Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

Abraão viu que seu filho Isaque já estava na idade de se casar. Por isso, providenciou que Isaque se unisse a uma crente, pois vemos que Eliézer foi enviado á Mesopotâmia para encontrá-la no meio da sua parentela. Abraão não queria que ele se unisse a uma pagã cananita.

Flávio Josefo afirmou que Isaque já tinha 40 anos quando Abraão decidiu casá-lo. O casamento de Isaque trata-se de um casamento planejado nos céus. Mas, vemos nesse episódio uma tipologia, isto é, uma sombra de como será o arrebatamento da igreja. Vamos aos detalhes:

Abraão envia Eliézer para buscar uma esposa para seu filho

Assim como Eliézer, servo de Abraão, foi enviado para buscar uma esposa para seu filho, Isaque, Deus Pai enviou o Espírito Santo para buscar uma noiva para seu filho, Jesus Cristo (At 2.1). À semelhança do servo que não falou por si mesmo, o Espírito não fala por sua própria conta, mas fala acerca do Filho da promessa (João 16:13-15). Da mesma forma que o servo presenteou a Rebeca com coisas preciosas como uma antecipação das riquezas de Isaque, o Espírito concede dons e penhor do Espírito à Igreja (II Co 1:22).

Sabemos que Isaque  ficou com Abraão enquanto Eliézer foi em busca de Rebeca. Assim, sabemos que O Filho, Jesus Cristo hoje está assentado á direita de Deus Pai (At 2.33; 5.31; Hb 8.1), enquanto o Espírito Santo prepara a noiva do Cordeiro que é a Igreja de Cristo (Jo 3.29; Ap 19.7;22.17;).

Eliézer orou ao Senhor para que lhe ajudasse a encontrar a noiva certa para o filho do seu senhor (Gn 24.12). O Espírito também intercede pela igreja de Cristo (Rm 8.28).  Rebeca era belíssima e virgem (Gn 24.16). Sabemos que virgindade simbologicamente refere-se á pureza, santidade. A igreja que o Espírito vai apresentar a Jesus é santa, pura e irrepreensível (Ef 5.27; Hb 12.24). Como Rebeca creu em Isaque e o amou sem havê-lo visto, o crente crê em Cristo sem vê-lo, ama-o e se alegra com alegria inefável e gloriosa (I Pe 1:8). Finalmente, vê-se na longa viagem que Rebeca tinha de fazer, a imagem da jornada do cristão para seu lar celestial.

Isaque vai ao encontro de Eliézer com sua noiva

Outro fato que me chama a atenção e me deixa maravilhado, é que Isaque estava orando no campo. Provavelmente ansioso para ver sua futura noiva (Gn 24.61). Isaque encontrou Rebeca e Eliézer no meio do caminho. É maravilhoso encontrar nas Escrituras que Cristo virá buscar a sua noiva entre os céus e a terra, isto é, no meio do caminho, nos ares:

(I Tessalonicenses 4:17) -  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Imagino a alegria e o amor de Isaque e Rebeca ao cruzarem seus olhos no campo. Da mesma forma, grande será o amor de Cristo para com a sua noiva, a igreja do Senhor. (Gênesis 24:67) - E Isaque trouxe-a... e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a... 


O que está reservado para nós naquele grande dia!?



(I Coríntios 2:9) -  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 




Vosso conservo,


Pr. Flávio Alves



Bibliografia:


HOFF, Paul. O Pentateuco.
JOSEFO, Flávio. A história dos Hebreus, CPAD, 

8ª ed, 2004.

Comentários

Unknown disse…
Pastor Flávio, muito bom o post, mas estou aqui para pedir ao senhor que como um servo de Deus que é falar aqui no seu blog um pouco da PNDH 3 que ameaça a nossa população. Obrigada.
Anônimo disse…
Lá em cima esta escrito Gênesis 22-61 não existe este versículo,muito boa revelação,repare depois este errinho e normal,bom dia Pr André
Paulo disse…

Esse tipo de interpretação é a chamada alegórica. Não faz sentido nenhum. O Espírito Santo nos esclarece nossa condição e necessidade de redenção, mas, não cria nem revela significados para os textos.
Anônimo disse…
Nessa época em que ocorreu tudo isso Abraão tinha 40 anos? ??
Unknown disse…
vai ora irmaos isso e uma tipologia e msm coisa fala que moises era tipologia de cristo o libertado
Unknown disse…
Sabe ler então análise o texto dinovo
Anônimo disse…
isso e veridico mesmo, Deus mostrando em sua palavra uma tipologia da VOLTA DE JESUS
Obrigado por tão precioso estudo,pastor!O Senhor continue abençoando a sua vida abundantemente!!!!!!!!!!Os seminários tem formado muitos pastores...Mas o tempo gasto em oração e estudo da palavra é que faz a diferença. E é Deus quem o escolhe ,consagra...dentre tantos..Um abraço!
Flávio Alves disse…
Amém meu querido irmão. Obrigado pelo comentário. Só pude vê-lo agora.
E essa expressão Deus filho não e biblica Jesus afirma eu e o pai somos um joão 10;30
Unknown disse…
Que estudo fantastico pastor.
Deus o abençoe ricamente.
Unknown disse…
Isaque tinha 40 anos.
Flávio Alves disse…
Assim como sempiterno, Trindade, soteriologia, e tantos outros termos ou expressões não está na Bíblia, mas nem por isso deixa de ser verdadeira. Procure ler mais um pouco sobre a doutrina da Trindade.
Flávio Alves disse…
Obrigado meu querido. Fico muito feliz com seu comentário.
Unknown disse…
Excelente estudo mestre continui nus abrilhantando com eses estudos maravilhoso 🤝
Unknown disse…
Acredito que seja 24:61, onde rebeca e suas moças montaram nos camelos e srguiram.
Alex_Atreides disse…
Maravilhosa palavra pastor.
Peço a sua licença para usá-la hoje nossa reunião de obreiros.
Será uma aula muito rica por toda as revelações existentes neste estudo.
Fique com Deus.
Unknown disse…
Excelente estudo querido pastor,é desse tipo de estudos que precisamos pera"crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".As fontes são ótimas,Deus o abençoe!
Flávio Alves disse…
Muito obrigado pelo comentário!
Flávio Alves disse…
Deus continue lhe abençoando!
daniela disse…
Excelente palavra Pastor! Eu estava procurando em algum lugar qual a data do casamento de Isaque e Rebeca no calendário judaico. O senhor saberia me informar?
Tiagopereira disse…
Se vc ler a bíblia ser enxergar Cristo nela como Deus está se revelando a vc. Cristo está em tudo nas escrituras isso de alegoria que o espírito não dá significado aos textos pelo amor de Deus leia as cartas de Paulo veja os paralelos que ele cruza da velha aliança com a nova busque outras literaturas principalmente sobre tipologia bíblica.
Pastor excelente texto muito bom ...
Geraldo Leandro Patrocinio disse…
Maravilha , estava procurando a tipologia para confirmar o que na minha simplicidade ja imaginava .

Agradeço a valiosa explicação , muito obrigado

Pr. Geraldo Leandro
Anônimo disse…
Paulo cesar. Tem um anônimo dizendo que o Flavio citou gn.22.61 mas não foi não, o flavio citou certo gn.24.61 está certo. Outra pessoa falando que o flavio falou que Abraão tinha 40 anos o flavio falou isaque e não Abraão. A paz do Senhor a todos.
Anônimo disse…
Top, parabéns
Anônimo disse…
Q Revelação linda da palavra de Deus aos nossos corações.

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

O que Deus Determina Ninguém Invalida