Angelologia e Pandemonologia: Estudos acerca dos "Anjos e demônios" Parte IX

Pandemonologia


1. O que é pandemonologia?


Nome da assembleia dos demônios ou da confederação dos demônios trata-se da corte infernal cujo objetivo é provar desordem, confusão e destruição no mundo. A atuação dos demônios é ampla.


2. A natureza dos demônios
São espíritos imundos (Mc 9.25; Ef 6.12). Possuem intelecto, pois conhecem a Jesus e o seu destino final ( Mc 1.24; Mt 8.29). Conhecem o plano de salvação do homem dado por Cristo ( Tg 2.19-21). Tem seu próprio sistema doutrinário bem desenvolvido (I Tm 4.1). Possuem grande força ( Mc 5.2-4).


3. A atividade dos demônios


A lista que segue relatam alguns fatos bíblicos onde vemos ações demoníacas de vários tipos, mostrando suas artimanhas e propósitos:
 Tentam confundir a igreja de Jesus com falsas doutrinas ( ITm 4:1-3 ).
 Lutam para destruir os crentes em Jesus ( Ef 6:12 ).
 Opõem-se entre o céu e a terra para que as respostas de Deus não cheguem aos crentes (Dn 10.13).
 Podem ser usados por Deus para cumprimento do decreto divino (I Sm 16.14).
 Criam todo tipo de idolatria ( ICo 10:19-21 ).
 Trazem doenças para os possuídos (Mt 9:32-33).
 Apossam-se de pessoas e de suas faculdades mentais (Mc 9:22 ).
 Apossam-se de animais ( Mc 5:12 ).
 Causam doenças (Mt 9.33).


4. A organização do império das trevas.


1ª Patente: Satanás – Príncipe de todos os demônios do céu, da terra e do mar ( II Co 10.4).
2ª Patente: Principados e potestades- Administradores de regiões, Estados e cidades.
3ª Patente: Dominadores e espíritos da maldade- Eles atuam na vida das pessoas, famílias ou ruas e bairros (Mc 7.25-30; Mt 7.21-28; Lc 11.23-26).


5. A relação dos ídolos com os demônios.


Dt 32.17 “sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus ...”


O termo “shedhin” se identifica não só com os ídolos, mas também com os demônios. São eles, portanto, que estão por trás da adoração à ídolos, das orgias e dos sacrifícios de crianças e seres humanos. O termo “seirim”, etimologicamente significa “O peludo” ou “bode peludo”. Até hoje o bode é símbolo demoníaco. No satanismo o bode é incorporado ao pentagrama apontado para baixo, outro símbolo satânico. Em outro capítulo demonstraremos mais símbolos e representações demoníacas.


Os alguns tipos de demonologia


Existem alguns tipos de demonologia. O primeiro é adivinhação. Utilizar sinais naturais como voo de pássaros, entranhas de animais é adivinhação (Ez 21.21), em hidromancia a adivinhação através da aparência da água desejada em um vaso ou de objetos colocados na água (Gn 44.5), na astrologia as estrelas determinam ou influenciam o futuro das pessoas (Is 47.13), tudo isso é demonologia. 


ADIVINHAÇÃO DO FUTURO ATRAVÉS DO HORÓSCOPO, ASTROS, CONSULTA A MORTOS (NECROMANCIA), CONSULTA ATRAVÉS DA ÁGUA (HIDROMANCIA), ou através de qualquer outro meio é UM TIPO DE DEMONOLOGIA. 


O espiritismo praticado em sessões espíritas, cultos afro-descendentes, onde procura-se saber o futuro através dos espíritos, é uma consulta à demônios.


Todas as vezes que as pessoas consultam seu futuro nas cartas, horóscopo, ou qualquer outro meio que não for o da oração a Deus, trata-se de uma consulta a demônios.


A segunda forma é a possessão demoníaca, que trataremos no post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida