Quem eram os saduceus?

 

QUEM ERAM OS SADUCEUS?

Os saduceus eram um dos principais grupos religiosos e políticos judaicos durante o período do Segundo Templo em Jerusalém, que abrange aproximadamente os séculos II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. Eles eram uma classe sacerdotal aristocrática que geralmente exercia influência política e religiosa.


O nome "saduceu" provavelmente deriva de Zadoque, primeiro sumo sacerdote a servir no Templo de Salomão antes de sua destruição pelos babilônios em 587/586 a.C. A raiz significa "ser correto, justo". Quase da mesma época dos fariseus, os saduceus eram membros de um partido religioso ou seita judaica, recrutados entre as famílias sacerdotais. Os saduceus eram notáveis por sua aderência estrita à interpretação literal da Torá (a Lei Judaica) e rejeitavam as tradições e interpretações adicionais que eram seguidas pelos fariseus. Eles também rejeitavam a crença na ressurreição dos mortos, assim como a existência de anjos e espíritos. Politicamente, os saduceus tendiam a colaborar com as autoridades romanas, buscando manter a ordem e a estabilidade na Judéia. Eles ocupavam muitas vezes posições de liderança no Sanedrin, o tribunal supremo judaico.

Ossuário de calcário com inscrição em aramaico na lateral "José, filho de Caifás", encontrado em Jerusalém em 1990.

Museu de Israel , Jerusalém.


    Os saduceus negavam a ressurreição e a existência de anjos e espíritos. Foram censurados publicamente por João Batista e por Jesus: "Cuidado, acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus" (Mateus 3.7; 16.6). Fariseus e saduceus nutriam grande ódio a Jesus e estavam sempre tramando algo para incriminá-lo e levá-lo à morte (Lucas 19.47).

    

    As fontes para saduceus proeminentes no primeiro século se encontram nos trabalhos do historiador judeu Flávio Josefo e no Novo Testamento. José Caifás é notável por presidir o Sinédrio no julgamento de Jesus. Em Antiguidades Judaicas (Livro 20, 9.1), Josefo conta a história do apedrejamento de Tiago, irmão de Jesus. O sumo sacerdote Ananus ben Ananus ordenou sua morte por violações à Lei Mosaica, mas sem entrar em detalhes. Ele perdeu sua posição por ter agido antes da chegada do novo procurador romano.


    Após a destruição do Templo em 70 d.C., os saduceus perderam muito de sua influência, e seu grupo gradualmente desapareceu ao longo do tempo, deixando registros principalmente nos textos históricos e religiosos da época.


Pr. Flávio Alves



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida