O Admirável José


O Admirável José

O escravo prisioneiro que virou governador do Egito


As minúcias da vida de José têm seu enredo escrito pelo próprio autor da vida, e prefiguram esplendidamente a vida do próprio Deus encarnado que séculos adiante pisaria neste solo árido de inveja, ódio, traição e calúnia. Os traços de seu caráter só poderiam ter sido enraizados numa profunda convicção de fidelidade á um plano divino do qual ele mesmo desconhecia. Mas, o que mais me maravilha no comportamento deste jovem, é que mesmo sem compreender os “porquês” de tantos infortúnios que lhe sobrevêm ele continua perseverante na sua fidelidade a Deus.

Vendido pelos próprios irmãos, assim como o próprio Cristo o foi, José demonstra um caráter de mansidão. Injustiçado na casa de Potifar, José demonstra um caráter de honestidade, integridade e se manteve firme ao não ceder quando a mulher de seu senhor lhe tentava. Em nenhum momento observamos nas entrelinhas das sacras escrituras algum desânimo, desejo de vingança ou depressão. Este é um dos maiores exemplos de perseverança que encontramos na Bíblia Sagrada. Ele não desistiu dos seus sonhos mesmo quando o copeiro se esqueceu dele. A ingratidão junto com o esquecimento abala a estrutura psicológica e emocional de qualquer pessoa, mas sua vida foi provada como um carvão que resistiu á grandes pressões no interior da terra, e acabou-se transformando em um dos mais preciosos diamantes da humanidade. José é um exemplo que o ser humano pode ser não apenas bom, mas excelente como um ser criado pelo fantástico Senhor do Universo.

Nunca antes e nem depois da história do Egito algum estrangeiro ou prisioneiro ocupou um cargo tão alto e poderoso como José ocupou na sua época. Mas ele não usou seu poder para pisar ou se vingar dos que lhe fizeram mal, mas para perdoar o imperdoável e fazer o bem para aqueles que lhe fizeram o mal. Seu exemplo é impactante e emocionante. Dá-nos a esperança que mesmo em um mundo como o nosso, onde tudo declina, como valores morais, éticos, familiares e espirituais estão sendo pisoteados, existam pessoas como José. Pessoas que nunca se dão por vencidas pela rigidez da incompreensão, espinhos da inveja ou pelos golpes das traições, mas que conseguem ser verdadeiras estrelas neste escuro mundo de trevas. Através da história José, podemos compreender superficialmente um pouco da razão pela qual o ser mais poderoso do universo se apaixonou pela humanidade.

Flávio Alves (Abreu e Lima, 21:25 hr, 01 de outubro de 2009)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida