Como a chuva




Como chuva e como orvalho
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. (Deuteronômio 32:2)
Nada melhor do que em um dia quente sentir gotas de chuvas refrescantes que esfriam a terra e melhora o ambiente. Nada melhor para um agricultor do que ver a chuva molhar a terra depois de uma longa seca, espalhando vida por onde só havia sequidão. O que seria da terra sem a chuva e da natureza se não existisse o orvalho? Sabendo da grande importância vital da chuva e do orvalho para a natureza e para o homem, Deus Criador de todas as coisas utiliza-se de uma figura de linguagem para expressar o quanto sua Palavra e sua doutrina são importantes para a vida do seu povo.


                O povo de Deus sobrevivia da agricultura. Sem chuva haveria fome e morte na terra. A Bíblia fala de um período de três anos que não houve nem chuva nem orvalho sobre a terra, e por este motivo houve uma grande fome em Israel segundo a palavra de Elias, que profetizou a ausência da chuva e do orvalho em resposta á impiedade de Acabe (I Rs 17.1). ... e a fome era extrema em Samaria. (I Reis 18:2)


Seca representa adversidade na vida do cristão. Um deserto espiritual é com certeza uma provação na vida de qualquer pessoa. Na seca falta a fartura, só há escassez; falta-nos amigos, só há solidão; falta-nos conforto, só há pedras quentes, terra seca e infértil. Nada prospera, tudo dá errado. Nestes momentos de dificuldades a carne quer reinar, o diabo mostra-nos facilidade em negar a prova e abraçar o mundo. Neste momento o inimigo se apresenta como amigo e nos faz pensar se realmente vale apena caminhar numa terra seca e árida, debaixo do sol quente sendo muitas vezes vigiado de perto pela própria morte (Mateus 4).


O que fazer quando passamos pelo deserto? O que fazer quando caminhamos entre pedras e espinhos? Como agir quando se deparamos com o extremo? Chegamos no limite da sobrevivência, da nossa existência, á beira de uma morte eminente. Os recursos se acabam e o desespero bate á porta. Mas, é quando o sol fica mais quente, e pensamos ser o fim, que sentimos gotejar sobre nós, como chuva refrescante no deserto a doutrina de Deus. “O seu amor revelado no meio da ira”. Sua graça e misericórdia são o alívio para o viajante.


Nunca desista de caminhar, pois mais quente que seja o teu deserto, Deus trará chuva sobre a tua vida. Nunca estás desamparado, você nunca esteve sozinho nesta jornada, teu Deus sempre esteve contigo nos mais difíceis passos que tivestes que trilhar. Não caminhas sozinho, pois mais presente que tua sombra a tua direita, será o teu meigo Salvador ao teu lado. (Salmos 121:5) -  O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. A chuva vai chegar. Deus sabe o quanto está sendo difícil para você. O quanto você está se esforçando para caminhar.


Deus trará vida sobre a tua vida que está na sequidão. De onde você nem imaginava depois desta chuva brotará vida. Você verá novamente o verde da esperança se espalhar sobre a terra seca. Os rios secos voltarão a correr água, espalhando vida por onde passar. (Salmos 36:9) -  Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. (Isaías 41:18) -  Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.


Da mesma forma que a chuva e o orvalho descem do céu, assim também a tua renovação virá do céu. O teu socorro não virá da horizontal, não virá de homens, mas da vertical, é de cima que virá o teu socorro! (Salmos 121: 1,2) - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.


Muitos erram por esperar no homem
 o que só Deus pode nos dá


Nos momentos de adversidades extremas na nossa vida, amigos nos abandonam parentes desaparecem e sozinhos nós ficamos. É duro não poder contar com as pessoas que tanto confiávamos. São nestes momentos que a depressão bate na nossa porta, e pensamentos de suicídio e desespero invadem nossa mente. Mas, quem disse a você que poderia confiar nos amigos, ou nos parentes, que eles seriam o teu socorro quando você precisasse? A Bíblia apresenta onde deve estar a sua confiança:


(Salmos 84:12) -  SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.
(Provérbios 14:26) -  No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.
(Salmos 9:10) -  Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.
(Salmos 32:10) -  O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará.


Que possas dizer como o salmista: (Salmos 56:3) -  Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. (Salmos 57:1) -  TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. (Salmos 118:8) -  É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.


Para que não venhas a experimentar o que este escritor bíblico enfrentou: (Salmos 41:9) -  Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. Por que: (Provérbios 25:19) -  Como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia. Existe dor mais chata do que a dor de dente? Ou algo mais horrível para um caminhante do que um pé desconjuntado? Assim será para aquele que depositou no homem a sua confiança. 
Eu serei para Israel como o orvalho.
Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
(Oséias 14:5)

                Deus cuida do seu povo, não o desampara nem em um minuto sequer. Até dos mínimos detalhes ele se mostra providência. Lembro-me que certa vez estava preocupado, e orei ao Senhor pedindo-lhe socorro. Estava sem receber meu salário há alguns meses e precisava honrar uma pequena dívida, mas que no momento eu não tinha. A resposta de Deus para mim foi a seguinte: “abra o DVD que lhe enviaram da Europa.” Há alguns dias tinha recebido uma correspondência de uma irmã que residia na França, porém não tinha tive tempo para assistir o DVD que ela me enviara. Quando abri os dois DVD’s encontrei dentro da capa uma nota de vinte euros, que troquei por reais e paguei a pequena dívida. O nome de Deus foi honrado. Nesse pequeno testemunho percebi o quanto Deus é Fiel, pois antes mesmo que eu lhe pedisse em oração, Ele providenciara a benção que já estava em minhas mãos.

                Nós somos tão limitados e muitas vezes incrédulos que não observamos que a vitória que precisamos está mais perto do que imaginamos. Nossa visão é tão limitada que não enxergamos a providência de Deus diante dos nossos olhos. Ficamos como os viajantes no caminho de Emaús, se interrogando e questionando sobre Jesus com o próprio Jesus e não percebemos que era Ele mesmo que estava ao seu lado (Lc 24.13-31). Ou como a igreja que orava pela libertação de Pedro e quando o mesmo chegou na porta da sua casa eles pensaram que o anjo de Pedro (At 12.16).

                Deus será como o orvalho
Por que ele só desce no início da manhã.


A Bíblia diz: (Salmos 30:5) ... O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Como diz um certo hino de Oséias de Paula: “Quando a noite fica mais escura, é sinal que o dia vai raiar.” (Salmos 46:5) -  Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. A noite, mesmo sendo escura e solitária, não te matará, nem de destruirá, pelo contrário, nos primeiros raios de sol que virá no amanhecer, você verá o meigo orvalho sobre as folhas da grama e das plantas, descendo como recompensa por mais uma noite que se passou. Tu verás a salvação de Deus e vitória que chegará juntamente com o amanhecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida