quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Havia montanhas por todo lado diante do Mar Vermelho?

Havia montanhas por todo lado diante do Mar Vermelho?

Sempre ouvimos pregadores dizerem que havia montanhas de um lado e de outro quando Israel chegou ao Mar Vermelho. Ex 14.2 "Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar." Em nenhum lugar encontramos o relato que havia montanhas ou montes ao redor do povo. O deserto em si já era uma dificuldade extrema, e que levou o povo ao desespero. 

Deus cumpre com a promessa de libertar o seu povo da escravidão egípcia. Mas, orienta-os para irem para o deserto. Ele nos guia até Pi-Hairote, um lugar que muitos acreditam se situar próximo ao Mar de Juncos ou Lago Timsah. Não havia montanhas, nem montes de um lado e de outro como afirmam os pregadores. 

Neste lugar, periodicamente o vento da primavera sopra do Golfo Pérsico e as águas rasas são elevadas e quando o vento para, elas retornam. Segundo alguns, as águas rasas foram abertas naturalmente pelo vento, Israel passou e depois que o vento parou tudo ficou alagado e Faraó e seu exército ficaram atolados. Por acaso faraó morreu no raso? Isto seria outro milagre! Na verdade, eles querem algo totalmente natural e razoável para se conceber numa mente terrena e natural. Mas, não é assim que a Bíblia afirma. O povo passou em terra seca, e levantou-se muros de água em ambos os lados. Afirmar que é natural é negar o poder de Deus em intervir na História. O Grande Arquiteto do Universo que sustenta o Globo terra no espaço, não poderia também fazer soprar um vento mais forte do que o normal para provindenciar um caminho onde havia? Tem coisas que não entendo pela razão, mas aceito pela fé!

Deus nos orienta e ás vezes permite que entremos em dificuldades logo depois de uma vitória. A voz de Deus é forte e clara, o povo obedece e logo se vê em apuros. Deus age como um pai que manda o filho andar, mas não amarra os cadaços. Se assim Ele fizesse, como haveria crescimento? Amadurecimento? O homem espiritual deve saber que mesmo obedecendo às orientações divinas as dificuldades surgem, e é nesta hora que ele deve esperar a intervenção divina. Ele deve aprender a hora em que Deus intervém na História para mudar histórias!

Devemos aprender que grandes dificuldades requer grandes milagres. Desertos, perseguições, mares ou ventanias, nada nos impedirá de marchar! Se a poderosa mão de Deus te trouxe até aqui, por que agora ela irá nos abandonar? Não, Deus te dá a ordem de marchar. A palavra hebraica neste texto é "naca" ou "naw-sah", que significa literalmente: retirar os pinos da temda e começar uma jornada, uma viagem. Deus não quer você acomodado. Comodismo para um cristão é como ferrugem para o ferro, levante-se e marche. Avance! Progrida! É o que Deus exige de você, porque o mar já está aberto. Nem o próprio Mar, criado pelo poder da Palavra de Deus, ousa desobedecer à ordem de Deus quando Ele manda se abrir.

Portanto, o que é isto para você? Apenas um obstáculo em que mais uma vez Deus mostrará o seu poder! O propósito maior de Deus em tudo isso, Ele deixa explícito no versículo 5:

"e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR."

É uma questão de honra, Deus será glorificado em tudo e por todos! 


Em Cristo, 

Pr. Flávio Alves.

6 comentários:

Pablo Melani Teixeira disse...

havia montanhas sim do lado do mar vermelho é todo mentira do autor escreveu o texto errado.

Unknown disse...

Discordo.em alguma parte.

Flávio Alves disse...

Querido, mostre-me onde está escrito que havia montanhas no Mar Vermelho... Prove o que está falando.

Flávio Alves disse...

Mostre-me onde está sua discordancia.

gazo disse...

na biblia nao esta escrito das rochas em redor, mais vc olhando
pelo mapa do google praia de nweyba no mar vermelho.vc vera q tinha montanhas.

gazo disse...

praia de nuweibaa