HOMILÉTICA "A Arte da Pregação Evangélica" Parte I

Traremos uma série de estudos sobre Homilética, a arte da pregação. Nesta primeira parte traremos uma breve introdução ao tema. 



Introdução

        Como é maravilhoso sentar-se para ouvir um pregador manejando bem a Palavra da Verdade. Principalmente quando ela está carregada de muita unção e bem elaborada. Mas, existem pregadores desagradáveis de se ouvir, ora pelo sermão não preparado ou pela transmissão inadequada. Helmut Thielicke, famoso pregador alemão, disse: "Onde quer que encontremos, hoje em dia, uma congregação cheia de vida, encontraremos no centro uma pregação cheia de vida". Mas, como atrair a atenção do auditório sem perder a essência da Palavra? Como pregar persuasivamente bem? Surge então a necessidade da Homilética. Como qualquer outro artista, fazendo, aprende melhor. Se o estudante buscar o Reino de Deus, amar as pessoas, estudar a obra da pregação e preparar-se para a eficiência no púlpito, de acordo com os ideais deste estudo, poderá crescer, ano após ano, como pregador. Que ninguém se dedique a uma vida de pregação sem antes refletir e orar; mas, uma vez tomada a decisão de pregar ou aceito o “chamado”, que esforço nenhum seja então poupado na preparação.

A pregação é característica peculiar do cristianismo; nenhuma outra religião jamais tornou a reunião freqüente e regular de massas humanas para se ouvir a instrução religiosa e a exortação como parte integrante do culto divino. Houve algo semelhante no judaísmo, mas não com tanta ênfase como no cristianismo.

A pregação se constitui uma função primária da igreja.
3
 
Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.” 
Lc 4.16-21

         Como podemos ver, o próprio Jesus deu primazia ao ministério da pregação e por isso, ao pregar nos mais diversos lugares: sinagogas, nos montes, à beira-mar, indo de vilarejo a vilarejo, arrastava multidões com suas palavras de graça e autoridade de Seu ensino. Sua pregação era um clamor, que muito insistia por sua compaixão e que era poderoso por sua urgência.

         Embora existam atualmente vários meios para comunicar a verdade, como rádios, filmes, livros, revistas e outros tantos, nada pode substituir a pregação da Palavra de Deus. Quando um homem se mostra apto para ensinar, cuja alma está nas chamas da verdade que ele acredita tê-lo salvo e espera salvar os outros, fala face a face a seus semelhantes e os raios de simpatia vão e vêm entre ele e seus ouvintes, até elevar a uns e outros , cada vez mais alto, a intensos pensamentos, até a mais calorosa emoção- de modo que se sintam arrebatados por carros de fogo para além do mundo- há aí um poder que envolve os homens, que influencia o caráter, a vida e destino, poder nenhum que página impressa, cabinas de rádio, ou telas de cinema jamais produzirão.

         Por isso, devo trazer uma advertência aos pastores: Cuidado! Não substituam a pregação da Palavra de Deus em suas igrejas pela obra pastoral ou pelo louvor na liturgia dos cultos. É você pastor que deve ministrar a Palavra nos púlpitos de suas igrejas e deve mostrar ás suas ovelhas o quão importante é a Palavra de Deus para a vida de qualquer cristão. Também não se esqueça da dedicação ao prepará-lo, e tenha cuidado para não estar cansado demais para ministrar, pois a igreja também ficará.

 
Nunca reserve os chamados dez ou cinco minutos para a pregação da Palavra. Ela tem primazia em qualquer lugar! Você que almeja ser um arauto de Cristo também deve, de fato, dedicar-se ao estudo da Palavra e no aperfeiçoamento deste talento. Por isso, este estudo será um bom auxílio para seu crescimento na graça e no conhecimento.

Se você acha este estudo proveitoso, deixe o seu comentário.

Flávio Alves

Comentários

Fillip Valentim disse…
Já estava estudando e este novo elucidativo veio para complementar meus estudos.

Chadesh Iameinu keedem!
חַדֵּשׁ יָמֵינוּ כְּקֶֽדֶם׃
Renova os nossos dias como antes!

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida