Exaltado Para Vencer Parte I


Exaltado para Vencer
Uma Mensagem para os querem realizar grandes conquistas

Por Flávio Alves
Abreu e Lima-PE, 17 de fevereiro de 2008.


“E o Senhor disse a Josué: Este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo” Josué 3.7



Imagine como seria maravilhoso para você ouvir da parte de Deus que Ele te exaltaria diante da sua família, amigos e igreja. Foi exatamente isso que Deus estava falando para Josué naquele momento. A vida de Josué nos traz lições tão surpreendentes, que se as colocarmos em prática não existirá nenhum obstáculo intransponível, e nenhuma terra que você não possa conquistar. Esta mensagem destina-se á aqueles que são destinados a vencer como Josué, e lutar para conquistar o cumprimento das promessas divinas para suas vidas. Quero pregar não para pessoas comuns, que geralmente esperam receberem suas vitórias sem nenhum esforço próprio, quero pregar para pessoas que querem vencer em todo e qualquer âmbito de sua vida, mesmo que isto signifique aparentemente agir como loucos ou fanáticos.
O livro de Josué é o livro da conquista. O crente é um ser humano que deve lutar e trabalhar muito para sobreviver num país subdesenvolvido como o nosso. Enfrentamos inúmeros desafios todos os dias, desafios no trabalho, em casa, na escola e faculdades e muitos outros lugares. Para vencer na vida tem que se ter muita força de vontade, visão e perseverança. Mas, não é só força de vontade e outras virtudes descritas em muitos livros de auto-ajuda, que é preciso se ter para vencer, existem segredos e lições na vida de Josué que todo cristão deve aprender para conquistar o impossível.
Josué se destaca dentre o povo não apenas pela sua coragem, mas principalmente pela sua fé. Quando Moisés enviou doze espiões para observar a terra prometida, somente Josué e Calebe viram o que os demais espias e todo o povo de Israel não puderam enxergar devido á sua incredulidade (Números 14.6-9). A ótica de Josué era mais apurada e perfeita porque usava as lentes da fé, e através dela ele via a grande oportunidade na dificuldade que estava á sua frente, enquanto os outros somente viam dificuldade na oportunidade que tinham em mãos. A sua forma de ver as coisas determinará se você será ou não um vencedor.



Sem fé é impossível vencer!



“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Hb 11.1”


Hebreus 11 nos trazem uma declaração sucinta do que é a fé. Podemos dizer então que a fé nos dá convicção daquilo que esperamos, e que através dela o invisível se torna real. Posso dizer que através da fé vemos o invisível, ouvimos o inefável, sentimos o infinito transcendental de Deus, e através dela recebemos o que se os outros chama de impossível. A galeria dos heróis da fé de Hebreus 11 nos dá exemplos notáveis do que homens e mulheres de carne e osso como nós puderam fazer pelo poder da fé. A fé é capaz de trazer as coisas do mundo espiritual para o mundo material. “Sem fé é impossível agradar a Deus...” (Hb 11.6).
Sem fé Judas não aceitou o testemunho dos demais discípulos quando Jesus ressuscitou (Jo 20.25). A fé não precisa ver para crer, ela faz você vê o que crê. E esta fé não vem de nós mesmos, mas provém do próprio Deus, que nos dá a fé para crermos (Ef 2.8). Se você quiser realmente ser um vencedor deve atentar para o que diz a Palavra: “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (I Jo 5.4). É através dessa fé que você verá e receberá a vitória. Aprendi com certo pensador norte-americano que: “O que você vê determina o que você pensa, o que você pensa determina o que você faz, e o que você faz determina o quem você é.”
Vemos o resultado da ótica da fé exemplificado na vida de Abrão e Ló. Seus pastores contendiam e para pôr fim a esta contenda, Abrão propôs a Ló que escolhesse um lugar para ir, que ele e seu povo iriam para o outro. A Bíblia nos diz que “levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra...então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão,” (Gn 13.10,11). Abrão parecia não estar preocupado para que lado da terra ele ia com seu povo, enquanto Ló com seus olhos carnais atentou para a beleza física das Campinas do Jordão, Abrão, porém, olhava com a ótica da fé. Por isso, Abrão não se importava se ele fosse para um jardim ou um deserto, onde não houvesse alimento para o seu povo, Abrão sabia que para onde quer que eles fossem Deus iria cuidar deles provendo todas as coisas.
Não veja como os outros vêem. Ver com a ótica da fé é um dos segredos do vencedor. Não escolha as Campinas do Jordão somente porque ela é mais bonita, tem muito mais coisas envolvidas nisso tudo. As pessoas sem fé geralmente gostam de coisas fáceis. As pessoas que vêem pela fé não se preocupam com as coisas difíceis, porque sabem que quanto maior for a dificuldade, mais saborosa será a vitória! Veja como o patriarca Abrão e não tenha medo de ir para o deserto, ou lutar por algo difícil de se conquistar, porque o Deus que prometeu a você se encarregará de te abençoar em qualquer ambiente hostil. Pode ser até um emprego difícil, um filho que está dando trabalho, uma porta que está trancafiada com cadeados de ferro, vá em frente confiando na promessa de Deus, pois Ele prometeu: “Eu irei diante de ti, e endireitarei os caminhos tortos, quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei, os ferrolhos de ferro” (Is 45.2).

O moço de Eliseu, Geazi, também não pode discernir o mundo espiritual que estava á sua volta (II Rs 6.15). Samuel escreve que o moço se desesperou ao ver o exército que estava cercando a cidade, enquanto o profeta Eliseu continuou calmo e tranqüilo quando tudo á sua volta estava indicando morte e destruição. Preste bastante atenção ao que vou lhe dizer: ”A Incredulidade impede que você veja os livramentos de Deus”.
Continua...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida