PALAVRAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA


Palavras que mudaram a História
Há dois mil anos aproximadamente, podia-se ver um alvoroço nas ruas das cidades da Galiléia. O povo andava apressadamente para fora das cidades. Crianças eram puxadas pelos pais , outros ajudavam os doentes a andarem, multidões rumavam para os campos, ou à beira-mar. Quem entrasse nessas cidades poderia pensar que se tratava de um feriado. As padarias estavam fechadas, os comércios também parados. No mercado não via ninguém, a cidade ficara deserta, o que aconteceu? Para onde foram tantas pessoas?

Todos corriam apressados como se fosse perder algum trem. Mas, se saíssemos das ruas e chegássemos no campo aberto, veríamos multidões sentadas em silêncio, todos esperando  ouvir o vento trazerem o som manso que vinha de um homem no alto do monte. Quem seria este homem? Quem era capaz de parar cidades inteiras? Tirar as pessoas dos seus afazeres para fazer assentar-se na relva dos campos a fim de ouvi-lo falar? O que de tão interessante este homem falava para até as crianças fazerem silêncio?

O homem que esvaziava as cidades não se parecia com nenhum pregador vaidoso da atualidade.

Como ele era? Simples. ...não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:2,3.

Não tinha os olhos azuis como se pinta nos quadros. Não parecia um modelo nem um ator de Hollyood para atrair as pessoas. Mas, seu olhar parecia ver além das aparências e penetrava até os mais íntimos recônditos da alma humana. Seu rosto queimado pelo sol mostrava apenas que era tão humano como qualquer outro. Não se vestia com seda chinesa, não falava com arrogância para mostrar eloqüência. Suas palavras eram tão simples que até as crianças podiam entender. Quem era este pregador? O que o tornava tão especial?

Suas palavras eram carregadas de poder. Poder para que dissecava a alma dos homens. Mostrava-lhes que são realmente. Ele era tão humano, mas ao mesmo tempo suas palavras eram tão divinas! Cada frase que pronunciava remexia os corações, abalava as emoções, e o mais importante, impulsionava-lhes a pensar. Nenhum pedagogo antes ou depois dele fez tentas pessoas pensarem tanto sobre tantos assuntos. Nenhum professor atual, por mais que se esforce, consegue prender a atenção de todos seus alunos. Já o Mestre de todos os mestres possuía o inigualável dom de transformar mentes normais e perturbadas em grandes pensadores. Ninguém escapava de ser tocado pelo mestre.

Dificilmente a maioria dos alunos sai de seus lares ansiosos para assistir alguma aula. Eu consigo ver a expectativa da multidão pelo que ia sair da boca deste homem. Ele possuía o incrível poder de surpreender seus ouvintes. Até hoje Ele continua nos surpreendendo, quando pensamos que já sabemos tudo ao seu respeito, somos surpreendidos com um novo significado que suas palavras tomam para as nossas vidas. Enquanto muitos param para analisar os acontecimentos atuais, e tecem milhares de comentários a respeito, nos seus discursos vazios se esvaziam a si próprios da essência da vida. Já o homem de quem estamos falando pronunciou palavras que não se limitaram ao seu tempo, atravessaram séculos, dois milênios, e mesmo assim continuam tão atuais quanto no dia em que foram pronunciadas. Incontestavelmente suas palavras são eternas.

... as palavras que eu vos disse são espírito e vida. João 6:63

Até aqueles que foram enviados para lhe prender foram também envolvidos pela divindade de suas palavras e não puderam fazer nada: Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem. João 7:46 Ele não apenas conhecia a Palavra de Deus, Ele falava diferentemente de todos os outros por que verdadeiramente percebia-se que Ele conhecia de perto o Deus da Palavra. Oh amados! O quanto precisamos que isto seja realidade em nossas vidas. Assistimos tantos pregadores que conhecem a Palavra de Deus, mas percebemos que a maioria não conhece o Deus da Palavra. Seus altos cachês ou ofertas que exigem para pregar denunciam isto. Suas arrogâncias e soberba, aliada com o desejo de vestirem-se como marajás denunciam isto. Quando trocam os púlpitos pelas tribunas de Brasília expõem sua ganância pelo poder. Precisamos de pessoas que honrem mais a Deus, e à sua Palavra.

Hoje as igrejas lotam de pessoas que querem ouvir o que lhe agradam. Como um certo apóstolo ao ser interrogado pelo repórter acerca do crescimento da sua igreja respondeu: “Nós damos ao povo que eles querem”. O cristianismo de hoje não quase nada haver com o Cristo dos evangelhos. Eu vejo nos Evangelhos um pregador cujas palavras desmascaravam a hipocrisia dos fariseus, as injustiças sociais, eram contra a avareza, a soberba e o preconceito. Hoje, vemos tudo isso impregnado como um câncer em nosso seio. Quantas cabeças já foram para as bandejas por terem desafiado aqueles que sustentam o seu poder na mentira!
Jesus Cristo não é nenhum popstar para lhe agradar. Você nunca ouvirá palavras que apóiem teus erros e defeitos. Pra ele mais importa tuas atitudes do que a igreja que você faz parte. 

Não que tuas obras te salvarão, como se prega no catolicismo, mas por que tuas obras demonstram quem tu és. Ele sempre olhará além das aparências. E suas palavras descortinaram o teu íntimo. Diante dele você não pode usar a capa de médico, juiz, professor, intelectual, pastor, padre... diante dele nós somos quem verdadeiramente somos por dentro. 

Por isso, Ele nunca desprezou uma mulher, um mendigo, um leproso, um desiludido, um romano, um muçulmano, um budista, até mesmo um ateu... Ele olha além das aparências e todos diante dos seus olhos somos iguais.

Suas Palavras são profundas quais os oceanos e os mares sem fim. Entretanto, a conclusão que chego, é que não consigo distinguir se Ele nos ensinou mais com suas palavras ou com sua própria vida. Que homem é este que instiga a humanidade até hoje? Que homem é este cujas Palavras mudam as pessoas de dentro para fora há dois milênios? Até aqueles que se opõem a Ele caem rendidos diante de seus pés pelo poder da sua Palavra!

Ele continua vencendo tudo e a todos!

Ele é o homem que divide a História em antes e depois dele. Inúmeras guerras, religiões, símbolos, construções e impérios levantados em seu nome demonstram um pouco da relevância desse personagem. O impacto provocado pelas mensagens deste homem atravessa dois milênios. Reis, imperadores, governos inteiros tentaram apagá-lo da História, como também destruir a seus seguidores. A cruz venceu a espada de Roma. Venceu a todos que se opuseram a ela. Voltaire afirmou: “Cem anos depois de minha morte não haverá mais cristãos, não haverá mais Bíblias, não haverá mais a Palavra de Deus, e desaparecerá definitivamente toda memória de Cristo e seus ensinamentos...” O grande pensador morreu em 1778 e sua previsão não parece que irá se cumprir, pelo menos no prazo “profetizado”. Até Friedrich Nietzsche, chamado "o grande filósofo do ateísmo", escreveu a um amigo sobre a pessoa de Jesus Cristo: "Eu sei que, se não O encontrar, não terei respostas para minha vida."

Ninguém pode negar que Ele existiu!

Albert Einstein afirmou: "Ninguém pode negar o fato de que Jesus existiu, nem que seus ensinamentos sejam belos. Ainda que alguns deles tenham sido proferidos antes, ninguém os expressou tão divinamente." Napoleão Bonaparte, famoso estrategista militar declarou: “Eu estava fazendo uma revolução na força da guerra..., mas lendo as páginas deste livro (a Bíblia) descobri que Cristo fez uma revolução muito maior do que eu, sem violência e destruição, fez a revolução do amor e da liberdade espiritual mediante o sangue da sua cruz.”   

Por incrível que pareça quase dois mil anos depois, eruditos e estudiosos estão descobrindo o gênio que foi Jesus Cristo. “Jesus não foi apenas um maravilhoso catalisador de almas, o autor e porta-voz de uma doutrina sublime... revelou-se o mais sábio dos fundadores, o mais completo dos educadores e o mais eficaz dentre os homens. Deu aos seus discípulos uma doutrina concreta, digna de uma excelente escola de líderes, e ensinou-lhes também uma estratégia. Temos o direito de dizer, portanto, que a Igreja nasceu de Cristo.” Nenhuma fábula produziria treze [14] apóstolos tão ligados pelo amor fraternal como eles. Ainda que alguns ensinamentos tenham sido citados antes de Cristo, ninguém os ensinou com sua própria vida como Ele.

Jesus continua sendo o personagem mais instigante da História. Duvido que tantos homens indoutos, outros letrados, de todas as classes sociais, cor e nacionalidades seriam capazes de perder tanto para defender uma mentira que eles mesmos inventaram e defenderam até a morte. Não são poucas as virtudes morais e humanas que os ensinamentos de Cristo trouxeram ao mundo. Foi uma revolução sem armas. Hoje, existem muitos “cristos”, muitos deles ou a maioria, criados por homens movidos pela ganância e poder que a religião proporciona.

Mas, somente um homem de verdade, divino ou não, poderia mudar o mundo com sua vida e ideias como ele mudou. "... Quanto ao Cristo... Acho que a personagem mais forte, mais dinâmica e mais importante que já existiu, acabou por ser terrivelmente deformada pela tradição. Mostrá-lo-ia, então, acolhido em delírio por homens, mulheres, e crianças. As pessoas iriam ao seu encontro para sentir seu magnetismo. Não mais seria um homem piedoso, triste e distanciado; um solitário que acabou por ser o maior imcompreendido de todos os tempos." (Charles Chaplin).

Ele inspira homens, metamorfoseia o caráter, esculpe o ser humano em uma obra-prima. "Se as doutrinas de Jesus sempre tivessem sido pregadas como a pureza de quando saíram de seus lábios, todo o mundo civilizado seria atualmente cristão." (Thomas Jefferson). Sua importância e relevância para a humanidade não é sequer arranhada pelos ataques que já sofreu. Jesus é a prova de que a humanidade pode ser melhor. Que ninguém roube esta esperança do coração dos homens.

"A história inteira é incompleta sem Jesus." (Ernest Renan) *


Em Cristo, e por Cristo,

Pr. Flávio Alves




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida