Amós, o profeta certo para os dias de hoje

Amós, o profeta certo para os dias de hoje
Um profeta contra as injustiças sociais

No contexto pós-moderno em que vivemos, os valores basilares da sociedade são questionados e relativizados ante os ataques ferozes de um mundo cada vez mais conectado às inovações. A crise moral parte dos mais altos escalões dos poderes como mísseis avassaladores impactando o nosso país de forma negativa. O charco de lama não poupa ninguém. Acompanhamos pelos noticiários como nossos representantes políticos são profissionais em desviar milhões para seus próprios bolsos. Nosso parlamento vive dias tenebrosos, a moral do brasileiro desceu ao fundo do posso. Os abismos de corrupção e impunidade rebaixam a nossa imagem ante o mundo. Não somos apenas o país do futebol, somos o país da impunidade, da corrupção, da prostituição, da violência e da injustiça social.

Crescemos economicamente, mas entramos em decadência moral. "Nunca antes na história desse país se roubou tanto os cofres públicos como agora." Verbas que alimentariam a fome das nossas pobres crianças em dias de aula são desviadas sem nenhum pudor ou senso de responsabilidade. Mas, o gigante acordou do seu berço esplêndido. Saiu às ruas. Protestou. Se fez ouvir pelos políticos que não mais nos representam, e pelo mundo que assistiu de longe a saga de um povo que não foge á luta. E agora? Um ano depois, o que mudou?

Os mesmos políticos corruptos e levianos pedem o voto do povo com seus rostos maquiados e fiéis apenas ao seu script. E o povo de tudo se esqueceu. Se esqueceu das enormes filas nos hospitais, das ruas alagadas e esburacadas e dos escândalos denunciados parcialmente pela mídia manipuladora. O Brasil com toda certeza é um país de todos. De todos os problemas. Mas, sem dúvida, o maior de todos eles é a degradação espiritual em que o país se encontra. O pecado é a origem de todos os problemas. O abandono a Deus e a idolatria ao bezerro de ouro chamado ganância é a fonte de nossos males.

O opróbrio da nação brasileira

O pecado é o opróbrio da nação brasileira. A imoralidade que querem proteger, o aborto que querem legalizar, as drogas que querem descriminalizar mostra um pouco a que ponto chegamos. E o pior, o povo que se chama pelo nome do Senhor vive e participa dessas injustiças sociais. Preferem confiar mais nos homens do que em Deus. O secularismo quer empurrar a Deus para o segundo plano e colocar o próprio homem no altar para ser adorado. Até nos nossos templos o culto não é mais para Deus e sim para entreter o público.  O brasileiro está longe do padrão exigido por Deus. Temo pela sentença que a mão misteriosa escreverá na parede para esta nação se não fizermos como o profeta Amós. "...portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades.Amós 3:2

Os brasileiros se destroem pelas drogas, se vendem pelo prazer, se engana com uma religiosidade vazia, e se conformam com o errado. Neste contexto tão desanimador o livro de Amós grita como uma trombeta estonteante ante às injustiças socais. A mensagem de Amós precisa ser anunciada dos palácios aos templos, das ruas às famílias. "Ela é atual, oportuna, necessária, é esperançosa. Arrepender-se e viver ou tapar os ouvidos à voz de Deus e morrer." A verdade está na Palavra. Exposta claramente aos olhos de quem deseja libertar-se das garras da mentira. 

A verdade revelada

Não se enganemos com o luxo, com a riqueza, com a falsa estabilidade econômica, enquanto Deus está irado com a terra. Um Deus justo não pode ver a injustiça. Quem não ouvir a voz dos profetas de Deus colherá juízo e morte, mas quem ouvir e permitir-se ser transformado crescerá de glória em glória. "Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas."Amós 3:7. Os olhos do Onipotente estão atentos à mulher que mata o próprio filho no ventre e ao homem que vende a consciência em esquemas de corrupção. O juiz supremo do universo está atento aos praticam injustiças. "não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos; " Amós 2:6-7

O Deus que não se deixa escarnecer está bradando pela boca dos seus servos fiéis: Arrependei e vivei! Os púlpitos devem ser abalados com a verdade como um martelo que estraçalha uma rocha. Deus não mercadoria, a Palavra não se negocia, o pecado não se esconde. Podem legalizá-lo, deixá-los impune, mas do seu juízo ninguém escapará. A mensagem é forte como o fogo que derrete o ferro para quebrantar os corações de seus ouvintes. Amós chama-nos para se encontrarmos com Deus. "...prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12. 

Ele está falando para o Brasil, desde os mais poderosos governantes até o mais pequeno e pobre dos cidadãos."Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?" Amós 3:6. A voz potente de Jeová é ouvida! Ele fala e não podemos se calar: "Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?"Amós 3:8

O brado de Deus para a nação

A nação brasileira precisa ajoelhar-se diante do verdadeiro e único Deus. O profeta Amós chama Israel para deixar suas más ações, deixando de amar o erro e o pecado. Esta mesma mensagem é cabível ao nosso país. "Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Talvez o Senhor Deus dos Exércitos tenha piedade do remanescente de José." Amós 5:14-15

Se não praticarmos o bem e procurarmos a justiça, de nada adiantará construir templos e promover marchas. Deus nunca receberá louvor daqueles cujas mãos estão sujas como o pecado e o coração contaminado com o mundanismo pecaminoso. 

Em Cristo,

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida