A Bíblia e as mulheres: Ela tem Pré-conceitos ou Conceitos?

A Bíblia e as mulheres: 
Ela tem Pré-conceitos ou Conceitos?


É verdade que a religião cristã menospreza a mulher? Que a mulher é a vilã da História já que foi ela quem primeiro comeu o fruto¹ proibido?  O que conceito que se têm atualmente é que a mulher sempre foi depreciada na religião e alvo de ataques e inferioridade.


Sendo fiel à minha própria consciência, não posso negar que no Judaísmo, as mulheres ocupavam um lugar secundário em relação ao homem. Entretanto, Deus não despreza nem deprecia as mulheres. Pois, vemos que seu Espírito Santo capacitava e usava várias mulheres para exercerem papéis importantes no cumprimento dos propósitos divinos. Vemos mulheres como pastoras², líderes, profetas, evangelistas, missionárias e diaconisas. Falta-nos tempo e espaço para relatar todos os exemplos.


Ocupar um lugar secundário não significa que a mulher esteja num plano inferior. Trata-se de uma organização divina. Não existe instituição sem organização e hierarquia. A família também é uma instituição.O próprio sábio Salomão afirmava "que a mulher sábia edifica sua casa"; destacando assim o papel vital da mulher na conservação do convívio e harmonia familiar. 


No Antigo Testamento encontram grandes líderes espirituais, militares e políticas mulheres. Miriam sempre esteve ao lado de Moisés na liderança de Israel, e formavam juntamente com Arão uma tetrarquia que estava abaixo do comando divino. Raabe, apesar de ser uma prostituta religiosa de um povo gentio, foi destacada por sua fé e coragem ao acolher os espias de Josué na sua própria casa. Graças à sua fé salvou a si e a sua família da morte e ainda ingressou na linhagem real de Davi e do próprio Jesus Cristo. 


Débora se destaca como a mulher que conseguiu influenciar a sua sociedade e liderou o seu povo á grandes vitórias militares. As muitas virtudes de Rute e Noemi alcançaram tanta proeminência na tradição judaica, que ganharam direito à um livro no Cânon Sagrado. Até hoje os judeus comemoram uma festa que remonta à um ato de extrema fé e coragem da judia Hadassa no palácio de Assuero. Mais conhecida como Ester, ela foi responsável pela salvação do extermínio de todos os judeus em tempos de perseguição.


Quando analisamos as atitudes de Jesus em relação às mulheres, percebemos o quanto Ele foi revolucionário no tratamento com as mulheres. Falou com uma prostituta samaritana, que além de ser mulher era samaritana. Quebrou assim os protocolos preconceituosos da sua sociedade para salvá-la, como também a muitos da sua cidade. As mulheres sempre estiveram presentes no ministério de Jesus. Ele sempre deu atenção mais do que comum à elas.  E isso se refletiu na Igreja primitiva de Atos dos Apóstolos, quando elas também exerceram papéis importantes entre os "irmãos".


Ouvi alguém dizer que Maria só serviu de uma espécie de "barriga de aluguel". Isso é um tremendo "desconhecimento" do contexto bíblico. Afirmar que o cristianismo bíblico culpa e castiga as mulheres é uma tremenda ignorância. Pois, vemos logo após o castigo proferido por Deus às mulheres, um PROMESSA. A promessa que atravessou séculos e milênios, e se cumpriu na escolha de uma humilde mulher na desprezada Nazaré. 


Se a mulher foi usada pela serpente para introduzir o pecado no mundo. Deus usou a mulher para introduzir o Salvador de mundo. Através daquela que foi enganada, Deus proveria a solução para tudo!






Pr. Flávio Alves &
Equipe "Os prismáticos"
www.prismap5.blogspot.com

¹ Não foi maçã !
² Embora isso não apóie biblicamente a ordenação de mulheres ao pastorado.

Comentários

Fillip Valentim disse…
Excelente post!

Também concordo que não a na bíblia respaldo para mulheres serem consagradas a pastoras.

Pastor o que são os prismáticos?
Flávio Alves disse…
Os prismáticos é o nome do grupo de amigos evangélicos da UFPE. Na verdade, somos cinco, que estamos postando num blog:
www.prismap5.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida