Havia montanhas por todo lado diante do Mar Vermelho?

Havia montanhas por todo lado diante do Mar Vermelho?

Sempre ouvimos pregadores dizerem que havia montanhas de um lado e de outro quando Israel chegou ao Mar Vermelho. Ex 14.2 "Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar." Em nenhum lugar encontramos o relato que havia montanhas ou montes ao redor do povo. O deserto em si já era uma dificuldade extrema, e que levou o povo ao desespero. 

Deus cumpre com a promessa de libertar o seu povo da escravidão egípcia. Mas, orienta-os para irem para o deserto. Ele nos guia até Pi-Hairote, um lugar que muitos acreditam se situar próximo ao Mar de Juncos ou Lago Timsah. Não havia montanhas, nem montes de um lado e de outro como afirmam os pregadores. 

Neste lugar, periodicamente o vento da primavera sopra do Golfo Pérsico e as águas rasas são elevadas e quando o vento para, elas retornam. Segundo alguns, as águas rasas foram abertas naturalmente pelo vento, Israel passou e depois que o vento parou tudo ficou alagado e Faraó e seu exército ficaram atolados. Por acaso faraó morreu no raso? Isto seria outro milagre! Na verdade, eles querem algo totalmente natural e razoável para se conceber numa mente terrena e natural. Mas, não é assim que a Bíblia afirma. O povo passou em terra seca, e levantou-se muros de água em ambos os lados. Afirmar que é natural é negar o poder de Deus em intervir na História. O Grande Arquiteto do Universo que sustenta o Globo terra no espaço, não poderia também fazer soprar um vento mais forte do que o normal para provindenciar um caminho onde havia? Tem coisas que não entendo pela razão, mas aceito pela fé!

Deus nos orienta e ás vezes permite que entremos em dificuldades logo depois de uma vitória. A voz de Deus é forte e clara, o povo obedece e logo se vê em apuros. Deus age como um pai que manda o filho andar, mas não amarra os cadaços. Se assim Ele fizesse, como haveria crescimento? Amadurecimento? O homem espiritual deve saber que mesmo obedecendo às orientações divinas as dificuldades surgem, e é nesta hora que ele deve esperar a intervenção divina. Ele deve aprender a hora em que Deus intervém na História para mudar histórias!

Devemos aprender que grandes dificuldades requer grandes milagres. Desertos, perseguições, mares ou ventanias, nada nos impedirá de marchar! Se a poderosa mão de Deus te trouxe até aqui, por que agora ela irá nos abandonar? Não, Deus te dá a ordem de marchar. A palavra hebraica neste texto é "naca" ou "naw-sah", que significa literalmente: retirar os pinos da temda e começar uma jornada, uma viagem. Deus não quer você acomodado. Comodismo para um cristão é como ferrugem para o ferro, levante-se e marche. Avance! Progrida! É o que Deus exige de você, porque o mar já está aberto. Nem o próprio Mar, criado pelo poder da Palavra de Deus, ousa desobedecer à ordem de Deus quando Ele manda se abrir.

Portanto, o que é isto para você? Apenas um obstáculo em que mais uma vez Deus mostrará o seu poder! O propósito maior de Deus em tudo isso, Ele deixa explícito no versículo 5:

"e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR."

É uma questão de honra, Deus será glorificado em tudo e por todos! 


Em Cristo, 

Pr. Flávio Alves.

Comentários

havia montanhas sim do lado do mar vermelho é todo mentira do autor escreveu o texto errado.
Unknown disse…
Discordo.em alguma parte.
Flávio Alves disse…
Querido, mostre-me onde está escrito que havia montanhas no Mar Vermelho... Prove o que está falando.
Flávio Alves disse…
Mostre-me onde está sua discordancia.
gazo disse…
na biblia nao esta escrito das rochas em redor, mais vc olhando
pelo mapa do google praia de nweyba no mar vermelho.vc vera q tinha montanhas.
gazo disse…
praia de nuweibaa

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida