O Filho Pródigo


O filho pródigo

Uma história completa de ruína e reconciliação

(Lucas 15:11,12) - E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

O mais moço deles... Quando somos jovens, podemos alegrar-se por nossa força e vigor, mas devemos ter muita cautela, pois na mocidade mora a inexperiência e imaturidade. Foi o que faltou para este jovem filho rico: a sensatez. Possivelmente este jovem passava tempo ouvindo dos seus amigos notícias da cidade grande, ouvia falar dos prazeres e deleites que havia nas festas que lá se faziam. Totalmente diferente, da sua fazenda que era calma e tranqüila. Devemos ter muito cuidado com as conversas que temos e com o que gastamos o nosso tempo. Pois aquilo que ocupa a nossa mente pode ocupar a nossa vida.

(I Corintios 15:33) - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

O Diabo não apresenta seu banquete de uma só vez, ele vai apresentando prato por prato a fim de despertar nosso apetite, o que na Bíblia se chama concupiscência, isto é, desejo carnal desenfreado. Quando o desejo pelo pecado é despertado, vem a obstinação, isto é, nada mais interessa a pessoa a não ser o desejo que lhe consome. O desejo pelo pecado nos torna escravos. O diabo sempre usa a antiga e bem sucedida forma de nos conduzir ao erro: despertar pelo desejo dos olhos, pelo desejo da carne e pela soberba da vida (I Jo 2.16). Ele tentou a Eva da mesma maneira:

(Gênesis 3:6) - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

E viu a mulher ... agradável aos olhos... Quase cinco mil anos se passaram e ele ainda tenta a humanidade da mesma forma. De todas as civilizações que surgiram no planeta, a contemporânea está sendo a mais obstinada pelo pecado do que a decadente Roma antiga, ou até mesmo a própria Babilônia que perde em termos de idolatria, prostituição e crueldade para a nossa civilização atual. A Bíblia falava há dois mil anos sobre a nossa geração, uma geração que não respeita a vida e que não teme nem a Deus nem á sua palavra.

Toda a violência e ódio que vemos atualmente, até os atos mais insalubres de pecado e perversão são frutos de mentes cheias de maldade e pecado. Nossa civilização se aproxima perigosamente do grau pecaminoso da geração antediluviana: (Gênesis 6:5) - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Nós, servos do Senhor Jesus Cristo, devemos limpar nossas mentes de todo o mal e desejo carnal e pecaminoso, (Filipenses 2:15) - Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Pois concordo com as palavras do pai da psicanálise quando diz: "O pensamento é a ação ensaiando. "( Sigmund Freud ) Como também do próprio Siddharta Gautama, o Buda, quando disse que "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Como nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. "

Desejo de conhecer o mundo e os seus prazeres não entra no coração daquele que obedece a Palavra de Deus:

(Colossenses 3:2) - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; (Filipenses 4:8) - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Ocupe sua mente com a Palavra de Deus que te purifica e suas ações serão como bons frutos para a glória de Deus.

(Lucas 15:12) - E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

Quando o homem está obstinado pelo pecado, seu entendimento é cegado pelo diabo para não entender nem o evangelho e nem a conseqüência de suas ações: (II Corintios 4:4) - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

(Lucas 15:13) - E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

Este jovem partiu para uma terra longínqua, para longe do seu pai e da sua casa. É isso que o pecado faz na vida do homem: Causa separação. (Isaías 59:2) - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Deus é santo, e está no lado oposto ao pecado, quanto mais o homem peca, mais ele se distancia de Deus. Ninguém pode estar no alto de uma montanha e na profundeza do vale ao mesmo tempo. Este jovem só fez declinar, e é assim a vida daquele que vive na prática do pecado. Sempre irá declinar, pois o pecado é como um peso de ferro que aumenta de peso a cada instante puxando o homem para o fundo até chegar no inferno.

Este jovem viveu a vida dissolutamente, isto é, ele escolheu viver uma vida desprovida de moral, decência, e pudor. A vida é cheia de escolhas, e a principal delas é qual a forma de vida que você irá escolher viver. Este jovem decidiu viver longe do pai e do lar. E você? Escolheu viver uma vida onde você mesmo é o dono do seu nariz? Onde faz o que bem entende como se nunca tivesse que prestar contas com ninguém? (Eclesiastes 11:9) - Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Sua vida saiu das narinas de Deus, Ele te deu a vida como um presente do qual ele te chamará a prestar contas sobre o que fizestes com a vida que ele te deu.

As pessoas vivem hoje como se não houvesse um amanhã. Vivem como se não existisse um Deus que vê tudo e todos. Como se suas ações não lhe trouxesse reações. Cada ação é uma semente que o homem planta. (Gálatas 6:7) - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Este jovem ceifou os frutos amargos da sua insensata decisão da maneira mais triste que ele podia imaginar. Foi humilhado, ao ter que cuidar de porcos, um animal imundo que quem cuidasse deles também seria imundo segundo a tradição judaica. O mundo apresenta suas flores como uma belíssima cortina que esconde um inferno de espinhos mortais. Toda a beleza do mundo e seus prazeres se perderam quando a cortina da ilusão caiu e a realidade veio á tona.

As pessoas hoje são obstinadas por dinheiro, sucesso e fama. Com o dinheiro vem o poder, com o sucesso os aplausos e com a fama os amigos. Mas, quando se acaba o dinheiro, morre o poder, cessa os aplausos e se afastam os amigos. Quando isso acontece na vida das pessoas, muitas delas suicidam-se ou tornam-s dependentes de remédios controlados, entram em depressão, é a fome que invade a sua alma, o vazio que lhe devora e a morte que voa sobre nós como corvos esperando a hora exata para atacar. É nesta hora de humilhação, abandono e desespero que o homem precisa reconhecer seu erro, tomar a decisão e se arrepender.

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida