Homem: Vaso desde o princípio


...formou o Senhor Deus ao homem. Gn 2.7 

O verbo utilizado no hebraico como "formar", na criação do homem é YASAR, é usado para indicar a formação de um vaso, por parte do oleiro (Is 29.16: Jr 18.4). 

A imagem que temos na formação do homem, é Deus descendo dos céus à terra, colocando as mãos dentro da terra, apanhando o barro e modelando o homem com suas próprias mãos. Desde o começo, o propósito de Deus com a criação do homem é que ele fosse um vaso, um recipiente para seu amor, bondade, graça e glória. 

Esta verdade é melhor compreendida quando percebemos que este era o plano de Deus para Israel (Jr 18). E somente no NT é que vemos claramente Deus se referindo ao homem como um vaso em suas mãos:

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. Atos 9:15

E criou este vaso do pó da terra. No hebraico bíblico palavras que em nosso idioma não tem nenhuma ligação derivam de uma mesma shoresh (raiz), então assim temos: Deus criou o homem (= Adam); a partir do barro, isto é, da terra (adamá); que é vermelho (adom). Como o sangue (-dam), que corre nas suas veias.

Deus não criou o homem a partir de uma rocha, para que ele não pensasse que é forte. Criou do barro para frisar ao homem que ele é frágil. Nem tampouco dos metais, para que ele não pensasse que era belo demais, e assim se orgulhasse. Criou da terra para que ele soubesse que há um... tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 2 Coríntios 4:7. A glória não é o vaso, é o que tem dentro do vaso. Para que a honra e o louvor seja para o dono do vaso!

E, ao mesmo tempo simbolicamente o criou da terra, por que a terra é a nossa mãe, é fonte de vida e fertilidade.

Naquele que derrama sua glória em vasos de barro que somos nós,


Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida