A SALVAÇÃO PELA FÉ EM JESUS CRISTO


Lição do discipulado:
A SALVAÇÃO PELA FÉ EM JESUS CRISTO

OBJETIVO: Nesta lição iremos aprender o que é a salvação, os seus principais aspectos e como alcançá-la.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:

Romanos 1

16 Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

18 Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Romanos 3

22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

 

 O QUE É A SALVAÇÃO:

 A salvação é a restauração do relacionamento entre Deus e a humanidade, perdido devido ao pecado. Ela é uma obra divina pela qual os seres humanos são libertados da condenação eterna e reconciliados com Deus.

 Aqui estão alguns aspectos-chave para compreender a salvação:

 TODOS NECESSITAM DE SALVAÇÃO.

 Todos os seres humanos estão espiritualmente perdidos e separados de Deus devido ao pecado original e aos pecados individuais. (Romanos 3.11). A humanidade está longe de Deus e perdida em seus próprios pecados. Deus enviou o seu filho para prover a salvação que os homens jamais conseguiriam por esforço ou merecimento próprios. É assim que Deus revela sua maravilhosa graça: A salvação é um dom gratuito de Deus, não merecido e impossível de ser alcançado através de boas obras ou méritos próprios. É pela graça que somos salvos, mediante a fé em Jesus Cristo. (Efésios 2.5, 8).

Segundo as escrituras estes são os principais elementos da salvação:

 1. A FÉ

A salvação é alcançada somente através da fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, aceitando Sua morte expiatória na cruz como o sacrifício pelos pecados da humanidade. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3.18).

 2. O ARREPENDIMENTO

Quando o homem começa a reconhecer que é um pecador e que necessita de ser salvo por Cristo ele passa a arrepender-se da forma em que vivia, dos erros que cometeu e deseja uma nova vida. Isto é o arrepender-se: Arrependimento é reconhecer seu estado pecaminosa e abandonar um estilo de vida contrário aos ensinamentos de Jesus e se voltar para Deus. Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:5)

 3. REGENERAÇÃO

Todos aqueles que são salvos experimentam uma transformação interior, sendo regenerados pelo Espírito Santo, resultando em uma nova vida em Cristo. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3.3) O pecado corrompeu a imagem de Deus no homem, Jesus veio para que este velho homem morra e venha surgir uma nova criatura, regenerada pela obra de Jesus. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Coríntios 5.17).

 4. JUSTIFICAÇÃO

 Todos nós somos culpados diante de Deus, mas a Palavra de Deus nos ensina que através da fé em Cristo, somos declarados justos aos olhos de Deus, não por nossos próprios méritos, mas por causa da justiça de Cristo imputada a nós. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8.30).

 5. ADOÇÃO

Existe uma ideia secular que diz que todos são filhos de Deus, mas a humanidade é uma criação de Deus. Somente aqueles que creem em Jesus é que podem ser chamados “filhos de Deus”. Os crentes são adotados como filhos de Deus, tornando-se herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, (João 1.12). Se somos filhos de Deus e irmão de Jesus, podemos dizer que somos herdeiros de Deus: E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. (Romanos 8:17)


 6. REDENÇÃO

A salvação envolve a libertação do poder e da culpa do pecado. Jesus Cristo é o redentor que, através de Sua morte na cruz, pagou o preço pelos pecados da humanidade, possibilitando a reconciliação com Deus. Redenção é libertação, é estar quites para com a justiça divina, pois Jesus Cristo bradou na Cruz: Está Consumado! Assim, com o seu sacrifício toda o pecado foi perdoado e não estamos mais debaixo de nenhuma condenação. Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8.1)

7. PERSEVERANÇA DOS SANTOS

Não adianta apenas acreditar e depois desistir durante a caminhada cristã. Somente aqueles perseverar na fé até o fim serão preservados por Deus. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.(Mateus 24:13).

 8. SANTIFICAÇÃO

A perseverança também inclui o desejo do verdadeiro cristão em se santificar-se diante de Deus, se afastando do mundo e de seus prazeres. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. (I Tessalonicenses 5.7) Deus é santo e deseja que seus filhos também sejam: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12.14). Ser santo significa ser separado do mundo e do pecado.

 CONCLUSÃO:

              Evidentemente não conseguiremos apresentar todos os aspectos da salvação, nem tampouco se aprofundar em cada um dos tópicos. O importante é reconhecer que o homem precisa crer em Jesus Cristo, arrepender-se do seu pecado e aceitá-lo como seu único Salvador para receber gratuitamente a maravilhosa salvação que nos foi apresentada. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; (Hebreus 2.3). Nós temos também uma missão: A salvação não é apenas para o benefício individual, mas também implica uma missão de compartilhar o evangelho com os outros. Os crentes são chamados a proclamar o evangelho e fazer discípulos de todas as nações.

 Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida