O pecado de Eli (Parte I)

O pecado de Eli (Parte I)




Não é fácil a vida de um líder, ainda mais quando se trata de uma liderança espiritual. Por que a genuína liderança começa dentro do lar. Não haverá liderança sem primeiro conseguir liderar ou influenciar aqueles que estão próximo a si mesmo. Antes de Eli ser sacerdote, ele era pai. E, como pai tinha o dever e a obrigação de ensinar seus filhos a retidão e cultivar uma verdadeira fé em Deus. Mas, os filhos de Eli eram perversos e rebeldes. A Bíblia deixa explícito os seus muitos pecados:


Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR. (I Sm 2.12)


A expressão "filhos de Belial" denota etimologicamente impiedade, maldade. É a maldade que está relacionado ao caráter  dos filhos de Eli. A índole má e perversa de quem não se importa com o Senhor! Vemos isso muitas vezes estampados no rosto de muitos criminosos, e pessoas que não se importam em praticar o mal, como se nunca fossem ser punidos algum dia. Como eles não se importavam com Deus, não estavam nem ai para as coisas consagradas a Ele. A nossa sociedade não se importa com Deus, apenas com as bençãos que Ele pode proporcionar.


Os filhos de Eli desrespeitavam as ofertas que o povo trazia ao Senhor. Não se importavam com o que o povo ia achar, somente se interessavam em pegar o melhor para si. Fico indignado com a total desrespeito que líderes e pastores inescrupulosos usam a Bíblia para enriquecer seus impérios. Está tão generalizado este assalto com a Bíblia na mão, que corremos o risco de algum dia termos vergonha em declararmos: sou um pastor evangélico!


Os servos de Deus trabalham tanto para ganharem tão pouco, e com tanto amor levam diante de Deus as suas ofertas para serem profanadas por homens inescrupulosos! Quão terrível será o juízo de Deus para estes modernos filhos de Eli. Quão terrível será o juízo de Deus para os líderes de igrejas que usam o dinheiro das ofertas e dos dízimos para promoverem o profano em suas redes de televisão.


Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR (I Sm 2.17).


Mas, em meio a este quadro de decadência espiritual, surge uma luz de um testemunho de verdadeiro serviço ao Senhor. O versículo começa com um "porém", enfatizando o oposto aos pecados dos filhos de Eli, trata-se do jovem Samuel. Diz a Palavra:


Porém Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho.


Samuel seria o motivo para que a lâmpada não se apagasse em Israel. Deus nunca fica sem testemunha. A peça estratégica de Deus para reverter este quadro já estava se formando.


Veremos mais adiante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida