UM SOLTEIRO PODE SER ORDENADO PASTOR?


UM SOLTEIRO PODE SER ORDENADO PASTOR?

Muitos se interrogam diante do fato de existirem pastores solteiros. Uns concordam e outros não. Jesus Cristo, o Supremo Pastor (1 Pedro 5:4) concedeu servos conhecidos como pastores e mestres para ajudar os santos (Efésios 4:11). Os homens que pastoreiam são chamados, também de presbíteros (anciãos em algumas traduções) e bispos (1 Pedro 5:1-2; Atos 20:17,28). Mas, gostaria de trazer alguns argumentos para tratar dessa questão polêmica do pastorado de homens solteiros:

1.       O ARGUMENTO BÍBLICO

Alguns não concordam que um solteiro possa ser pastor. Mas, se esquecem de alguns fatos inequívocos:
PRIMEIRO: O apóstolo Paulo era solteiro (Atos 26:16; Colossenses 1:1,23), e todos nós sabemos que ser apóstolo é algo muito maior do que ser um pastor/bispo. Se um solteiro podia ser Apóstolo por que não “pastor”?
SEGUNDO: Timóteo era um evangelista: "Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um EVANGELISTA, cumpre o teu ministério." (2Timóteo 4 : 5) e era solteiro.
TERCEIRO: Tito era cooperador importante da Igreja e do apóstolo Paulo e ao que tudo indica não era casado (Tito 2 ; 6 – 15).
QUARTO: O texto que explicita as condições para a separação do ministério nos diz: “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;” (1 Timóteo 3:2). O texto não diz que deve ser obrigatoriamente casado, Paulo estava afirmando que se fosse casado o bispo deveria ser marido de apenas uma mulher, e não como alguns fazem atualmente com mais de uma mulher, portanto, vivendo em constante adultério. Mais vale um solteiro em santidade do que um casado adúltero. Paulo estava afirmando que o bispo deveria ser fiel ao matrimônio!

2.       O ARGUMENTO PRÁTICO

Alguns afirmam que um solteiro não pode ser pastor porque um solteiro não pode dar conselhos aos casados. Em primeiro lugar: Paulo era solteiro e deu conselhos aos casados (I Co 7.1-40). Em segundo lugar: Nenhum aconselhador de casais deve adentrar demasiadamente na intimidade do casal para aconselhá-los. Mas, baseará seu conselho na Palavra de Deus mais do que na experiência.
Se partirmos do pressuposto que somente um casado pode dar conselhos ao casados, assim somente quem passou pelo presídio poderá dar conselhos aos presidiários, somente um médico doente pode aconselhar outros doentes, um ex-prostituto poderá aconselhar alguém que vive na prostituição e etc. É tão “xulo” este argumento que não perderei tempo em discorrer sobre. Simplesmente pelo fato de que o maior conselheiro não é a experiência de casado e nem os seus próprios conhecimentos, mas a ajuda do Espírito Santo de Deus que não erra e usa sem distinção tanto os solteiros como os casados.

3.       O ARGUMENTO HISTÓRICO

Alguns afirmam hoje que não faz parte da cultura assembleiana ordenar pastores solteiros. Os que falam isso ignoram por desconhecimento ou propositalmente os fatos: Quando os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren vieram ao Brasil e fundaram a Assembleia de
Pastor Paulo Leivas Macalão
Deus ambos eram solteiros! Pastor Paulo Leivas Macalão, Presidente da AD Madureira-RJ, e que escreveu inúmeros hinos da Harpa Cristã, em 1930 foi ordenado pastor aos 27 anos e era solteiro. Pastor Alfredo Reikdal, que se tornou presidente da AD Ipiranga-SP foi ordenado pastor aos 24 anos, e era solteiro. Pastor Cícero Canuto de Lima, primeiro presidente da CGADB, e presidente da AD Belém-SP, foi ordenado pastor aos 30 anos de idade em 1952 quando ainda era solteiro. Pastor João Batista da Silva, que presidiu a AD no Rio Grande do Norte foi ordenado pastor solteiro aos 30 anos de idade, em 1935¹.

Afirmar que um pastor não pode ser pastor solteiro é negar as origens da Assembleia de Deus e duvidar do testemunho de pastores solteiros é duvidar do testemunho e todos estes pastores acima mencionados.

Portanto, antes de jogar pedras sobre qualquer homem de Deus solteiro, lembre-se de Paulo, Timóteo, Daniel Berg, Gunnar Vingren, Paulo Leivas Macalão, Cícero Canuto de Lima, João Batista e tantos outros que marcaram a história da Igreja de Cristo aqui na terra com boas obras e excelentes testemunhos cristãos.

Louvo a Deus por ter me escolhido para tão grande chamado e incubência, “E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;” (1 Tm 1:12). Os jovens são fortes e já venceram o maligno (I Jo 2.14). Dê ouvidos às palavras do Apóstolo Paulo: “Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.” (1 Co 7:8). Os pastores solteiros tem mais tempo e disponibilidade para cuidar das coisas do Senhor do que os casados. Ser solteiro não é fardo, é benção de Deus.

O que acontece hoje em dia é forçar e apressar casamentos arranjados e mal planejados para reconhecer o chamado pastoral de alguém, e o resultado que temos são casamentos de fachadas, incompatibilidade conjugal e muitos casos de adultério no meio evangélico, devido esta cultura absurda de que só pode ser pastor se for casado. Sabemos que casar às pressas para agradar ao público e mesmo quando não há amor é a desgraça de muitos casamentos atuais e quem sabe um dos motivos para haver tantos casos de divórcio no meio evangélico, igual ou maior que no meio dos descrentes.

Reconheço que este texto não irá agradar a todos, mas é a verdade baseada em três pilares difíceis de derrubarem: A Palavra de Deus, a realidade das coisas e História. O que espero é mais respeito quanto aos homens de Deus que vivem para a Obra de Deus na sua condição de solteiros.

E para todos os solteiros que se sentem pressionados por seu ministério, ou pela sociedade hipócrita que vivemos, não se abstenham de pregar a Palavra de Deus por ser solteiro: “Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.” Jr 1:6,7. Tem solteiro que dá mais exemplo do que muitos casados por aí. E tenho a certeza que todos os solteiros desejam se casar, mas no tempo de Deus, com a pessoa de Deus, para constituir uma família com Deus.  E não para dar satisfações para hipócritas engravatados. Casamento é coisa séria. É sagrada. Se casar é com certeza de vontade, com a intenção de constituir família e nunca para receber uma consagração. E que todos os solteiros atentem para este último conselho:

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”

1 Timóteo 4:12

Pastor Flávio Alves L. de Souza

Pastor solteiro da Assembleia de Deus, CGADB Nº 83220.

¹ ALENCAR, Gedeon. Assembleias brasileiras de Deus. Tese de Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-SP. Pág. 147.

Comentários

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Meu Deus pastor , que palavra abençoada !!!!

Unknown disse…
Glória a Deus, palavra abençoada, se procurassemos conhecer a palavra de Deus seríamos pessoas melhores.
Unknown disse…
DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS, QUANTA DISTORÇÃO DA PALAVRA.
Flávio Alves disse…
Querido, se o sr provar onde e qual é a distorção eu irei consertar.
Unknown disse…
Se for para um país evangelizar e lá não pode ter mulheres ...como fica ....já que o missionário faz todas essas funções em países isolados ....Renato Cezar Missão IMIS Rio de Janeiro
Anônimo disse…
O Você escreve com certeza é baseado em suposições no que se refere ao antigos. Quanto aos de hoje,não deveria ser assim,mas foi e com certeza não deve continuar,pois é ant-biblico. Eu não confiaria a minha esposa a um Pastor solteiro. Infelizmente sei de fatos ocorridos dentro da casa do Senhor e é também por isso que não é certo.

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida