Davi: Pérolas de uma vida vitoriosa Parte I


As Pérolas de uma vida vitoriosa
Lições da vida do Rei Davi

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16)

A vida de Davi não foi à toa incluída no cânon sagrado. Desde a sua vocação enquanto pastor de ovelhas, até seu terrível pecado enquanto rei de Israel, sua vida nos trazem profundas e maravilhosas lições espirituais. Enquanto Saul foi o rei escolhido por Deus segundo o coração do povo, podemos dizer que Davi foi o rei escolhido por Deus segundo o coração de Deus. Não obstante, Davi não foi apenas o terceiro rei a reinar sobre Israel, mas o maior rei que Israel teve até hoje. A Bíblia não apresenta somente as grandes façanhas desde herói sagrado, mas também seus deslizes e pecados.

A história deste grande homem tem início no anonimato. Ninguém estava observando para aplaudi-lo, mas ele corajosamente enfrentou um leão e um urso para defender as ovelhas do seu pai. Mesmo não reconhecido pelo seu pai, Davi foi reconhecido por Deus. O homem mais importante e influente da nação chegou na sua casa com um vaso de azeite e deu ordem para que ninguém sentasse enquanto ele não chegasse. Ninguém antes nunca havia tratado Davi com tanta honra. O que será que estava acontecendo? Quando o moço ruivo de apenas dezesseis anos chega na sua casa, todos os seus irmãos que tanto brincavam com ele por ele ser o caçula da casa, estavam em pé em volta da mesa. No canto da mesa estava seu pai com um olhar de ansiedade, sem saber o que estava para acontecer. Será que Samuel veio aqui para separar algum profeta para ajudá-lo? Pensava Jessé, o pai de Davi.

Davi, no entanto, não estava entendendo nada. Quando ele se aproxima, aquele homem cuja presença requeria respeito e reverência, chama Davi para ficar de joelhos diante de todos. Davi se aproxima dele sem ter a mínima idéia do que estava para acontecer. Quando Davi se ajoelha, Samuel prontamente ergue o vaso ao céu, e derrama o precioso óleo da unção sobre a sua cabeça.
Eu não consigo imaginar o que se passou na cabeça de Davi quando sentiu o óleo perfumado descendo sobre os seus cabelos e sobre a sua cabeça. Mas, eu posso ver ao vivo pela fé a admiração no rosto de todos quando Samuel, imagino eu, assim falou: “Em nome do Senhor, Deus de Abraão, Isaque e Jacó, eu te unjo agora rei de Israel!”

Todos ficaram parados, estatizados, ninguém esperava aquilo, afinal Israel já possuía outro rei. Mas, enquanto isso se passava na mente de todos ali, Davi, lá no fundo disse consigo mesmo: “Deus não se esqueceu de mim!”.

Esta é a primeira lição que o Espírito me faz trazer nestas letras agora: “Deus jamais se esquecerá de você!”

Na vida nem todos reconhecerão a grandeza de Deus em você, nem tampouco a chamada e vocação divina sobre a tua vida. Os primeiros a não acreditarem no teu potencial muitas vezes estão dentro da nossa própria família. Assim como os irmãos de José, e a família de Davi não podia enxergar neles algo mais do que simples jovens. O próprio Jesus disse ao ser rejeitado pelos próprios parentes e conterrâneos:

E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. Marcos 6:4

Não importa se você está no anonimato, ou se alguém não te dá crédito. Acredite em Deus e em você mesmo, se você não dá crédito a si mesmo, por que os outros darão? Nunca esqueça  disso, Deus jamais se esquecerá de você! Por menor que sejas, não importa a idade, nem o que os outros acham sobre você, ou que muitos sequer nem te conheçam, Deus se lembra de você! Mas, a vida de Davi não seria apenas de exaltações. Muitos leões e ursos ainda estavam por vir.

Gigantes na terra, batalhas no céu.
São guerras que transcendem o mundo físico.

Outra parte da vida de Davi que todos se lembram é a batalha de Davi com o gigante Golias. As armas deste homem é algo digno de nota: “...Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos;”...a ponta de ferro da sua lança pesava sete quilos e duzentos gramas. (1 Samuel 17:4-7). Davi não conseguia carregar nem a armadura do rei Saul, e com certeza mal poderia levantar a couraça do inimigo que pesava sessenta quilos.
Davi reconhecia sua pequenez quando tirou de sobre si a armadura de Saul. Ele não podia enfrentar as “batalhas do Senhor” usando as armas de outra pessoa. Ele tinha que ser ele mesmo. Usar as pequenas armas que tinha, pois ele cria que Deus “escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,” (1 Coríntios 1:27-28).

Golias era uma montanha ambulante. A maior máquina de destruição do exército filisteu. A luta de Davi com Golias não era apenas uma guerra natural, mas acima de tudo, espiritual. No vale do medo, os homens mais fortes e corajosos de Israel estavam acovardados. Ninguém ousava falar uma só palavra às afrontas de Golias. A humilhação era contínua. Na vida precisamos saber que muitas das batalhas que enfrentaremos serão também batalhas espirituais. Aqueles não possuem a certeza de que Deus está com eles se aterrorizam ao enfrentar os gigantes da vida. “Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados.“ (1 Samuel 17:11).
Batalha espiritual não se vence com armas humanas. Somente os que possuem a convicção de que Deus está com ele pode entrar numa batalha espiritual. Muitos acusam que tudo é o diabo. Até uma “topada” que leva no meio da rua é culpa do inimigo. Outros já pensam que o diabo tá velho demais para se preocupar com os crentes, e muitos afirmam que ele nem existe.

Conta-se de uma história de um irmão que vivia importunando o pastor para receber oportunidade de contar um testemunho. Depois de muita insistência daquele irmão, o pastor confiou-lhe finalmente o púlpito da igreja. O irmão então passou a testemunhar: “Meus irmãos, eu tenho algo para contar. Eu pus o Diabo pra correr esta semana.” A igreja quando ouviu já explodiu com glórias a Deus! O irmão então recobrou o fôlego e disse: “Esperem, eu ainda não terminei. Eu pus sim o Diabo pra correr, mas tem um detalhe: eu estou correndo na frente e ele atrás.”

Batalha espiritual é algo sério, e ninguém deve desprezar a nossa constante guerra contra as forças do mal neste mundo tenebroso. Não são poucos os gigantes. Eles usam a espada do engano, da mentira, do desemprego, do desespero. Levantam escudos da falsidade. Não desfilam nas montanhas de Elá, mas dentro dos escritórios, nas empresas, na rua ou dentro de casa. Ele afronta com suas contas que não podemos pagar, pessoas que não podemos agradar, vícios que não podemos largar, tentações que não podemos resistir. É um passado que ele passa na nossa cara, e diz que nosso futuro será pior. Estes gigantes declararam guerra contra tudo o que é de Deus.

Nesta batalha temos que usar as armas da oração, do louvor, da consagração e principalmente, a Palavra de Deus. Não devemos usar as armas de outra pessoa, nem as experiências dos outros. Deus vai usar você do jeito que você é. Como diz Charles Swindoll: “Deus provê técnicas únicas para pessoas únicas”. Entre nesta batalha sendo você mesmo, e Deus usará você para derrotar todos estes gigantes.

Neste campo de batalha não pode haver presunção ou orgulho. Nem mentiras e falsidades, você tem que ser e viver o que prega, e pregar somente o que você vive. O inimigo sabe quem realmente você é, um crente mentiroso, mal pagador, avarento, lascivo, alguém que guarda rancor e não libera perdão. Ou ele está subestimando você como fez com Davi? Pensando que você é insignificante e será fácil derrotar você? Que a batalha não seja sua, mas de Deus!

“Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos. “

1 Samuel 17:47

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida