ele deve ser ministrado por Deus antes. O tempo gasto com Deus determinará a profundidade de suas raízes e a altura que ele pode alcançar. Que as multidões vejam em nossos rostos a glória de quem esteve com Jesus (At  4.13). A vida do obreiro deve ser marcada com devoção plena a Deus através da oração. Devoção significa atenção solene ao Ser Supremo em adoração; uma rendição da alma nos pés da cruz de Cristo.



  • O obreiro deve aprender a controlar seu horário e não deixar seu horário lhe controlar. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1 E o tempo mais importante na vida do obreiro é o momento que ele passa com Deus. Para cada uma hora que Jesus vivia publicamente, ele gastava três em oração. O melhor horário em minha opinião é de manhã, pois o que o homem pensa pela manhã, ás vezes determina como será o restante do dia: Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Salmos 5:3
  • Clame a Deus como um cervo brama por águas. Os salmos 42 mostra muito bem como o crente deve ansiar por estar na presença de Deus. Como um animal que clama por águas numa terra seca, assim nossa alma deve anelas pela presença do Deus vivo. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; Salmos 42:2. Na oração de Ana não houve palavras, “mas é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração”. 

Orar sem cessar. (I Ts 5.17) Um dos pilares que sustentavam a vida do profeta Daniel era a oração. Que possamos cultivar essa regularidade em orar! 

b. A importância do jejum na vida do obreiro


O jejum é uma das mais eficazes ferramentas espirituais quando relacionado com a oração. Que cada membro da Igreja seja eficiente nesta disciplina espiritual até vermos a glória do Senhor cobrindo nossa cidade "como as águas cobrem o mar". Isaias 58 :3-10. O jejum requer autodisciplina. E isso é muito importante para o obreiro. O verdadeiro crente deve saber controlar seus desejos, apetites e necessidades carnais para obter maior grau de espiritualidade.


1° Passo: Defina o seu Objetivo - Por que você está jejuando?


2° Passo: Faça o seu Compromisso - Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar.


3° Passo: Prepare-se Espiritualmente:


1. Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados.
2. Confesse cada pecado que o Espírito Santo trouxer a sua mente e aceite o perdão de Deus (I Jo 1.9).
3. Procure obter o perdão de todos os que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram (Mc 11.25; Lc 11.4; 17:3,4).


Advertência de Jesus acerca do jejum: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mt.6:16-18).


c. A importância da santificação na vida do obreiro


“Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.“
2 Timóteo 2:19,21


I. A Santidade é exigência para aqueles que se aproximam de Deus: Um Deus santo exige santidade do seu povo: “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.“ 1 Pedro 1:16 a Santificação e o fator intermitente, que tem que ir crescendo na vida do crente até que ele chegue a estatura de varão perfeito. A santificação é a obra continua de Deus na vida do crente, a qual tem por objetivo torna-lo Santo (Ef 4:12), fala sobre o aperfeiçoamento dos santos. É importante que cresçamos (Ef 4:15), o crente não pode ser raquítico, pequeno, doente, tem que crescer cada dia, até chegar ao topo, ou seja alcançar a santificação (Ef 4:24).


II. O mundo precisa ver em nós a santidade de Deus. Santificar quer dizer "Tornar-se sagrado" "Separar" "Consagrar" Se Deus é Santo Sl 71:22 sendo Deus Santo ele exige um homem Santo, Is 6:3, Sl 22:3 , Como poderia um Deus Santo ter um povo diferente a Ele. Por isso Ele disse Dt 14:2. Não pode Deus sendo Santo abitar no homem ímpio veja quando Deus apareceu a Moisés o monte tornou-se Santo pela presença de Deus .


Uma coisa tem que ser esclarecida; a santidade de Deus tem que refletir no seu filho, Quando Eliseu chegou a Suném a mulher o viu e disse: “És um Santo homem de Deus” (2 Rs 4:8). Eliseu era separado, consagrado, ao ponto de tornar-se sagrado. A santificação é o processo para chegarmos a este ponto.


Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 
(1 Tessalonicenses 4:7).
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 
(Hebreus 12:14)
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 
(1 Tessalonicenses 4:3).




Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida