O Mistério de Deus

O Mistério de Deus
Uma Mensagem sobre a Mão Misteriosa

“Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. (Dn 5:5)”

Por Flávio Alves
Abreu e Lima-PE, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008.

Belsazar estava alegre e deu um banquete a mil dos seus grandes, e havendo provado o vinho mandou que lhe trouxessem os utensílios da Casa do Senhor, que havia sido trazidos por seu pai, Nabucodonosor, quando este conquistou Jerusalém. Provavelmente ele havia mandado trazer os vasos pensando em demonstrar a todos os seus importantes oficiais como ele era poderoso e estava acima de qualquer deus. Ele queria mostrar a todos que até Jeová, o Deus de Israel estava submisso a ele e aos seus falsos deuses. O coração de Belsazar estava repleto de orgulho e soberba. E pelo que conhecemos de Deus, Ele não suporta os orgulhosos.

O orgulho é o primeiro sinal da Derrota

“O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância,
o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.” Pv 8.13
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Pv 16.18


Deus não admite orgulho no coração dos seus filhos. A soberba é o primeiro sinal de rebelião contra Deus. O primeiro a se orgulhar em toda a história da criação foi Lúcifer. E seu orgulho transformou-se em rebeldia contra o Todo-Poderoso. O céu é lugar de santidade, por isso os rebeldes que tentaram tomar o lugar de Deus foram expulsos de lá. Dizia Lúcifer: “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Is 14.13-15”

O primeiro a se achar soberba no seu coração, foi Lúcifer, aquele que trazia luz diante de Deus, agora foi transformado em Satanás, adversário de Deus e dos servos de Deus. Foi expulso e humilhado de cima dos céus porque se orgulhou ao ponto de querer tomar o trono de Deus. Não permita que o orgulho domine seu coração, pois esta será uma porta para o diabo e pra a sua ruína. Infelizmente, temos visto este mal cada vez mais presente no coração das pessoas. Basta ter uma condição melhor, um carro melhor ou até mesmo um cargo, para se orgulhar e querer ser maior e melhor do que os outros.

Hoje, vemos os homens contaminados pelo vírus da soberba ao cúmulo de querer brincar de Deus. Construíram na Europa um acelerador de partículas a fim de comprovarem que o Universo não foi criado por Deus. Querem provar que não existe Criador. A primeira vez que os homens quiseram brincar de Deus, foi em Babel, onde construíram uma torre para chegar aos céus e mostrar de que não precisavam de ninguém, de que eram auto-suficientes. Deus olhou a arrogância dos céus, desceu e confundiu a língua dos homens e eles foram humilhados. Cuidado! Não seja arrogante e exaltado, porque o mesmo Deus ainda passeia com seus olhos sobre a terra para abater os orgulhosos!

Quantos pregadores, após verem os seus nomes galgarem os degraus da fama, deixam o orgulho dominarem os seus corações, ao ponto de pensarem que são eles que fazem os milagres, pensa que é a sua boa oratória, a sua eloqüência, o seu carisma que atraem as multidões. Quantos que se esquecem das suas origens? Quantos que cobram fortunas para pregarem a Palavra de Deus, quando antes nem pagando as pessoas elas queriam lhe ouvir? Deus está farto de orgulhosos e soberbos! Cuidado pastores! Para não pensar que a igreja é sua, e que o ministério é seu império. Deus não divide a glória dele com ninguém. Grande, só Deus!

Faraó foi um dos tais que se exaltou diante de Deus. Quando Moisés foi enviado a ele em nome do Senhor, ele perguntou: ”Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel.” Ex 5.3. Eu imagino Deus olhando dos céus á terra e dizendo aos anjos ao seu redor, agora vou mostrar a Ele e ao Egito que EU SOU O QUE SOU! Deus mandou dez pragas sobre o Egito, humilhou todos os deuses de faraó e ainda matou e destruiu todo o seu exército nas profundezas do Mar Vermelho (Ex 14). Depois de quarenta anos, Raabe na cidade de Jericó, lá em Canaã, abriu a boca e testemunhou que todos os homens de Jericó estavam desmaiados de medo porque tinham ouvido falar de como o SENHOR, nosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra (Js 2.11). Deus vai ser engrandecido na humilhação de todos aqueles que batem no peito e dizem: - quem é o teu Deus? Aonde está o teu Deus? Antes de você entrar em Jericó, os teus inimigos estarão tremendo de medo, porque saberão que o teu Deus é Deus!

Outro que se orgulhou, pensando que todo o seu império foi conquistado pela sua força e para sua própria magnificência foi Nabucondonosor, um dos antecessores do Rei Belsazar (Dn 4.30). Ainda estando a palavra na sua boca, veio uma voz do céu e lhe deu a sentença de humilhação. O grande Nabucodonosor habitou entre os animais do campo, com pêlos como penas de águia pelo corpo, unhas crescidas como de aves comendo capim para aprender a lição de que é Deus quem exalta, e é Deus quem humilha a quem quer. Depois do tempo determinado, Deus lhe devolveu sua consciência e ele pode testemunhar que o Deus dos Céus pode humilhar os que andam na soberba. Mas, mesmo sabendo de como Deus humilhou ao seu próprio pai, Belsazar não se humilhou diante de Deus e mandou buscar os utensílios consagrados para uso exclusivo de Deus para beber e festejar com irreverência, cultuando ao seu deus demônio. Aquilo que é consagrado a Deus não deve ser profanado. E eu encontro sérias advertências de Deus neste texto da sacra Escritura.

Não toque naquilo que é Sagrado

Eu encontro na Palavra de Deus, sérias advertências para algumas coisas que não devem ser profanados:

Deus não admite que tome o seu nome em vão:

“Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Ex 20.7”

O nome de Deus não pode ser profanado. “Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR. Lv 20.12” Lembro-me muito bem do que aconteceu em uma certa Assembléia de Deus, onde uma jovem que estava interessado em um jovem de Deus, e que pensou que podia ajudar a Deus unir os dois, ela se levantou no meio do culto profetizando em nome do Senhor, foi até aquele jovem e disse assim: - Jovem, sou eu deus que falo contigo... Profetizou várias bênçãos para aquele jovem e acrescentou: - Jovem, assim te digo, eis que já preparei a tua varoa, e eis que a que eu preparei para ti, é o vaso que fala contigo! No mesmo instante, Deus levanta aquele jovem que surpreende a jovem e brada: - Jovem, quem te mandou profetizar no meu nome se eu não te dei ordem? Quem és tu para dizer: Sou eu deus que falo, se eu não te enviei? Ouvindo aquilo a jovem caiu em pranto e pediu perdão a Deus dizendo no meio de uma igreja lotada: Me perdoa Jesus, me perdoa Jesus! O jovem cheio do Espírito Santo acrescentou, não se use, deixe Deus te usar.

Esta falsa profecia foi revelada falsa por Deus no meio do culto, mas quantos estão profetizando mentiras a fim de serem elogiados e tidos como vasos de Deus sem que Deus os envie? Quantos usam o nome de Deus para falarem o que quer? Quantos estão brincando com o nome do Senhor? Cuidado! Deus não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

Não profane a Casa de Deus

A Casa de Deus é santa, é lugar santo, porque a presença de Deus se manifesta visivelmente no meio dela. Por mais singelo e humilde que seja o lugar, Deus está presente no meio: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mt 18.20. O lugar onde está a presença de Deus é santo e deve ser reverenciado, foi por isso que Ele disse á Moisés para tirar as sandálias dos seus pés diante do fogo ardente no meio da sarça. Eclesiastes 5.1 não está na Bíblia por acaso: “GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.”

Ainda tem crente que vem para Casa de Deus, passa o culto todo mascando chiclete sem louvar, sem glorificar, joga o papel no chão e ainda coloca o chiclete embaixo dos bancos. Outros passam o culto conversando com o irmão do banco e se esquecem de conversar com Deus e prestar atenção ao culto. E estes “engraçadinhos” ainda reclamam que Deus não falou com ele no meio do culto. Quando você entra na casa dos outros, você se senta de todo jeito? Joga papel no chão? E porque quer fazer isso na Casa de Deus? Você não está na Casa da mãe Joana, você está na Casa do Pai Eterno Criador do Céu e da Terra. Tenha vergonha nessa sua cara rapaz e respeite o Santuário do Altíssimo! Respeite a Casa de Deus e não profane aquilo que foi consagrado a Deus( Ez 23.19).

Estão querendo transformar a igreja em discoteca para os crentes requebrar o esqueleto, estão querendo transformar os púlpitos em palcos de shows para artistas gospéis virar estrela e se apresentar, outros querem transformar a igreja num cemitério onde ninguém pode dá glória a Deus em voz alta, e os crentes tem que se prender por o dirigente não gosta que o povo dê lugar para o Espírito de Deus lhe encher. Quem manda na Casa de Deus não é o homem carnal, mas o dono da Casa que é Deus! A Casa é de Deus e quem manda aqui é Deus e aquele a quem confiou o rebanho dirigido pelo Espírito Santo. A Casa de Deus não pode se transformar em um covil de ladrões, enganadores, falsos profetas e falsos milagreiros, para estar diante de Deus tem que ser santo, porque este Deus é Santo!

Não toque nos vasos de Deus

Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas. Sl 105.15”

Quero trazer uma mensagem de advertência para aqueles que estão na direção de algum trabalho e que gostam de apedrejar os instrumentos, pequeninos e profetas de Deus: Não toque no ungido de Deus. Se alguém está te apedrejando, te perseguindo saiba que este alguém não terá que se ver com o pastor da tua igreja, é Deus que vai ter com ele, porque não és um qualquer, és ungido d’Ele. Ungido significa que és separado, tu és separado por Deus e quem tocar e maltratar a você receberá a justiça da parte de Deus.
Quantos estão perseguindo o povo de Deus e fica por isso mesmo? Quantos se levantam contra os servos de Deus e fica impune? Pode ser alguém no teu trabalho, na tua escola, na tua casa ou em qualquer lugar que estiverdes Deus fará justiça na terra dos viventes, porque Ele não está morto, Ele vive para todo sempre!
Lembro-me de como um obreiro, meu superior levantou-se no meio do culto contra mim para me afrontar, e de como três dias depois acidentou-se e ficou sem dentes na boca. Lembro-me de como uma senhora cheia de ódio levantou-se para perseguir-me e algumas semanas depois foi acidentada e quebrou o braço. Nenhum daqueles que fazem injustiças com os escolhidos de Deus ficará impune, todos serão humilhados e confundidos porque se levantaram contra os amados de Deus.
Não deseje o mal de seus opositores, mas saiba que aquilo que eles plantaram, colherão multiplicados.

Houve um político que afirmou que, quando assumisse a presidência da república iria fazer os crentes comerem capim, ele ganhou, mas não pode assumir porque morreu antes de assumir. Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR. Is 54.17. Todos os inimigos do povo de Deus serão derrotados como Hamã o foi na Pérsia. Todos cairão como Golias caiu diante de Davi. Todos ficarão confundidos como os filisteus diante de Jônatas e o seu escudeiro. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida.


Ainda continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida