Simplesmente Jesus

Nenhum sábio se compara a Ele. Pô-lo ao lado de Aristóteles e Sócrates seria um insulto ao Mestre dos mestres. Compará-lo a um profeta ou a  Maommé seria inconveniente demais com o que Ele pregava. Buda, Alan Kardec, Charles Russel, Joseph Simth ou qualquer outro fundador de uma religião não se compara a excelência que havia neste homem. Ninguém marcou tanto a humanidade como Ele.


Afirmar baseado num evangelho apócrifo que Ele não nasceu de uma virgem não arranha sua divindade. Afirmar que ele foi uma invenção, seria atribuir uma grau de inteligência sobrenatural a simples pescadores da Galiléia numa região tão atrasada como a Palestina. Se tudo não passava de mentiras por que o fogo, as pedradas, os açoites, as perseguições ou até mesmo os leões na hora da morte, só conseguiram arrancar da boca dos apóstolos a confissão de que não negariam a Jesus?! Quem sustentaria uma mentira diante de tantas torturas? Ninguém perderia tudo que possuía na terra se não acreditasse que iria ganhar tudo de volta na eternidade.


A vida deste homem é tão extraordinária quanto a sua morte. Ele parecia estar no controle de tudo a sua volta quando tudo parecia estar desmoronando. Ele cumpriu o plano até o fim. Quase ninguém compreendia que plano era este. Ninguém na hora da morte parou para se preocupar com outros como o Senhor da Vida fez. Como diz Max Lucado: "Não foram os soldados que o mataram, nem os gritos da multidão: foi sua devoção a nós." Como alguém pode nos ensinar tanto com sua própria morte?


De fato, precisamos parar diante da cruz e lembrarmos que o Criador não fora morto pela própria criação a toa. A estrela resplandecente da manhã preferiu se apagar por um instante por você do que brilhar pela eternidade sem você! Quem possui uma história tão bela quanto a deste homem? Seu nome era humano. Os pés que caminharam por cima das águas eram tão normais quanto os nossos. A mão que levantou o paralítico do tanque de Betesda era tão comum quanto de um homem qualquer. Suas palavras eram simples, um idioma humano. Suas roupas eram tão terrestres quanto a de hebreu qualquer. Era o homem tão natural que se misturava sem ninguém perceber. Mas, ao mesmo tempo era tão sobrenatural que poderosos oficiais de Roma curvava-se ao seus pés. Reis vieram de longe para adorá-lo. Sim, adorá-lo.Ninguém pode adorar a anjos, nem a homens. Mas, a este homem rendia-se adoração!


Somente uma inteligência superior, presente por mais incrível que pareça, nos mais simples e humildes seres humanos pode reconhecer a grandeza de Jesus. Ele ainda faz os sábios parecerem loucos, e os loucos se tornarem sábios. Percebendo esta incrível verdade Ele mesmo declarou: ...respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." Mt 11.25


Ele se preocupa com o que achamos dEle, por isso certa vez perguntou aos seus discípulos: "E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? " Mt 16.13 


E nós, o que achamos d'Ele: "Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?" Mt 16.15 Alguns O intitulam de: O maior psicólogo da História, outros de O maior pedagogo de todos, o maior isso e aquilo. De fato Ele é O maior. Mas, não é isso que Ele quer ouvir de nós. Ele quer ouvir o que poucos tem coragem de afirmar. E é esta confissão que é a pedra em que todo o cristianismo está abalizado. É declaração que o ousado Pedro teve coragem de fazer:
"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." Mt 16.16




Só em Cristo, e por Cristo,




Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida