segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Análise da letra da música: "Enfermo de Amor" Toque no Altar









Se existe um lugar



Onde eu possa estar

Pra ficar perto de ti


Me diga
Se a algo a fazer
Que me leve além
Eu farei só para ter mais
Do teu amor


Estou enfermo de amor
Amado meu
Estou aqui, meu amor te esperando com saudades
Do jardim, vem pra mim
Pois me arrebataste o coração
Amado meu


Eu estou apaixonado, me diga o que fazer, me diga a
onde ir
Eu estou desesperado, eu estou apaixonado, preciso do
teu amor.
Eu estou apaixonado, eu estou desesperado, preciso de
ti Senhor, preciso de ti Senhor.


Vem me encontrar
Vem me encontrar, eu estou enfermo, eu estou enfermo
de amor.
A música é poderosa. O louvor é muito mais poderoso, pois além de engrandecer a Deus pode provocar a derrota do inimigo e a vitória do povo de Deus (II Cr 2.15). Recentemente, nossas igrejas foram envolvidas por músicas de adoração que rapidamente caíram na "boca do povo". 
Entretanto, apesar das belas canções, algumas delas ficam à despeito da Palavra de Deus, desprezam a pureza das Sacras Escrituras ou apelam pelo "emocionalismo".Uma delas diz que "Deus é Deus de perto e não de longe", quando a própria Bíblia diz:











(Jeremias 23:23) -  Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?

Estou enfermo de amor
Amado meu
Estou aqui, meu amor te esperando com saudades
Já outras como esta cuja letra está acima, além de apelar demasiadamente para a repetição, como um "mantra" evangélico, mais se parece com uma canção de amor de uma mulher para com um homem do que um louvor propriamente dito. Mas, deixando isso de lado, observando a letra dessa música, vemos:

 "Estou enfermo de amor"
Mas, a Bíblia diz:
 (Isaías 53:4) - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 
Se Jesus levou sobre si nossas enfermidades, é correto para um salvo afirmar que está "enfermo de amor"?
Esta música parece foi escrita por alguém que está longe de Deus. Um verdadeiro salvo, por exemplo, está em comunhão plena e íntima com Deus através de Cristo. (I João 1:3) -  O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
 "Estou apaixonado"
Semelhante á musica de Aline Barros, não gosto muito deste termo paixão. Paixão é carnal, enquanto amor é espiritual. Paixão é efêmero e falho, o amor é nunca falha 
(I Co 13.8). Eu prefiro dizer que amo ao Senhor e não que estou apaixonado por Ele.
"Estou apaixonado, estou desesperado"
Quem tem Deus na sua vida nunca ficará desesperado, pois tem a maior de todas as esperanças que o próprio Jesus Cristo.








(Hebreus 10:23) -  Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 

Seja qual for a interpretação dessa letra, esta música tem no mínimo, as suas letras muito inconvenientes.
Examinai tudo. 

Retende o bem. 
(I Tessalonicenses 5:21) 

15 comentários:

Unknown disse...

Querido Amigo,

No tocante a música enfermo de amor, não concordo com voce, senão vejamos no livro cantico dos canticos:"...pois estou doente de amor." (2.5), "...digam-lhe que estou enferma de amor."(5.8). Como sabemos o referido livro trata-se de uma analogia entre a igreja (amada) e Jesus (amado).

Flávio Alves disse...

Prezado Emanuel,

Sinto em discordar da discordância do irmão, pois Cantares de Salomão não se trata de uma analogia de Cristo e sua igreja. Pois, se fosse assim, como aplicaríamos os textos abaixo:
Ct 1.2 Beije-me ele com os beijos da sua boca;
1.9 Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor.
5.3 Já despi a minha roupa; como as tornarei a vestir?
7.1-3 Quão formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista.
O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios.
Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela.

Pois, como podemos aplicar tais versículos à igreja. O problema é pastores pouco conhecedores da Hermenêutica bíblica forçam alguns textos para encaixarem suas pregações e não o contrário.

Portanto, "enfermo de amor" não é um termo adequado para expressarmos nosso amor para com Deus. E, não possuímos base bíblica para usá-lo.

Grato pela participação.

Unknown disse...

Para o irmão, então o que significa o livro cantico dos canticos? por que está na bíblia? Deus queria apenas apresentar o amor de um homem por uma mulher? nada mais? Se entendermos dessa forma, desconsideraremos os profundos comentários da bíblia pentecostal (pag. 983, 1995), Thompson (Pag. 532, 1991) e Shedd, sem contar o livro clássico como o "o plano divino através dos séculos" e ainda os versos 2Co. 11.2, Ef 5.22,23, ap. 19.7-9; 21.1,2,9. Não me agrado muito de musicas estilo "mantras", mas em relação a essa, ainda não observei heresia. Por isso continuo, com todo respeito, fazendo a sua defesa.

Grato pela atenção

Flávio Alves disse...

Prezada Shadia,

Agradeço sua participação, entretanto, vejamos suas colocações.

1º O que significa o livro de Cantares para mim:
O livro apresenta a sexualidade humana que preexistia a queda de Adão, e o pecado embora tenha maculado o leito conjugal com as perversões sexuais que hoje vemos tão patentes, como lesbianismo, homossexualismo, zoofilia, pedofilia, e tanta promiscuidade, o sexo é um meio de prazer dado por Deus para o homem e a mulher. Apresentar este real propósito é o objetivo primordial das Escrituras.
Concordo com a colocação do Pastor Silas Malafaia:

"Deus é tão cuidadoso que colocou na Bíblia um livro sobre sexo. Nele encontramos Salomão e a sulamita, sua amada, falando sobre a sexualidade ativa, tirando toda dúvida sobre a teoria do relacionamento íntimo. É o Cântico dos Cânticos.
Não deturpe dizendo que o livro trata da igreja.
Houve um tempo em que se tentou interpretá-lo como uma exaltação alegórica da aliança de Deus com Israel, depois de Cristo com a Igreja e, por fim, a união da alma com Deus.
Na verdade, ele trata da sexualidade de um casal que é exemplo de intimidade e de unicidade. Pode-se, por analogia, já que o casamento tipifica a união de Cristo com a Igreja, usar Cantares, mas, na essência, o livro é uma linguagem bela, apaixonada e viva da relação de um homem com uma mulher. "
(Pastor Silas Malafáia.O cristão e a sexualidade)

2º Se a noiva é a igreja, desafio aos defensores deste ponto de vista a interpretarem os textos:

1.2 Beije-me ele com os beijos da sua boca;
1.9 Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor.
5.3 Já despi a minha roupa; como as tornarei a vestir?
7.1-3 Quão formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista.
O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios.
Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela.

Flávio Alves disse...

E continuando,

Shadia,

3º Cantares é um livro POÉTICO, INSPIRADO POR DEUS para demonstrar que o AMOR, a TERNURA e o DESEJO de um HOMEM por uma MULHER é algo DIGNO, PURO, CRIADO, INCENTIVADO E APROVADO POR DEUS.

4º Não faço por desmerecer tais publicações citadas por você, pois sou pequeno demais para discutir à altura dos mesmos. Entrentato, tenho o direito de discordar de tais posições. Pois, os que comentaram e escreveram tais livros são tão sujeitos ao erro como eu e você.

5º Não nego que exista biblicamente falando uma analogia entre um noivo e sua noiva, e Jesus e a sua igreja. Mas, afirmo, que com certeza não está em Cantares de Salomão.

4º Não afirmei que haja uma heresia nesta música evangélica, discordo apenas do uso inadequado das palavras e o uso demasiado da linguagem amorosa das músicas atuais que podem ser facilmente interpretadas como uma canção de namorado(a) para sua namorada(o), ao invés de um adorador para com Deus.

São erros como esse que levaram por muitos anos os evangélicos chamarem Jesus de "A Rosa de Saron". Termo muito Bonito, mas, se lermos bem o texto, a Rosa de Saron é a amada e não o amado.

Para nós todos: Leiamos mais a Bíblia e apliquemos sem exageros os seus significados à nossa vida.

Flávio Alves disse...

Propósito

Este livro foi inspirado pelo Espírito Santo e inserido nas Escrituras para ressaltar a origem divina da alegria e dignidade do amor humano no casamento. O livro de Gênesis revela que a sexualidade humana e casamento existiam antes da queda de Adão e Eva no pecado (Gn 2.18-25). Embora o pecado tenha maculado essa área importante da experiência humana, Deus quer que saibamos que a dita área da vida pode ser pura, sadia e nobre. Cantares de Salomão, portanto, oferece modelo correto entre dois extremos através da história: (1) o abandono do amor conjugal para a
adoção da perversão sexual (i.e., conjunção carnal de homossexuais ou de lésbicas) e prática
heterossexual fora do casamento e (2) uma abstinência sexual, tida (erroneamente) como o
conceito cristão do sexo, que nega o valor positivo do amor físico e normal conjugal.

CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus - Livro: Cantares de Salomão Capítulo: Esboço ©Bíblia de Estudo Pentecostal -13/4/2008 Página 2

Unknown disse...

Querido Irmão e Amigo,

Apesar de não concorda por inteiro com seus pensamentos,tenho que convir que seus argumentos são muito pertinentes, mas fora as discordâncias quero parabenizá-lo pelo seu zelo com as sagradas escrituras e encoraja-lo a permanecer com esse propósito. De fato muitas cancões hoje, tenho pra mim, que são muito mais para vender do quer realizar uma adoração em espírito e verdade. Fique com Deus e se não tivermos a alegria de nos encontramos pessoalmente aqui nessa terra, nos encontraremos no céu.

Um grande abraço e a paz do senhor Jesus Cristo.

Flávio Alves disse...

Querido irmão e amigo Emanuel,

Nossa discordância em algum ponto é normal e até necessária, desde que concordemos que precisamos manter a fidelidade às Escrituras Sagradas.
Agradeço de coração suas palavras de encorajamento, principalmente pois são essas e outras que me motivam a escrever mais.
Que Deus em Cristo continue abençoando a sua vida.
É uma honra poder debater com o irmão sobre temas tão pertinentes atualmente.

Fique na Paz de Cristo,

cordialmente,

Pr. Flávio Alves

ninguém disse...

existem coisas mais importantes pra se fazer do que ficar criticando um louvor tao lindo como este..
porq vc nao esta pregando a palavra do senhor..acho que seria mais proveitoso para Deus..a paz esteja com todos.

ToNweLL-DRUMES disse...

em questão ao "mantra" evangélico, já que apela demasiadamente para repetição... o que podemos dizer a respeito dos anjos, que dizem sem parar SANTO, SANTO, SANTO. sera que lá no Céu eles praticam, ¨Mantra¨.

Flávio Alves disse...

Amado, graça e paz! Analise bem o texto de Isaías 6. Pois, é um equívoco afirmar que os serafins não paravam de clamar Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos e toda a terra está cheia da sua glória. Em nenhum lugar está escrito que eles faziam issoi sem parar, mas o fato de repetirem três vezes santo está relacionada á adoração á Trindade de Deus!

Anônimo disse...

Apocalipse 12:10
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.

Diego disse...

Melhor você se preocupar em pregar o Evangelho, ao invés de criticar "farisaicamente" quem o faz... Deus abençoe!

Moacir disse...

Eu aprendi nos últimos anos que nosso desenvolvimento intelectual vai nos afastar de Deus(1Cor 13:8-13), sem perceber nos colocamos no papel de Deus tentando julgar as intenções, quando no máximo podemos julgar as ações, não percam tempo discutindo a etimologia de cada palavra escrita na Bíblia, não percam tempo exibindo o intelecto em comentários técnicos, não tem como falar da Bíblia tecnicamente, o discernimento dela vem do alto, interpretar de forma literal é um erro grotesco, 1cor 13 fala sobre o amor, ninguém ama segundo este padrão, se não conseguimos alcançar este padrão, porque nos preocupamos com etimologia, semântica, hermenêutica, e etc? O amor não se porta inconveniente, amar é abrir mão de todos os motivos que encontramos para criticar um louvor.

Adriana disse...

Tenho convicção que cânticos dos cântico tipifica o amor de Jesus e a amada Igreja. Os textos que tratam sobre sexualidade que nada mais é do que o prazer na intimidade, posso dizer que se eu estou nEle e Ele em mim já vivo o prazer dessa intimidade. Hoje estou enferma de amor, porque sei que o mundo só poderá ser justo quando meu Amado voltar, então estou enferma de amor e de saudade.