quarta-feira, 28 de julho de 2010
I SEMINÁRIO DE ESCATOLOGIA
A ESTEADEF - Escola Teológica da Assembleia de Deus Filadélfia oferece nestes dias 27,28 e 29, ás 19 hr na igreja sede, situada na Av. Brasil Nº29 Maranguape 0 Paulista-PE. O curso é oferecido com inscrições com um valor simbólico e com direito a apostila e certificado.
Poderemos postar partes do estudo neste blog, caso haja pedidos.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
HOMILÉTICA "A Arte da Pregação Evangélica" Parte III
Hermenêutica Básica
“Entender o que o texto realmente diz, tanto para sua época, quanto para hoje, é a base de toda pregação. Visto que a pregação é a proclamação das verdades contidas neste texto”
Tenha em mãos auxílios lexicais como comentários, concordâncias e dicionários teológicos, pois a Bíblia foi escrita em Hebraico, Grego e Aramaico. Por isso, é muito importante ter o conhecimento básico dessas línguas. Pois, tendo a noção correta do que o texto diz, o pregador corre menos risco de fugir da verdade Bíblica.
Regras básicas de uma boa Interpretação
O trabalho de um pregador deve ser caracterizado pela alta qualidade. Na exposição e no ensino dos preceitos e conceitos bíblicos, esta alta qualidade só é atingida com empenho e dedicação. No prefácio de sua edição Manual do Novo Testamento Grego, edição de 1735, J. A. Bengel, escreveu: “aplica-te totalmente ao texto: aplica-o totalmente a ti”.
Os passos para o estudo de um texto são:
I. REPETIÇÃO: A repetição é uma forma de canalizar a mente de modo regular, numa direção específica, firmando assim hábitos de pensamentos.
II. CONCENTRAÇÃO: A concentração é o segundo elemento prático no estudo. Se além de conduzir a mente repetidas vezes ao assunto em questão a pessoa concentrar-se no que está sendo estudado, a aprendizagem aumenta sobremaneira.
Lembro de uma historia que li, se ela é verdade não posso afirmar, por isso a passo da forma como a li.
Um certo obreiro foi convidado a participar de um congresso. Ele viu nesse convite uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra, e mandou imprimir mil camisetas com o logotipo e o lema do congresso. Arrumou uma mesinha na entrada do local de reuniões e colocou o filho como encarregado de vender as camisetas. No último dia de reuniões, foi verificar o resultado de seu negocio e viu com surpresa que só tinha vendido vinte camisetas, horrorizado comprovou que estava com um prejuízo de 980 camisetas. Como ele tinha o sermão de encerramento, subiu aquela noite no púlpito, e disse:
“Amados irmãos, hoje eu tenho uma mensagem de Deus para vocês”. – Aleluia! Exclamou entusiasmada a platéia que lotava o recinto – “Deus falou comigo!” – continuou o pregador – E Ele diz, com voz clara e audível que eu deveria seguir a Bíblia e que eu deveria obedecer também o que ela diz. Então eu pergunte a Deus. O que eu devo fazer Senhor? Eu fiz a mesma pergunta de Paulo no Caminho de Damasco. Então o Senhor me respondeu: “Abra a Palavra e leia, leia e obedeça!”.
Irmãos, então tomei a minha Bíblia e abri, a leitura que o Senhor me mostrou estava em Marcos 10:21. O Senhor me diz, pela sua Palavra: “Vai, vende tudo...”.
“Agora eu tenho que obedecer... e vocês têm que cumprir essa ordem do Senhor, eu estou com 980 camisetas ali na entrada, elas são abençoadas pelo Senhor, e Deus me diz: Vai vende tudo, por isso eu não posso sair daqui até não ter vendido até a última delas. Irmãos... Está escrito, vai e vende tudo, eu tenho que obedecer”.
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Veja o perigo de negligenciarmos o contexto dos textos bíblicos. Quantas heresias e doutrinas de demônios têm sido formuladas e aceitas por pessoas que não analisam o contexto. Muitos crentes sérios também se enganam por não examinarem as Escrituras. (MT 22:29; OS 4:6).
Uma questão importante deve ser levada em consideração ao interpretarmos algum texto, pois algumas palavras traduzidas diferem no sentido moderno. Para não haver nenhuma dúvida do que realmente a palavra realmente diz, o pregador deve possuir o maior número de versões da Bíblia que puder. Pois, comparando-as ter-se-á uma melhor compreensão do verdadeiro sentido da palavra.
terça-feira, 13 de julho de 2010
HOMILÉTICA "A Arte da Pregação Evangélica" Parte II
Conceitos Básicos
A pregação, isto é, a comunicação da verdade de uma pessoa para outra, é composta principalmente de: A Verdade e o Pregador. Se faltar um desses elementos a pregação será apenas um discurso e o pregador, apenas um palestrante.
A Homilética se relaciona a tudo sobre preparação e entrega de sermãos. Os conceitos básicos que devemos saber são:
· Exegese: Interpretação, explicação ou comentário (gramatical, histórico, jurídico, etc.) de textos, principalmente da Bíblia.
· Eloqüência: Capacidade de falar e exprimir-se com facilidade; dom da falar com fluência.
· Hermenêutica: Princípios de interpretação bíblica; arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos.
· Homilética: Vem de homilia=conversação. Eloqüência de púlpito, de cátedra; arte de pregar sermões, não se abstendo do aprimoramento das habilidades oratórias. É a ciência que ensina os princípios fundamentais dos discursos em público.
· Oratória: Arte de falar em público eloqüentemente ou em consonância com as regras da retórica; peça dramática religiosa.
· Pregação: É a comunicação verbal da verdade divina com o fim de persuadir. Têm em si dois elementos: a verdade e a personalidade.
· Sermão: Vem do latim, Sermonis=conversa e hoje significa discurso. Um discurso religioso formal, baseado na Palavra de Deus, e que tem por objetivo salvar os homens.
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Tema: É a matéria de que trata o sermão; a idéia central do sermão; o assunto apresentado no sermão.

2. Requisitos de Um Bom Pregador
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O assunto da pregação é a verdade divina, centralizada no Evangelho do modo como foi revelado e oferecido em Jesus Cristo. Seu tema é a vida eterna, como nas palavras de Jesus, ”para que tenham vida e a tenham com abundância”. Diante dessa tão grandiosa incumbência o requisito que deve estar em primeiro lugar é a genuinidade, em seguida os dotes naturais, o conhecimento e a perícia.
a) A Genuinidade- É a qualidade da alma. É a sinceridade de quem tem verdadeiramente uma íntima comunhão com Deus. Não é uma postura assumida, nem presunção, mas uma movimentação no calor da graça divina e no fervor do Espírito Santo. Até o ímpio a identificará como uma grande devoção a Deus e mudará a sua opinião sobre o pregador. O que temos visto hoje são pregadores que pregam a Palavra como teoria que nem eles mesmos praticam. Algo bonito de se ouvir, é isso que eles querem ouvir, pensam os nossos pregadores, quando na verdade o que os ouvintes querem e precisam é ver Deus na vida do pregador, sinceridade de quem tem realmente um contato contínuo com o Pai. Seja genuíno. Pois, a vida do pregador muitas vezes fala mais alto do que a sua própria pregação. Sem a santidade o pregador torna-se um hipócrita, já que está pregando o que nem ele mesmo vive. Se você realmente deseja ser um pregador eficaz deve primar pela sua santificação pessoal, através da oração e consagração constantes, pelo bom testemunho das verdades que você prega. Como também se esvaziar de si mesmo e encher-se cada vez mais de Deus e de seu Espírito. Eu me entristeço muito ao ver muitos pregadores ministrarem a Palavra com interesse em receber uma oferta alta da Igreja, e com interesse de receber elogios e fama. Os púlpitos não podem se transformar em vitrines de estrelas, nem passarelas para alguém se apresentar.
Nós não somos estrelas, somos como a Lua, não temos luz própria, somos portadores da luz que vem do Sol da Justiça, apenas refletimos a glória de Deus. Tenha muito cuidado para não querer receber a glória que pertence a Deus, pois a glória d’Ele não divide com ninguém (Isaías 42:8).
b) Dotes Naturais e Conhecimento- O pregador necessita da capacidade de pensar claramente, de conhecimentos gerais de Português, psicologia, geografia bíblica, História Geral e Bíblica, Usos e Costumes nos tempos Bíblicos, Doutrinas Bíblicas, a fim de interpretar corretamente o texto bíblico, e para então, poder aplicá-los no seu sermão. Todo conhecimento é bem vindo na preparação de um sermão. Segundo Cícero o bom orador deve conhecer tudo. Desprezar estes conhecimentos resultou em grande prejuízo para nossas igrejas nos séculos passados. Exemplo dessas más interpretações ocorreu em uma denominação pentecostal que proibia o uso de diademas por parte das irmãs baseados em textos apocalípticos. Como também o grande erro da Igreja Católica Romana em afirmar que Pedro é a pedra sobre a qual Jesus edificaria a Igreja. Usar correta e adequadamente os conhecimentos gerais em sermões embeleza, ampliam a visão e enriquecem a pregação. Pois, toda pregação é um ensinamento, mas nem todo ensinamento é uma pregação.
O bom pregador deve possuir sentimentos firmes e uma imaginação vigorosa, como também de capacidade de expressão. Esse último, pode se conseguir em oração. (Ex 4.11-12).
c) Humildade (soberba e auto-exaltação são a causa da queda de muitos pregadores).
d) Seriedade (Deus não chamou você para alegrar o povo, mas para pregar a verdade).
e) Respeito á Deus, aos ouvintes e ao ministério da igreja. O erro de muitos pregadores intinerantes, e não somente eles, é depreciar o ministério da igreja local, como se ele fosse a solução para tudo e o ministério nada faz pela Obra.
f) Unção do Espírito Santo (Não use a armadura de Saul, confie na sua própria chamada, não precisa imitar pregadores famosos, Deus usa a cada um de uma forma diferente e especial).
Lembre-se que o Deus que chamou Moisés, Jeremias, Pedro, João e tantos outros, também os capacitou. Portanto, não tenha medo, Deus chama homens dispostos á anunciarem a Palavra que transforma vidas!
Aniversário da Assembléia de Deus Filadélfia
Que a graça e a paz de Cristo esteja convosco.

Estamos grandemente agradecidos ao Deus Eterno por suas operações sobrenaturais que operou em nosso meio. Deus derramou rios de alegria e copiosas chuvas de sua graça. Agradeço a Ele e a todos que direta e indiretamente contribuíram para esta festa tão gloriosa.

Agradecemos aos pastores Armando Filho, Lucas Lima, Francisca Rodrigues e a todos que nos honraram com sua presença.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
HOMILÉTICA "A Arte da Pregação Evangélica" Parte I
Traremos uma série de estudos sobre Homilética, a arte da pregação. Nesta primeira parte traremos uma breve introdução ao tema.
“Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.”
Nunca reserve os chamados dez ou cinco minutos para a pregação da Palavra. Ela tem primazia em qualquer lugar! Você que almeja ser um arauto de Cristo também deve, de fato, dedicar-se ao estudo da Palavra e no aperfeiçoamento deste talento. Por isso, este estudo será um bom auxílio para seu crescimento na graça e no conhecimento.
Introdução
Como é maravilhoso sentar-se para ouvir um pregador manejando bem a Palavra da Verdade. Principalmente quando ela está carregada de muita unção e bem elaborada. Mas, existem pregadores desagradáveis de se ouvir, ora pelo sermão não preparado ou pela transmissão inadequada. Helmut Thielicke, famoso pregador alemão, disse: "Onde quer que encontremos, hoje em dia, uma congregação cheia de vida, encontraremos no centro uma pregação cheia de vida". Mas, como atrair a atenção do auditório sem perder a essência da Palavra? Como pregar persuasivamente bem? Surge então a necessidade da Homilética. Como qualquer outro artista, fazendo, aprende melhor. Se o estudante buscar o Reino de Deus, amar as pessoas, estudar a obra da pregação e preparar-se para a eficiência no púlpito, de acordo com os ideais deste estudo, poderá crescer, ano após ano, como pregador. Que ninguém se dedique a uma vida de pregação sem antes refletir e orar; mas, uma vez tomada a decisão de pregar ou aceito o “chamado”, que esforço nenhum seja então poupado na preparação.
A pregação é característica peculiar do cristianismo; nenhuma outra religião jamais tornou a reunião freqüente e regular de massas humanas para se ouvir a instrução religiosa e a exortação como parte integrante do culto divino. Houve algo semelhante no judaísmo, mas não com tanta ênfase como no cristianismo.
A pregação se constitui uma função primária da igreja.
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Lc 4.16-21
Como podemos ver, o próprio Jesus deu primazia ao ministério da pregação e por isso, ao pregar nos mais diversos lugares: sinagogas, nos montes, à beira-mar, indo de vilarejo a vilarejo, arrastava multidões com suas palavras de graça e autoridade de Seu ensino. Sua pregação era um clamor, que muito insistia por sua compaixão e que era poderoso por sua urgência.
Embora existam atualmente vários meios para comunicar a verdade, como rádios, filmes, livros, revistas e outros tantos, nada pode substituir a pregação da Palavra de Deus. Quando um homem se mostra apto para ensinar, cuja alma está nas chamas da verdade que ele acredita tê-lo salvo e espera salvar os outros, fala face a face a seus semelhantes e os raios de simpatia vão e vêm entre ele e seus ouvintes, até elevar a uns e outros , cada vez mais alto, a intensos pensamentos, até a mais calorosa emoção- de modo que se sintam arrebatados por carros de fogo para além do mundo- há aí um poder que envolve os homens, que influencia o caráter, a vida e destino, poder nenhum que página impressa, cabinas de rádio, ou telas de cinema jamais produzirão.
Por isso, devo trazer uma advertência aos pastores: Cuidado! Não substituam a pregação da Palavra de Deus em suas igrejas pela obra pastoral ou pelo louvor na liturgia dos cultos. É você pastor que deve ministrar a Palavra nos púlpitos de suas igrejas e deve mostrar ás suas ovelhas o quão importante é a Palavra de Deus para a vida de qualquer cristão. Também não se esqueça da dedicação ao prepará-lo, e tenha cuidado para não estar cansado demais para ministrar, pois a igreja também ficará.
Se você acha este estudo proveitoso, deixe o seu comentário.
Flávio Alves
A glória de perder e a tragédia de ganhar
Quantos sejam os anos da vida de um ser humano, ela sempre se caracteriza por uma sucessão de ganhos e perdas.Jesus estabeleceu princípios estranhos, porém sólidos e verdadeiros ao deixar claro que para ganhar é preciso perder.
Muitos vivem preocupados o tempo todo com a falsa glória de perder peso e a penosa tragédia de ganhar fama. A perda de peso é falsa porque nada acrescenta ao caráter. O lucro da fama pode ser uma tragédia pelos inimigos que conquista e pelo mau uso das benesses por ela adquiridas.
Ganhar a salvação quase sempre significa perder amigos, mas estes são efêmeros enquanto aquela é eterna.Quando Cristo nos ganhou, o Diabo nos perdeu. Moisés perdeu o fausto do trono do Egito, mas ganhou a glória da comunhão com Deus no monte.
Abraão perdeu a estabilidade de Ur dos Caldeus, mas ganhou o status de peregrino de Adonai. Em Ur, vivia em esterilidade.Como peregrino, tornou-se pai de uma multidão de nações.
Muitos perdem a honra quando ganham muito dinheiro. Outros ganham reputação, quando perdem o temor de ser honrados.Muitos perdem o tempo que não sabem aproveitar e ganham o prêmio da inatividade.
Outros ganham o troféu de laboriosos, enquanto perdem o amor pela inércia. Abrão perdeu o nome de mais alto, para ganhar o de mais amado. É melhor ser amado em baixo, que desprezado em cima.
Jacó perdeu o direito de andar totalmente ereto entre os homens, mas ganhou o privilégio de um novo nome, que o declarava príncipe de Deus. É melhor ter o defeito de Jacó que a beleza de Absalão.
Daniel perdeu o prazer de ricos banquetes, mas ganhou a bênção de interpretar sonhos do rei. José perdeu a emoção de uma aventura rápida com a mulher de Potifar para ganhar a designação de Primeiro-Ministro da nação mais poderosa de seu tempo.
Esaú perdeu o respeito pela primogenitura para ganhar o título de leviano e fornicário. João Batista considerou uma glória perder a cabeça física, para poder ganhar a aprovação da Cabeça Espiritual.
Ananias quis ganhar algumas cédulas que enriqueceriam seu patrimônio, mas perdeu a própria vida, sob o juízo de Deus. Alguns perdem o respeito para ganhar posições. Outros perdem posições para ganhar o respeito.Existem os que choram quando ganham, pois sabem que a vitória era de outros e os que se alegram quando perdem, pois perderam o que não deviam possuir.
Na contabilidade espiritual de Paulo, perder posições humanas era uma glória, enquanto ganhar almas era um privilégio. Caro leitor, como estás no ganha-e-perde da vida? Bem-aventurados os que se desvencilharam de tudo que ganharam erradamente. Mais bem-aventurados ainda os que conseguiram recuperar tudo aquilo que jamais deveriam ter perdido.
O filho pródigo, longe de casa, experimentou a tragédia de ganhar amigos. Só quando vivenciou a glória de os perder, se sentiu realmente feliz.O irmão do filho pródigo perdeu a alegria quando o viu ganhar a reconciliação. Para aqueles que choram as muitas perdas de ontem, recordamos que elas serão superadas e esquecidas pelas vitórias de amanhã.
O cego de Jericó viveu a glória de “perder” sua capa, para não sentir a tragédia de ganhar a morte estando ainda cego.Ganhar é uma tragédia quando está em jogo aquilo que não se deveria possuir. Perder é uma glória quando se trata daquilo que jamais se deveria obter.
Quando Jesus quis declarar que a tragédia de ganhar o mundo só pode ser evitada pelo desprezo à glória de ganhar o que ele oferece, Ele propôs uma questão, que nunca pode ser esquecida:“De que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”?
Pr. Geziel Gomes
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Assembléia de Deus Sulcoreana
Foi um imenso prazer poder ministrar na Assembleia de Deus da Coréia do Sul em Natal-RN. Sob a liderança do pastor Genesse, a igreja é filha da maior Assembleia de Deus do mundo na Coréia do Sul, sob a presidência do Pastor David Paul Yong Chu.
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