O ESCONDERIJO DO TROVÃO


O ESCONDERIJO DO TROVÃO
Um Convite para as profundezas de Deus
Por Flávio Alves
Abreu e Lima, 31 de maio de 2018.

Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi...
Salmos 81:7

            Durante as últimas batalhas da Segunda Guerra Mundial, alguns poucos soldados da força aliada saíram pela Europa devastada em busca das maiores obras de arte produzidas pela Humanidade que foram saqueadas e escondidas pelos alemães nazistas. Assim, os soldados encontram em uma mina de Altaussee 7.000 obras de arte, com obras até de Michelângelo e Leonardo Da Vinci. Além desse tesouro imensurável no seu valor e importância, o grupo de soldados encontrou mais de cem toneladas de ouro! Um tesouro tão grande que poderia fazer um país inteiro sair da miséria. Se todos soubessem realmente o tesouro que estava escondido pelos nazistas, uma grande multidão teria ido a busca dele.

Existe um esconderijo guardando um tesouro maior que qualquer mente humana pode sequer imaginar. Trata-se de um tesouro que vai além do ouro, da prata ou de obras de arte. Mas, como está escrito: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9) Um tesouro reservado para somente aqueles que têm coragem para sair do barulho das ruas, do cotidiano estressante da vida, do brilho do mundo e seus prazeres para adentrar nas regiões espirituais através da oração. Está num lugar chamado de “O esconderijo do trovão”.

Eu quero trazer-lhe uma mensagem intitulada: “O esconderijo do trovão”. Um lugar onde Deus vai mudar sua vida e sua história. Um tesouro imensurável está guardado, escondido e reservado ali dentro. Um tesouro tão grande que o cofre do Banco Central do Brasil não consegue guardar. Somente os que realmente precisam e buscam encontrá-lo-ão. A voz do trovão vai ecoar e você vai entender algumas verdades de Deus através dessa mensagem.

Os Salmos é o maior livro da Bíblia, e por ser o hinário do povo de Israel, contém louvores que enaltecem o nome do Senhor. Diferente dos cânticos da atualidade, a maioria dos Salmos engrandece a Deus e exortam o povo a adorá-lo na sua glória e poder. Os salmos 81 é um desses louvores. Trata-se de um salmo litúrgico que chega a se tornar até profético. Pois, percebe-se que Deus toma a mão do adorador para falar com o seu povo.

Cante a0 Deus vivo com Alegria!

Os filhos de Asafe começam os Salmos 81 convidando a todos para que cantem ao Senhor, que juntem seus instrumentos musicais: “Cantem de alegria a Deus, nossa força; aclamem o Deus de Jacó!” (Salmos 81:1). Pare e pense um pouco sobre as letras do que tem se entoado nas igrejas atualmente, são músicas que enaltecem o ser humano, que o conforta, alegra e nunca confronta seus pecados. Muitos querem louvar a Deus pelo que Ele dá. Mas, quero acreditar que ainda existem pessoas que louvem a Deus pelo que Deus é, pela sua pessoa e poder! E, não pelo que o homem pode fazer ou é. Somente o Senhor é digno de louvor.

E no louvor a Ele tem está acompanhado de alegria, não de algazarra ou baderna, ou histerias, mas de uma alegria plena que emana de um coração grato, amadurecido e disposto a adorar a Deus independente das circunstâncias. Uma alegria pura e sincera. Infelizmente, tem pessoas que querem louvar a Deus como se estivesse em um funeral. Nosso Deus está vivo! Está presente no meio do seu povo! Glória, pois ao seu nome! Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. (Lucas 20:38)

Você não faz idéia de como o inferno arregimenta os seus batalhões de demônios para calar a tua boca. Pois, o inferno sabe o poder que há no teu louvor. Um louvor que emana de um coração sincero muda a atmosfera de um ambiente, por mais densa que seja as trevas sobre a vida de alguém, no poder do louvor ela é dispersa. Os ânimos se acalmam e demônios se retraem. Continue louvando a Deus. Faça como Davi que enquanto louvava a Deus, Saul era liberto da opressão demoníaca. (I Samuel 16.23)

O louvor é arma de guerra, enquanto você louva Deus prepara emboscada para os inimigos do seu povo. Assim como fez o Rei Josafá, ele colocou os tocadores na frente do seu exército para louvar a Jeová e quando chegou no acampamento do inimigo eles já estavam mortos, pois matou o outro. O texto é claro: “E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.” (2 Crônicas 20:22) Somente quando eles começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas! Louve ao Senhor e veja o seu Deus pelejando por você!

Celebre ao Deus de festas!

O verso 3 do Salmos exorta o povo a tocar a Trombeta na Lua Nova, o que marca o início do mês, na festas dos Tabernáculos que relembra o êxodo. Uma festa instituída com o propósito do povo de Israel nunca se esquecer do que Deus lhes fez, libertando do Egito e os conduzindo pelo deserto. Esta festa foi uma das várias que Deus instituiu sobre o povo, geralmente comemora-se no mês de setembro e atualmente junta multidões de 50 a 100 mil pessoas em torno do Muro das Lamentações em Jerusalém.
Nosso Deus é um Deus festivo, Ele se alegra juntamente com seu povo. As festas eram momentos de rememorar. De celebração, mas também de memoriais. Um período de crise ou de grandes tribulações era seguido por uma grande vitória, e esta vitória era comemorada com festas. Nosso Deus é um Deus de festas porque é um Deus de vitória. Existe um povo no mundo que tem mais motivos para comemorar do que o povo do Senhor?

Não se desespere quando sobrevier a opressão, a perseguição ou as ameaças dos inimigos. Jeová é teu Deus, Ele dará vitória a ti! E quando Ele intervier na tua história, haverá motivos para você comemorar com festas. Lembre-se da Festa do Purim, onde o povo judeu deveria ter sido aniquilado por seus inimigos, mas Jeová interveio e mudou a sua “sorte”. E o dia que era pra o povo de Deus morrer (Ester 9.28), quem morreu foram todos os inimigos do povo de Deus! Aleluia! Este é o Deus que é capaz de transformar as mais terríveis situações em motivos de alegria, de brados de júbilo e louvor ao seu nome santo!

“...porque este é um decreto para Israel, uma ordenança do Deus de Jacó, que ele estabeleceu como estatuto para José, quando atacou o Egito...” (Salmos 81:4,5). É uma ordenança de Jeová que seu povo louve o seu nome, e O engrandeça. Porque Jeová atacou o Egito, isto se refere ao “anjo da morte” que visitou as ruas do Egito tirando a vida dos primogênitos das casas onde não havia a marca do sangue do cordeiro pascoal. Deus exerceu justiça sobre os opressores de Israel, mas poupou o seu povo que estava debaixo da proteção do sangue!

Sob a marca do sangue há proteção!

Nas casas marcadas pelo sangue não houve morte, houve livramento. Quando a ira de Deus descer sobre o mundo mais uma vez, os que estão sob a marca do sangue de Cristo estão guardados e protegidos. “Nenhum mal lhes acontecerá! Deus os guardará debaixo das suas asas Onipotentes! Porque somos servos; porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes estendeu sobre nós a sua benignidade ... e para que nos desse uma parede de proteção em Judá e em Jerusalém.” (Esdras 9:9). Enquanto os hebreus foram guardados pelo sangue de um animal, nós estamos guardados pelo sangue de Jesus!

            “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”. (1 Pedro 1:18,19)

Quem clama tem resposta de Deus

Agora o salmista é tomado pelo Espírito de Jeová: Ele diz: "Tirei o peso dos seus ombros; suas mãos ficaram livres dos cestos de cargas. Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei...” (Salmos 81:6,7). Não é o salmista quem fala, mas o próprio Espírito de Jeová toma a boca do cantor e Deus fala através dele para seu povo! E a palavra foi esta: Vocês estão livres por que eu tirei o peso dos seus ombros! O teu clamor chegou até os céus. Ele viu tua aflição, ouviu o seu clamor, conheceu suas dores e desceu para dar o livramento (Êxodo 7.8). Ele está tirando todo jugo do Egito de cima de você.

Existem pessoas que aceitam os jugos do Egito mesmo tendo saído de lá. Mas, Deus está te libertando do jugo da depressão. Têm cristãos precisando entender que não adianta sair do Egito se continua com a mentalidade de escravo, você tem propósito na sua existência, tem um Deus que te ama e te sustenta e não pode mais ser escravo de uma mentalidade depressiva que deseja te levar para morte! Hoje o jugo da depressão vai cair.

Outros se submetem ao vício, ao pecado, à pornografia, às drogas e de tantos outros males. Mas, Cristo te chamou para liberdade (Gálatas 5.13). O pecado não tem mais domínio sobre você! Você precisa entender que o jugo foi quebrado, o laço do passarinheiro foi quebrado, e o diabo não tem mais poder sobre nós, se Cristo te libertou, verdadeiramente estás livre (João 8.38). O jugo de opressão de Satanás não pode mais exercer domínio sobre a sua vida: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.” (Isaías 10:27).

E Jeová continua falando com o seu povo: “Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões;”(Salmos 81:7). O termo “ lugar oculto dos trovões” é traduzida em outras versões como “recôndito” ou “esconderijo” do trovão! Que expressão poderosa! R. N. Champlin afirma que a maioria dos comentaristas acredita que se refere a um conjunto de ocasiões em que Deus falou com o seu povo. De todas elas eu quero destacar duas formas que Deus como trovão do seu esconderijo para você.

Aos pés do Monte Sinai: O dia em que a terra tremeu!

Em Êxodo 19 a partir do verso 11, Deus ordena ao povo através de Moisés que se santificassem até ao terceiro dia para poderem participar de uma grande experiência sobrenatural. “E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.” (Êxodo 19:11) No terceiro dia os dois milhões de hebreus que estavam acampados aos pés do Monte Sinai acordaram com um forte barulho de trombeta, com relâmpagos e trovões em cima do Monte, todo o povo estremeceu com o som vindo de cima do Monte.
Nunca antes em toda a história da Humanidade algo tão poderoso aconteceu. O Senhor do Universo, Deus Criador de todas as coisas desceu sobre o Monte Sinai e ele estremeceu! O Monte fumegava com o poder da presença do Grande Deus Jeová! Uma revelação tremenda em todos, do menor até o mais velho ouviram de uma só vez a voz do trovão ecoando das nuvens espessas! Era Deus falando do “esconderijo do trovão”. Que emoção, como deve ter se sentido todo aquele povo diante do poder terrível de Jeová.

David Wilkerson, no entanto, comenta que aquele povo deveria se sentir o mais privilegiado de todos os povos da terra por ser o único a ouvir a voz direta do próprio Jeová, mas não foi assim que aconteceu. Infelizmente, após este espetáculo da glória de Deus o povo pediu a Moisés para nunca mais ouvira voz de Jeová, porque tinham medo de morrer. Na verdade, eles tinham deuses escondidos trazidos do Egito, e quando viram que Jeová era um Deus de verdade e não de pedras ou de barro ficaram com medo de serem consumidos pelo fogo de um Deus verdadeiro.

Muitos crentes nos dias de hoje precisam reaprender a tremer na presença de Deus. “Treme, terra, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó.” (Salmos 114:7) Muitos perderam o temor na presença de Deus, não O respeitam mais, nem sequer o temem. E isto é algo contamina do menor até os maiores, pois mesmo sabendo que Deus é santo continuam a viver com pecados ocultos. Esqueceram-se de que “o nosso Deus é um fogo consumidor.” (Hebreus 12:29). Homens que vivem traindo suas esposas, outros que vivem na promiscuidade e continuam pregando nos altares como se fossem exemplos a serem seguidos. Mas, “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.” (Salmos 101:7).

Quando Deus fala do esconderijo do trovão o pecado não pode resistir diante da sua santidade e do seu poder. Quem quiser ouvir a voz de Deus do seu esconderijo precisa se santificar para estar diante da sua face. “Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã” (Êxodo 19:10). Sem santificação não há revelação de Deus (Hebreus 12.14), não há manifestação sobrenatural que traga paz ou poder, mas juízo e condenação. “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” (1 Tessalonicenses 4:7).

Na fenda da rocha: O esconderijo do trovão!

Moisés queria ter uma experiência ímpar e extraordinária com Deus. Após o Senhor manifestar sua boa vontade para com o povo hebreu, Moisés aproveitou e pediu para ver a glória de Deus, porém Deus lhe avisou que nenhum homem era capaz de ver a sua face e permanecer vivo. O ser humano não consegue sequer olhar para o sol que é uma estrela de sexta grandeza imagina se conseguiria olhar para o Deus que criou o sol e todo o Universo?

Então, Deus lhe disse: “Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver". (Êxodo 33:22,23). Imagino o quanto foi desconfortável para Moisés entrar na fenda de uma rocha estando ele já com mais de oitenta anos de idade.

Mas, a premissa continua fiel, quem quer ver a glória de Deus precisa entrar no estreito. Ás vezes a situação desconfortável é onde Deus mais se revela para nós. Muitos cristãos atualmente não possuem experiência com Deus por que não entraram na fenda da rocha. São momentos mais difíceis da nossa vida e história que temos as maiores e mais profundas experiências sobrenaturais com Deus. Foi assim com os homens e mulheres de Deus na Bíblia e não é diferente nos dias atuais.

Para Abraão o altar do Moriá onde ele quase perdeu o seu filho foi também o lugar onde recebeu as maiores promessas de Deus. Para José a fenda da rocha foi o Egito, o lugar da sua aflição foi também o lugar onde Deus realizou seus sonhos. Para Daniel a Babilônia era o lugar onde perderia sua liberdade, sua identidade e até a própria vida, mas se tornou no lugar onde Deus lhe exaltou, lhe livrou e revelou o apocalipse do Antigo Testamento. Para os judeus no reino Persa o dia 13 de abibe seria o dia da destruição, de luto e de morte, mas se transformou no dia em que Deus derrotou todos os seus inimigos de uma só vez. Para Estevão as pedradas dos seus inimigos deveriam ser sua vergonha, mas enquanto jogavam-lhe pedras ele via o céu aberto e o próprio filho do homem se levantando do trono para recebê-lo no seu reino. Para João, o apóstolo, a Ilha de Patmos era o fim do seu ministério, mas foi lá que Jesus lhe deu as revelações do apocalipse. Ah! Meu querido, este estreito que você está não é o teu fim, nem tua morte e nem tua derrota, é o lugar mais perto que Deus te colocou do seu esconderijo do trovão! Aproveite, prepare-se para ter as maiores experiências sobrenaturais com Deus, só uma amostra grátis do que está preparado para nós nas mansões celestiais!

Em Cristo, sempre.






Comentários

Anônimo disse…
Que texto maravilhoso🔥🙏🏻😭

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida