Referência a Deus no dólar é constitucional
Um tribunal federal da Califórnia decidiu na quinta-feira, por dois votos a um, que as referências a Deus no dólar e no juramento de lealdade à bandeira dos Estados Unidos, recitado em algumas escolas públicas, não constituem um doutrinamento religioso por parte do Estado.
O caso foi levado à justiça por Michael A. Newdow, que considera as referências a Deus no juramento de lealdade e na moeda nacional contrários à Constituição americana.
"O juramento é constitucional", decidiu a corte a respeito da promessa solene que fazem todas as manhãs à bandeira os alunos de escolas públicas e que inclui a frase "One nation under God" ("Uma nação sob Deus").
A referência foi adicionada ao juramento em 1954 pelo presidente Dwight Eisenhower.
Em relação ao dólar, a frase "In God we trust" ("Em Deus nós acreditamos") está impressa em todas as moedas e cédulas americanas.
"O juramento serve para unir a nossa vasta nação com a recitação orgulhosa de alguns dos ideais sobre os quais se fundou nossa república e pelos quais continuamos lutando", afirmaram os dois juízes que decidiram contra a ação.
Da AFP Paris
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
-
Quero apenas conversar sobre o assunto, sem elaborar um tratado teológico, pois estou sem tempo no momento. Fui questionado sobre a base bíb...
-
Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24) Abraão viu que seu filho Isaque já estava na idade d...
-
O que Deus determina ninguém invalida (Isaías 14: 24,27) - O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como dete...
Nenhum comentário:
Postar um comentário