Também é bom lembrar que existem diferenças no sentido das palavras de contexto para contexto. Como a palavra “mundo”: em João 3.16, está escrito que Deus amou o “mundo”...e
Mundo:"1) A terra (Sl 24.1). 2) O conjunto das nações conhecidas (1Rs 10.23). 3) A raça humana (Sl 9.8; Jo 3.16; At 17.31). 4) O universo (Rm 1.20). 5) Os ímpios e maus, que se opõem a Deus (Jo 15.18) e têm o Diabo como seu chefe (Jo 12.31). 6) Os habitantes do Império Romano (Lc 2.1)."
1) Ez 29.21-qeren:Um chifre de um animal; símbolo de poder, força e vitória [os 4 cifres do altar simbolizam a poderosa presença de Deus( Lv 4.7;9.9].
2) Mc 3.15-exousia: autoridade ou direito para agir, autoridade, privilégio, capacidade, autoridade delegada. Exousia é a autoridade para usar dunamis, “poder”.
3) At 4.33-dunamis: energia, grande habilidade, poderio. [pode se comparar a dinamite.]
4) I Tm 6.16 -kratos: domínio, força, poder manifesto [refere-se ao poder dominador de Deus sobre o Universo].
5) Ishurus: Força física.
Que grandes lições poderemos tirar desse estudo etimológico ! Será de grande utilidade o pregador ter conhecimentos básicos do grego e hebraico.
REGRAS RESUMIDAS PARA UMA BOA INTERPRETAÇÃO:
ORE, POIS A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO QUE VOCÊ LER COM O AUTOR DE LADO.
2º TENHA SOMENTE A BÍBLIA EM MÃOS, POIS A BÍBLIA É A SUA PRÓPRIA INTÉRPRETE.
ANALISE CADA PALAVRA NO SEU SENTIDO USUAL E COMUM.
ANALISE CADA PALAVRA COM A FRASE DO TEXTO.
ANALISE CADA PALAVRA COM O TEXTO INTEIRO, OU SEJA, O CONTEXTO.
QUEM ESCREVEU? PARA QUEM ESCREVEU? COM QUE PROPÓSITO ESCREVEU? E O QUE ISTO QUERIA DIZER PARA OS LEITORES ORIGINAIS?
VEJA SE NO TEXTO EXISTEM PALAVRAS DE SIGNIFICADO TEOLÓGICO, SIMBOLÓGICOS, CULTURAIS OU FIGURAS DE LINGUAGEM, QUE ESTUDAREMOS AGORA.
Um comentário:
A paz do Senhor Amado Alexandre,
Vou visitar seu blog e concerteza estarei seguindo, pois me agrado da proposta do mesmo. Que Deus em Cristo esteja sempre vos abençoando!
Pr. Flávio Alves
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