Hermenêutica Básica
“Entender o que o texto realmente diz, tanto para sua época, quanto para hoje, é a base de toda pregação. Visto que a pregação é a proclamação das verdades contidas neste texto”
Tenha em mãos auxílios lexicais como comentários, concordâncias e dicionários teológicos, pois a Bíblia foi escrita em Hebraico, Grego e Aramaico. Por isso, é muito importante ter o conhecimento básico dessas línguas. Pois, tendo a noção correta do que o texto diz, o pregador corre menos risco de fugir da verdade Bíblica.
Regras básicas de uma boa Interpretação
O trabalho de um pregador deve ser caracterizado pela alta qualidade. Na exposição e no ensino dos preceitos e conceitos bíblicos, esta alta qualidade só é atingida com empenho e dedicação. No prefácio de sua edição Manual do Novo Testamento Grego, edição de 1735, J. A. Bengel, escreveu: “aplica-te totalmente ao texto: aplica-o totalmente a ti”.
Os passos para o estudo de um texto são:
I. REPETIÇÃO: A repetição é uma forma de canalizar a mente de modo regular, numa direção específica, firmando assim hábitos de pensamentos.
II. CONCENTRAÇÃO: A concentração é o segundo elemento prático no estudo. Se além de conduzir a mente repetidas vezes ao assunto em questão a pessoa concentrar-se no que está sendo estudado, a aprendizagem aumenta sobremaneira.
Lembro de uma historia que li, se ela é verdade não posso afirmar, por isso a passo da forma como a li.
Um certo obreiro foi convidado a participar de um congresso. Ele viu nesse convite uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra, e mandou imprimir mil camisetas com o logotipo e o lema do congresso. Arrumou uma mesinha na entrada do local de reuniões e colocou o filho como encarregado de vender as camisetas. No último dia de reuniões, foi verificar o resultado de seu negocio e viu com surpresa que só tinha vendido vinte camisetas, horrorizado comprovou que estava com um prejuízo de 980 camisetas. Como ele tinha o sermão de encerramento, subiu aquela noite no púlpito, e disse:
“Amados irmãos, hoje eu tenho uma mensagem de Deus para vocês”. – Aleluia! Exclamou entusiasmada a platéia que lotava o recinto – “Deus falou comigo!” – continuou o pregador – E Ele diz, com voz clara e audível que eu deveria seguir a Bíblia e que eu deveria obedecer também o que ela diz. Então eu pergunte a Deus. O que eu devo fazer Senhor? Eu fiz a mesma pergunta de Paulo no Caminho de Damasco. Então o Senhor me respondeu: “Abra a Palavra e leia, leia e obedeça!”.
Irmãos, então tomei a minha Bíblia e abri, a leitura que o Senhor me mostrou estava em Marcos 10:21. O Senhor me diz, pela sua Palavra: “Vai, vende tudo...”.
“Agora eu tenho que obedecer... e vocês têm que cumprir essa ordem do Senhor, eu estou com 980 camisetas ali na entrada, elas são abençoadas pelo Senhor, e Deus me diz: Vai vende tudo, por isso eu não posso sair daqui até não ter vendido até a última delas. Irmãos... Está escrito, vai e vende tudo, eu tenho que obedecer”.
|
Veja o perigo de negligenciarmos o contexto dos textos bíblicos. Quantas heresias e doutrinas de demônios têm sido formuladas e aceitas por pessoas que não analisam o contexto. Muitos crentes sérios também se enganam por não examinarem as Escrituras. (MT 22:29; OS 4:6).
Uma questão importante deve ser levada em consideração ao interpretarmos algum texto, pois algumas palavras traduzidas diferem no sentido moderno. Para não haver nenhuma dúvida do que realmente a palavra realmente diz, o pregador deve possuir o maior número de versões da Bíblia que puder. Pois, comparando-as ter-se-á uma melhor compreensão do verdadeiro sentido da palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário