Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

 

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

 

Quem já frequentou uma igreja evangélica pentecostal pode ter se deparado com manifestações, no mínimo, estranhas. Pessoas pulando, gritando, chorando demasiadamente, e outros rodopiando como se estivessem em transe, entre outras. Aos olhos de um descrente, tais movimentos parecem muito com aqueles vistos dentro de centros espíritas de religiões afrodescendentes. E a pergunta que surge é: Esses movimentos são verdadeiramente manifestações pentecostais ou são de origem demoníaca? Vamos debater neste texto este tema tão polêmico que divide opiniões.

 

O que é o movimento pentecostal?

 pomO movimento pentecostal é oriundo da crença na atualidade dos dons espirituais. De forma resumida, significa acreditar que o Espírito Santo ainda opera no meio da sua igreja distribuindo os dons, principalmente o de falar em “outras línguas”, profecia e curas. Este movimento surgiu nos Estados Unidos no princípio do século XX e chegou ao Brasil rapidamente no mesmo período. Hoje possui vários expoentes, como a Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil e várias ramificações, como as igrejas neopentecostais. A classificação dessas igrejas de acordo com suas crenças e doutrinas é assunto para outras postagens. Mas, de forma geral, os pentecostais representam a maior parte da população evangélica do Brasil. Segundo o censo do IBGE de 2010, dos 42,3 milhões de evangélicos brasileiros, mais de 25 milhões são pentecostais. A mensagem principal do pentecostalismo brasileiro é: “Jesus Cristo salva, cura, batiza no Espírito Santo e brevemente voltará” .

 

Falar em outras línguas é a principal crença dos pentecostais

 Desde os primórdios desse movimento, houve várias polêmicas. Na verdade, se olharmos para o surgimento da igreja cristã em Atos 2, percebemos que no dia de pentecostes a imagem de várias pessoas reunidas no mesmo lugar, falando em línguas estranhas aos ouvidos dos expectadores leigos parecia como sinal de embriaguez (At 2.13). Tudo isso devido ao principal sinal destacado pelos pentecostais: a glossolalia, isto é, “o falar de forma sobrenatural em outras línguas” desconhecidas para quem fala. De fato, muitas pessoas reconheceram que esses seguidores de Jesus estavam falando das grandezas de Deus em idiomas estrangeiros de vários países e povos dos quais eles mesmos eram oriundos. “Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?” Atos 2:8

 Percebemos neste texto de Atos 2 que os que não conheciam os idiomas falados pelos recém-batizados com o Espírito Santo zombaram do movimento o que acontecia. Descobrimos então que muitos ignorantes zombam, criticam ou ridicularizam pelo simples fato de não entender o que está acontecendo (I Co 2.14-16). O homem carnal não compreende as coisas do espírito porque são espirituais!

 Concluímos que o dom de línguas, que é o mais peculiar do movimento pentecostal, sempre será cercado de polêmicas advindas principalmente daqueles que não o compreendem. Contudo, entendemos que o exercício desse dom possui algumas recomendações e finalidades explicadas pelo apóstolo Paulo em I Co 14:

 

  1. Quem fala em línguas está falando principalmente a Deus. Vers. 2.
  2. Quem fala em línguas edifica-se a si mesmo. Vers. 4.
  3. Quem fala em línguas só edifica a igreja se houver intérprete. Vers. 5.
  4. Quem fala em línguas deve orar para que possa interpretar. Vers. 13.
  5. O dom de línguas é um sinal para os infiéis. Vers. 22.

 

Mas, e o pular, rodopiar ou marchar falando em línguas estranhas são realmente movimentos legítimos do movimento pentecostal?

 O cerne desse texto é sobre as manifestações físicas que acontecem quando um crente sente a presença do Espírito Santo em sua vida. Eu gostaria de fazer algumas considerações iniciais: Não pretendo criar uma doutrina sobre o assunto, e muito menos dogmatizar a respeito do tema. Por último, minha discussão não reflete necessariamente a posição da minha denominação acera do tema. Trata-se apenas de minhas considerações pessoais sobre o assunto.

 **1ª Ponderação:** O falar em línguas é sim a evidência inicial do batismo com Espírito Santo. Entretanto, essa afirmação não significa dizer que uma pessoa que não fala em línguas não tenha o Espírito Santo em sua vida, como alguns querem afirmar. Antonio Gilberto (2019, p. 66) define o batismo no Espírito Santo como “um revestimento e derramamento de poder do Alto, com a evidência física inicial de línguas estranhas conforme o Espírito Santo concede, pela instrumentalidade do Senhor Jesus, para o ingresso do crente numa vida de mais profunda adoração e eficiente serviço para Deus”. Essa definição é corroborada pela Declaração de Fé das Assembleias de Deus (2017, p. 167) ao professar que “o batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder do Alto”. Foi o que aconteceu em Atos 2, na casa de Cornélio At 10.44, 46, em Samaria At 8.16, e em Éfeso At 19.6.

 **2ª Ponderação:** A forma como cada pessoa reage à presença do Espírito Santo é diferente. Sobre isso você precisa entender que cada pessoa possui suas próprias experiências e bagagem pessoal. Cada indivíduo traz consigo uma história única, com experiências de vida, educação religiosa, traumas passados, entre outros fatores, que moldam sua percepção e resposta à presença do Espírito Santo.

 Além disso, existe a questão do temperamento e da personalidade de cada um. As pessoas têm diferentes temperamentos e personalidades, o que pode influenciar como elas expressam suas emoções e experiências espirituais de forma única e especial. Algumas pessoas são naturalmente mais extrovertidas e expressivas, enquanto outras podem ser mais reservadas e contemplativas.

 Também existe outra questão muito importante que é o nível de sensibilidade espiritual. A sensibilidade espiritual de cada pessoa pode variar, influenciando como ela percebe e responde à presença do Espírito Santo. Algumas pessoas podem ter uma sensibilidade mais aguçada e facilidade em reconhecer a obra do Espírito, enquanto outras podem precisar de mais tempo para desenvolver essa sensibilidade.

 Por último e não menos importante é a disposição e a abertura que cada pessoa possui para a obra do Espírito Santo, e podem influenciar significativamente sua resposta à Sua presença. Aqueles que estão dispostos a se renderem e permitirem que o Espírito Santo opere em suas vidas podem experimentar uma resposta mais profunda e poderosa, enquanto outros precisam de mais tempo e relacionamento com Deus para se abrirem mais à presença do Espírito Santo.

 Em resumo, a diversidade na forma como as pessoas reagem à presença do Espírito Santo é uma expressão da riqueza da individualidade humana, bem como da complexidade da obra do Espírito Santo na vida de cada indivíduo. Por isso, não podemos ser dogmáticos em relação às diferentes manifestações espirituais em nosso meio.

 **3ª Ponderação: Parece, mas não é.**

 Eu vi muitos comentários de pessoas dizendo que os movimentos de falar em línguas, pular, bater palmas ou rodopiar parecem coisas de “terreiro”. Eis um perigo que reside à porta de quem quer julgar o que provém ou não de Deus: errar em seus julgamentos, atribuindo ao diabo as coisas de Deus e vice-versa. Lembro do meu pastor presidente Isaac Martins Rodrigues ensinando na Assembleia de Deus em Abreu e Lima, Pernambuco - Brasil, que o diabo pode imitar as línguas estranhas.

 Portanto, você precisa entender que assim como as profecias, estas manifestações possuem três fontes diferentes: Deus, a carne, ou o diabo.

 **a. Deus:** Deus pode usar as pessoas de formas diferentes, pois a graça de Deus se manifesta de diversas formas (1 Pe 4.10). Vemos exemplos incomuns de como Deus pode se utilizar das pessoas ou de ferramentas para executar a sua vontade: Deus se utilizou de uma sarça para se revelar a Moisés no monte Horebe (Êxodo 3.2); a própria vara de Moisés pela qual operou poderosos sinais e milagres é uma ferramenta incomum (Êxodo 4.2-4); a estratégia de guerra que Deus deu a Josué para vencer Jericó (Josué 6.15) é uma estratégia racionalmente incomum; as ferramentas que Gideão e seus trezentos soldados usaram para vencer os midianitas não parecem nada comum (Juízes 7.16); o próprio Senhor Jesus cuspiu no chão e fez lodo para abrir os olhos de um cego, uma forma totalmente diferente para operar um milagre (João 9.6) e todas as operações divinas que se Deus se utilizou para um propósito. Nós somos o vaso nas mãos do oleiro e Ele faz como quer e do jeito que quer (Jeremias 18.6).

 **b. Carne:** Utilizo a palavra carne no sentido de pessoa, emoção e consciente próprio do ser humano. As manifestações espirituais podem ser provocadas positiva ou negativamente pela própria pessoa. Exemplo positivo: Davi dançou de alegria quando trouxe a arca do Senhor para Jerusalém (1 Crônicas 15.29), era uma alegria carnal, mas não era negativa. Por outro lado, temos pessoas que desejam chamar a atenção para a sua espiritualidade a exibir-se com gritos, pulando ou até profetizando e falando em línguas estranhas. Eu tenho trinta anos de convivência no meio evangélico e já vi muitas manifestações duvidosas de pessoas que queriam mostrar que eram mais espirituais do que as outras. Profecias carnais, rodopiam no meio do templo, línguas estranhas produzidas por sua própria carne para sua própria glória são comuns e devem ser combatidas. Também podemos produzir profecias falsas baseadas em nossas emoções puramente humanas. Por exemplo, queremos que alguém seja curado e profetizarmos a cura para a pessoa sem a ordem de Deus, baseado apenas em nosso desejo emocional pelo bem daquela pessoa. Por isso precisamos orar, buscar confirmação divina e julgar a profecia para não cairmos nestas armadilhas.

 Profetizar em nome de Deus é algo muito sério, tão sério que a Lei punia com a morte quem fizesse falsamente (Deuteronômio 18.20). O próprio Senhor nos advertiu que devemos ter cuidado com os falsos profetas (Mateus 7.15). Portanto, não devemos dar lugar à carne e sim ao Espírito Santo (Romanos 8.8).

 **c. Diabo:** Sim, a terceira fonte da manifestação espiritual pode ser diabólica. Demônios podem inspirar falsas doutrinas e profecias ("...dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" 1 Timóteo 4:1). Existe sim a possibilidade de que uma pessoa que profetiza, fala em línguas, pula ou rodopia dentro da igreja possa estar sob efeito demoníaco. Eu já tive uma experiência com uma irmã que orava no monte conosco, e todas as vezes pulava de forma estranha e pronunciava sons estranhos. Por isso, orei a Deus e pedi discernimento, repreendi o espírito de engano, e para a glória de Deus a irmã foi liberta e me agradeceu posteriormente. Mas cuidado, esta repreensão deve ser feita com amor para libertação da pessoa e não para sua humilhação pública.

 

CONCLUSÃO:

 Discernimento Espiritual: Diante de tudo o que foi exposto, a necessidade de discernimento espiritual é crucial (1 Coríntios 12.10). Este dom é fundamental para proteger a comunidade cristã do engano, permitindo identificar a origem das manifestações espirituais.

 

Propósito nas Manifestações: É essencial entender que tudo o que Deus faz possui um propósito (1 Coríntios 14.40). Mesmo quando Deus age de maneira incomum, o resultado é para Sua glória. Portanto, todas as manifestações espirituais devem ser feitas com ordem e decência, em conformidade com a Palavra de Deus.

 

Soberania de Deus: Deus é soberano e pode usar as pessoas de formas incomuns para Sua obra (Hebreus 5.14). Tentar racionalizar ou limitar as formas como Deus se manifesta é inadequado, pois Ele age conforme Sua vontade.

 

Não Restringir a Alegria do Povo de Deus: Devemos evitar menosprezar as emoções, alegria e júbilo do povo de Deus em adorá-Lo (Sofonias 3.17). As manifestações espirituais não devem ser proibidas ou limitadas, desde que ocorram com moderação e discernimento.

 

Evitar Exageros e Manter a Moderação: É importante evitar os exageros e manter a moderação nas manifestações espirituais (2 Timóteo 1.7). Devemos buscar estar cheios do Espírito Santo, conservando a chama do Espírito acesa, sem cair em confusão ou desordem.

 

Buscar Maturidade Espiritual: Em meio às críticas e tentativas de rotulação, é essencial buscar discernimento e maturidade espiritual. Devemos nos lembrar de que o fogo genuíno de Deus não se mistura com fogo estranho, sendo puro e santo.

 

Concluo desejando que você cresça espiritualmente e não despreze as coisas espirituais. Que busque discernimento e maturidade espiritual, permitindo que Deus seja glorificado em todas as coisas.

 

Em Cristo,

Pr. Flávio Alves.

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