O DESAFIO DA MINHA VIDA


O desafio da minha vida

Ser pastor não é fácil. A tarefa é mais difícil do que muitos pensam. As pressões sufocam, as intrigas entre ovelhas inquietam. Impossível agradar a todos. Os anseios são tantos e somos tão limitados que se esquecemos de nós mesmos. O peso nos esmagaria se o dono do rebanho não nos tivesse treinado antes para carrega-lo. Pastor é psicólogo, terapeuta, líder, pai, médico e advogado. Tudo isso ainda é pouco para o que somos exigidos na labuta de cada dia. Somos sempre julgados, raramente compreendidos. Contudo, somos obrigados sempre compreender.

São tantos para julgar e tão poucos para ajudar. Amar sempre mesmo sendo odiados. Não apenas ter compaixão pelas ovelhas desgarradas nos traz tristeza (Mt 9.36), mas um sentimento muitas vezes de impotência. Queremos ter todas bem perto. O amor nos constrange a isto. Mas, muitas vezes o mundo é mais atrativo dos que os braços de um pastor. Como resolver intrigas e contendas entre elas, se não queremos machucar nem uma e nem outra? Somos confidentes de todos, mas somente a Deus podemos confessar. Sabemos das falhas e tentamos concertá-las, mas devemos saber que nem sempre iremos prosperar.

Somos o principal alvo do inimigo feroz: (Mc 14:27)... porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. O tempo todo vigiar pela vida das ovelhas (Lc 2.8), mas nunca se esquecendo da minha própria vida (At 20.28). Como agir? Em quem confiar? Decepções se acumulam na nossa estante da vida como troféus de amarguras. As dúvidas me inquietam constantemente. Será que estou sendo um bom pastor? Será que disciplino demais ou estou lassando demais? Nunca pedi para ser pastor. Mas, sonhava com isso. Infelizmente tem horas que parece ser um pesadelo. Não posso esquecer-me da ajuda d’Ele.
A dúvida da presença d’Ele na minha vida produzirá medo. O medo produzirá covardia. Desta forma estava Saul diante das afrontas de Golias (I Sm 17.11). A covardia produzirá derrotas. Derrota só traz vergonha! É preciso muita fé!

Fé na capacidade das pessoas em melhorar, crescer, mudar. Fé em si mesmo, que somos chamados e eleitos, e que se Ele confiou esta missão a nós, é por que somos capazes de cumpri-la. Precisamos de fé que proporciona convicção, certeza da presença d’Ele em nós e sobre nós. Convicção que proporciona coragem para desafiar gigantes. Coragem que proporciona vitória. Como podemos observar, a fé produz vitória!

Davi não escreveu apenas o Salmos do pastor. Mas, também se tornou o pastor amado de Israel. Não somente enfrentou Golias, mas conduziu o povo, assim como também o amou e por ele foi amado. Isso retribui qualquer pastor, sentir o amor de suas ovelhas. 


Flávio Alves
Pastor por eleição divina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida