Como é perigoso agir sem a direção de Deus

Como é perigoso agir sem a orientação de Deus.

Existem circunstâncias na nossa vida que exigem a tomada de decisões, e tomar decisões pode determinar qual será o nosso futuro. O livro do Gênesis nos conta a história de um homem que decidiu agir por conta própria e acarretou sobre si muitas maldições por causa disso. Diferente de seu tio Abraão, Ló atentou para as campinas de Sodoma e Gomorra sem discernir espiritualmente. (Gênesis 13:10) -  E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.  

Ele não consultou ao Senhor para mudar-se para Sodoma. Não viu que os que ali habitavam eram homens cruéis e pervertidos moral e espiritualmente. É dever do crente procurar boas companhias(II Co 6.14), pois não é a toa que o salmista disse no Salmos 1, (Salmos 1:1) - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Mas, Ló não avaliou que tipos de pessoas moravam em Sodoma, não avaliou o perigo que sua família corria estando no meio de um povo tão distante do verdadeiro Deus.

A insistência de Ló em permanecer em Sodoma lhe trouxe um alto prejuízo

Mesmo sendo levado preso numa guerra que houve naquela região e ter somente escapado vivo pela coragem de Abraão e de seus 318 empregados, Ló voltou para Sodoma. Ló apegou-se a Sodoma provavelmente por ocupar um lugar de prestígio na cidade, pois a Bíblia fala que ele se assentava na porta da cidade (Gn 19.1), um lugar que possibilitava a ele ver, observar, negociar com quem passava por ali. Como é perigoso para o cristão apegar-se ao mundo e ás suas riquezas.

Existe uma medida para a iniquidade dos homens

Os pecados de Sodoma e Gomorra já cheiravam mal ás narinas de Deus: (Gênesis 13:13) -  Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR. A medida da iniqüidade dos Sodomitas tinha chegado ao máximo (Gn 15.16). Por este motivo, Deus decidiu destruir estas cidades, pois á luz da Palavra de Deus percebemos que a paciência e a benevolência de Deus têm limites. Que futuro está reservado para as nações atuais que legalizam o aborto (assassinato infantil), prostituição, casamentos homossexuais? A homossexualidade e depravação sexual é o último estágio do pecado de uma sociedade. A própria Palavra de Deus nos responde á pergunta anterior:  (II Pedro 3:7) -  Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

Por que Deus primeiramente contou a Abraão o que planejava fazer?

Deus contou a Abraão o que intencionava fazer com as cidades de Sodoma e Gomorra. Por que Deus contou a ele o que pretendia fazer? Abraão gozava do “status” de amigo de Deus. Com isso, desfrutava de comunhão íntima com Deus, explícito na declaração divina: (Gênesis 18:17) - E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço,...? Aquele que teme, ama e obedece ao Senhor gozará da revelação de seus mistérios e segredos.  (Salmos 25:14) -  O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Foi assim com Daniel, e será assim com todo aquele que dispuser a dedicar-se a uma vida de oração e comunhão com Deus.

Pode-se dizer que Abraão foi o primeiro filantropo (amigo do homem) da História, pois Ele intercedeu sabiamente e ousadamente pelos justos que habitavam em Sodoma. É a presença dos justos que impede que o juízo divino desça como chuva de fogo sobre todo o mundo. Mas, a impiedade de Sodoma tinha chegado ao ponto de não haver sequer dez justos no meio dela.

(Gênesis 19:1) - E VIERAM os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;

Os anjos se dirigiram á casa de Ló e não que necessitassem, mas educadamente comeram com Ló e sua família. Pois sabemos que anjos são seres espirituais e não possuem as mesmas necessidades que nós (Mt 22.30), mas podem se materializar e comer quando Deus permitir.

(Gênesis 19:4) - E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. Quando guardamos em nossas casas espirituais algo divino, somos cercados pelos ímpios afim de “tirar” de nós o que há de espiritual.

O diabo quer "arrancar" Deus de dentro de nós

Lembre-se da parábola de Jesus:
“E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram...  Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;” (Lucas 8. 4,5,11,12)

O diabo cerca a nossa vida: (I Pedro 5:8) - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão... Ele deseja arrancar de nós aquilo que nos enche de alegria, gozo, paz... (Gênesis 19:9) - ... Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.  

Mas, eu tenho uma boa notícia de Deus para sua vida: Deus vai fechar a porta! (Gênesis 19:10) - Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta; Deus vai fechar a porta para que o mal não entre na tua casa, na tua vida, nem na tua família.

Ló era como o sal insípido e como uma luz que não iluminava

Os anjos então comunicam a Ló que foram enviados por Deus para destruir aquela cidade, e ordenam que saia com sua família (Gn 19.12,13). Ló comunicou aos seus genros que Deus iria destruí-la, porém foi tido como zombador, o que nos deixa a pensar que tipo de pessoas eram os genros de Ló. É da responsabilidade dos pais avaliar, conhecer e orar para que seus filhos não se unam a ímpios. Deus não aceita que seus justos se casem com os ímpios. (II Corintios 6:14) -  Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Além disso, eu penso que se Ló fosse um verdadeiro exemplo como agente influenciador do bem no meio das trevas, seus genros teriam acreditado. É triste ver que alguns crentes não ocupam e não cumprem mais o seu papel de sal da terra e luz do mundo. Não fazem a diferença no meio dos ímpios, a sua luz não resplandece em meio as trevas. Se portam como ímpios, se vestem como eles, falam e agem como ímpios.

(Gênesis 19:15,16) - E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.

Como é grande o amor de Deus! Vejo ai um tipo de como será a segunda vinda de Jesus Cristo: (Mateus 24:31) -  E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Que dia glorioso será o dia em que seremos recolhidos aos ares para escaparmos do fogo da ira divina que descerá sobre o mundo durante a Grande Tribulação. Veja nesse episódio bíblico que os santos não passarão pela Grande Tribulação como alguns pensam. A igreja do Senhor será salva do derramamento do cálice da ira divina. Se somos a igreja Filadélfia dos últimos dias, então devemos crer na promessa de Cristo feita para ela: (Apocalipse 3:6) - Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

(Gênesis 19:26) - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

Por que a esposa de Ló olhou para trás? 

Porque seu tesouro estava em Sodoma; ali também estava seu coração. Parece que se atrasou na planície de Sodoma e ali foi alcançada pela chuva destruidora. Provavelmente se formou sobre seu corpo uma crosta de sal e ficou ali convertida em estátua como advertência às pessoas cujos corações estão no mundo (Lucas 17: 31, 32).

A esposa de Ló saiu de Sodoma, mas Sodoma não saiu dela. (Provérbios 4:23) -  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Não adianta sair do Egito, se o Egito não saiu de dentro de nós. Aqueles que não arrancam o mal do seu coração sempre morrem no meio do caminho. Aconteceu com Israel no deserto do Sinai, onde todos que se lembravam e sentiam saudades do Egito tombaram mortos nos deserto durante os quarenta anos de peregrinação. Como é triste ouvir a notícia de que um irmão aparentemente fervoroso voltou para o mundo!

(Tiago 1:8) -  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Precisamos servir a Deus com inteireza de coração ( I Rs 19.4), não podemos coxear entre dois pensamentos ( I Rs 18.21).

Pobre Ló! perdeu a esposa e o lar; suas filhas se corromperam e mediante um truque por elas planejado, Ló veio a ser o antepassado incestuoso dos grandes inimigos de Israel: os moabitas e os amonitas. Estes povos foram notórios por suas ambições idólatras e constituíram o perigo de contágio para Israel através dos séculos (Números 25:1-3; I Reis 11:7, 33; Levítico 18:21; II Reis 3:27). Ló é uma amostra do homem carnal que procura ganhar o mundo e ao mesmo tempo reter o espiritual. Perdeu tudo, salvo sua própria alma. 

Que Deus em Cristo vos abençoe e nos ajude a tomar decisões que acarretem bençãos sem medida e não maldições, dos quais somos os únicos responsáveis.



Vosso conservo,
Pr. Flávio Alves



Bibliografia: 
Biblia Hábil
HOFF, Paul. O Pentateuco.

Comentários

Unknown disse…
Muito bom o estudo, é bem atual e nos retrata o papel do cristão de hoje, o viver de maneira comum sem tomar decisões em Cristo! O que nos remete a uma vida de fracassos e frieza espiritual!!

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida