SALMOS 124: O SALMO DO LIVRAMENTO

SALMOS 124: O SALMO DO LIVRAMENTO

No dia 6 de outubro de 1973, o Egito e a Síria lideraram um ataque surpresa à Israel com o intuito de varrer o Estado de Israel do mapa. Porém, mesmo sendo pegos de surpresa, num dia de feriado nacional, o Yom Kuppur, o recém-nascido país Israel reagiu rapidamente e em vinte dias venceu onze países de uma só vez! Mas, se não fora a mão de Jeová, o povo israelense certamente teria vencido aquela batalha. Israel esteve à beira da extinção!

Não foi somente em 1973 que Israel esteve à beira do extermínio. Quando o primeiro rei de Israel, Saul e seu filho Jônatas foram mortos numa guerra contra os filisteus, começou uma nova crise em Israel. Foi neste contexto que o salmista Davi escreveu os salmos 124:

Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
Salmos 124:1

Ter Deus como aliado de guerra é a ter um seguro de vida assinado pelo criador de todo o Universo. Deus é o maior e mais poderoso aliado que alguém pode ter do seu lado. O salmista exorta ao povo a repetir esta grande verdade:

Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
Salmos 124:2

Ter Deus como nosso aliado de guerra não é certeza de que nunca teremos oposição ou adversidades, mas certeza de que mesmo que os homens se levantem contra nós, o general de guerra estará do nosso lado! Lembro-me de um certo presbítero chamado Oséias que estava desempregado, passando muitas adversidades na sua vida, e chegou ao ponto de dizer: “Nem parece que Deus está comigo!” E decidiu ir para um círculo de oração em Olinda para ouvir Deus falar. Pegou seu carro e saiu pela PE 15, na altura do Bairro do Bultrins, existe uma portaria do quartel do exército, o 7º GAC que fica justamente de frente a um semáforo. Ele parou o carro enquanto o sinal estava fechado, e foi neste momento que um grupo de soldados estava atravessando a rodovia. Quando o grupo passou em exercício na frente do veículo do irmão Oséias, o batalhão se virou para seu carro e prestou continência, saiu e entraram no quartel. O irmão não conseguiu compreender nada, olhou para ambos os lados e não encontrou ninguém. Estava sozinho dentro do carro. Chegou no círculo de oração e foi orar no cantinho da igreja, foi neste momento que Deus usou um vaso até ele, marchando como soldado a irmã colocou a mão no ombro dele e disse: “Meu filho, eu ouvi quando tu me disseste que nem parecia que estava contigo. Mas, eu estou contigo, tão certo que quando aqueles soldados passaram na frente do teu carro naquele sinal, não prestaram continência a ti, mas ao general de guerra que estava do teu lado!” Aleluia! Apesar das lutas, da oposição dos levantes de Satanás ou dos homens, Ele continua do nosso lado, sempre!

Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
Salmos 124:3

A fúria dos homens nos traz medo. Eles esbravejam como leões ferozes querendo nos tragar. Os inimigos desejam nossa morte e ruína. Algumas vezes somos alvos de suas investidas. A vontade deles é que sejamos tragados, engolidos vivos. Mas, Deus não chamou Daniel para virar jantar de leão. Mesmo que a morte pareça iminente, há um Deus que possui meios inimagináveis ao seu dispor para dar o livramento.

Não tenha medo da fúria dos homens. Não temas quando o ódio transbordar pelos olhares do mundo. Ou quando alguém pensar que você vai virar a presa dele. Há um Deus que zela por tua alma e não vai fugir diante das ameaças. Uma certa irmã ia para o Círculo de oração com sua amiga, quando no caminho dois homens numa moto estavam vindo em sua direção, quando esta irmã disse: “É ladrão!” A sua amiga já estava há mais de cem metros correndo de medo. Tem gente que diz que está do seu lado, mas foge diante da primeira ameaça, com Deus é diferente, quando a ameaça vier, ele sai do teu lado e vai pra tua frente e ainda diz: “Para tocar nele vai ter que passar por cima de mim!” Aleluia! Esse é o nosso Deus!

Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma;
Salmos 124:4,5

Não são apenas as adversidades da oposição dos homens que nos ameaçam, mas até mesmo as forças da natureza são obstáculos e constituem ameaça. O que falar da força das enchentes? Dos dilúvios e da força das águas? Há poucos anos as correntes dos rios destruíram várias cidades e levaram várias vidas na zona da mata Pernambucana. O último grande desastre ocorreu em Mariana, MG. A força da lama invadiu cidades e matou muitos seres vivos, de animais à seres humanos. O que falar do furacão Katrina, dos muitos furacões que devastaram o Caribe e muitas cidades dos EUA em 2017? É disso que o salmista está falando. A morte nessas circunstâncias é quase certa, mas ele afirma: Se não fosse o Senhor!

Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes.
A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
Salmos 124:6,7

Quando o caçador arma seus laços, forja seus planos, usa a razão para prever todos os passos da presa e obter êxito na captura do animal. Escapar de uma armadilha como esta é praticamente impossível. Isso aconteceu com o rei da Síria, que preparava planos para surpreender Israel numa emboscada, mas ele não sabia que em Israel tinha profeta. Profeta é o mesmo que vidente, alguém que recebe visões sobrenaturais do futuro e da vontade de Deus. Eliseu era seu nome, e revelava os planos do inimigo ao rei de Israel. (II Rs 6.8). Assim os planos não prosperavam e o povo de Deus recebia o livramento. Não se preocupe, enquanto houver profeta em Israel o inimigo não vai pegar você de surpresa. Antes de tudo, Deus revela os planos de Satanás!

O laço pode ter sido armado, a arapuca está montada, o inimigo está à espreita, mas Deus pega ele de surpresa!

Existem muitos laços no mundo em que os homens foram presos e não conseguem se libertar. As garras de uma amante, a fumaça de um cigarro, os desejos da carne, o vício na pornografia, a ambição por dinheiro ilícito, a mentira e o engano, são exemplos de laços que o diabo prende suas vítimas até levá-los para o inferno. Mas, Deus é livramento! Ele quebrou o laço, desfez a armadilha, soltou o pássaro e deu vida a quem estava certo para morrer!
Esse é o nosso Deus!

O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
Salmos 124:8

O pára-quedas é o socorro de um piloto. O barco salva-vidas é o socorro do náufrago. O médico é o socorro de um acidentado. Mas, todos eles podem falhar. Podem não funcionar, embora até tentem, mas às vezes tem coisas que estão além da capacidade e das habilidades de um médico. Mas, Deus é o nosso verdadeiro e infalível socorro! “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmos 46:1. Jeremias lamentou porque o Egito não podia socorrer Jerusalém quando foi atacada pela Babilônia, porque “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” Salmos 20:7


Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida