Joquebe: Uma mãe heroína de muita fé


Joquebede: Uma mãe heroína de muita fé

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa” (Rute 3:11).

Pr. Flávio Alves
Natal, quinta-feira, 25 de outubro de 2007.

Conselheira, orientadora, fortes, virtuosas, a rosa do jardim da criação de Deus... tantos adjetivos que resumem em uma única palavra: MULHER. As mulheres exerceram muitos papéis importantes na Bíblia. Quero apresentar alguma delas e o que você pode aprender com elas. Alguns pensam que as mulheres estão sempre em segundo plano. Mas, através da Bíblia poderemos ver que sem elas, os planos de Deus nunca seriam alcançados. Vemos Eva cedendo a tentação, mas através dela também viria a redenção. Deus sempre se utilizou de mulheres para cumprir a sua vontade. Um belíssimo exemplo foi Joquebede. 

O que você faria se o governo ordenasse a morte do seu bebê? Esconderia? Foi exatamente isso que Joquebede fez. Escondeu seu bebê durante três meses, mas quando ele começou a balbuciar, ela viu que não conseguiria escondê-lo por muito tempo. “Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. Ex 2.3” Ela provavelmente sabia dos perigos que havia no rio Nilo. Havia crocodilos, algum barco poderia atropelá-lo, mas ela confiava no SENHOR. Ela sabia que Deus cuidaria de seu filho. Por isso, ela não o entregou ao Nilo para morrer, ela o entregou a Deus para viver.

Joquebede é um exemplo de Mãe

Quantas mães vivem aflitas com seus filhos! Preocupam-se demasiadamente com eles ao ponto de adoecerem. Minha mãe é uma dessas, de vez em quando fica enferma de tanto preocupar-se meu irmão desobediente. A verdade é que devemos aprender a confiar em Deus, assim como Joquebede confiava. Chegam momentos na vida de um casal que eles não conseguem mais controlar seus filhos. Isso geralmente acontece na adolescência. O período que a ciência chama de puberdade, os pais chamam de “perturbação”. É uma época de muita dificuldade para os jovens lidarem consigo mesmos, e com os “sobe e desce” dos hormônios. É uma época difícil para os pais, pois os filhos já não mais obedecem e respeitam a sua autoridade. É nesses momentos que devemos imitar Joquebede, tal como ela fez com Moisés, você deve entregar seu filho nas mãos de Deus. No rio da vida, somente o cesto de ensinos que a mãe e o pai preparam é que pode livrá-lo da morte. Se você tem um filho e não consegue mais controlá-lo e não obedece mais você, entregue-o ao SENHOR. Confie n’Ele, pois é Ele que vai conduzi-lo ao lugar certo. É Deus que vai livrá-lo do perigo e da morte. Em breve você verá as promessas se cumprirem na vida dele e na sua.

Quando você entrega seu filho, ou qualquer parente seu nas mãos de Deus, Ele faz coisas que nem você vai acreditar quando souber. Se Joquebede não colocasse Moisés no cesto e nas mãos de Deus, ele nunca chegaria aos braços da filha do Faraó, e conseqüentemente nunca seria o Moisés que conhecemos. 

Eu já tive uma experiência semelhante. Aceitei a Jesus aos sete anos quando pedia oração por meu pai que bebia muito. Desde aquele dia eu comecei a orar muito para ele se converter. Porém, ele continuava a beber. O entreguei nas mãos de Deus, confiei que Ele iria fazer a Obra completa no meu lar. Pois, só havia minha irmãzinha e eu como crentes em casa. Anos depois, minha mãe aceitou a Cristo. Mas, não ia á igreja, com medo de se confrontar com meu pai que era perseguidor dos crentes em Jesus. Muito sofri perseguido dentro da minha própria casa. Por algum motivo, todos os pastores e crentes eram preguiçosos e ladrões para ele, nenhum tinha valor. As perseguições aumentaram, porém eu nunca havia esquecido de que Deus prometeu salvá-lo, e que passasse o tempo que fosse, mas a Sua palavra não passaria, antes se cumpriria totalmente na minha vida. É interessante que quando nós recebemos uma mensagem profética que nos reanima, logo as coisas pioram. Quando pensamos que chegou a hora, a tempestade ataca com mais fúria. 

Mas, no dia 30 de outubro do ano retrasado, eu estava á procura de dois jovens pregadores amigos meus que se afastaram da Casa de Deus. Quando estava na casa de uma deles, antes mesmo que pudesse falar-lhe alguma coisa, o meu celular tocou. Eu não imaginava que enquanto eu estava trabalhando para Deus, Ele estava trabalhando por mim. Foi quando recebi a notícia que meu pai tinha aceitado a Cristo como Salvador. Passei meses pensando que estava em um sonho, pois Deus fez um milagre maior do que eu imaginava. Quando dentro da minha própria casa no Recife, Jesus se apresentou a Ele com um sol refulgente mais forte que o Sol e ele logo se rendeu como Saulo caído no caminho de Damasco. É assim que Deus faz, entregue seu parente nas mãos d’Ele e confie no cesto de suas orações, e a Providência divina se encarregará de levá-lo ao lugar exato que Deus quer para cumprir a vontade d’Ele na sua vida. 

Em Cristo, 

Flávio Alves.

Comentários

Jane disse…
A paz do Senhor! que palavra tremenda,glória a Deus por sua vida,pastor Flavio Aves,me edificou muito.Que Deus ´possa te usar cada vez mais.

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida