O TITANIC QUE NÃO AFUNDOU


E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Mateus 24:37

Quando nosso Bom Mestre se referiu a este acontecimento, além de confirmá-lo como algo histórico, ou seja, real, Ele também afirma que os últimos dias acontecerá algo semelhante ao que aconteceu na época de Noé. A história de Noé não é uma fábula, nem é fictícia, foi um acontecimento verdadeiro, e possui muitas verdades que impactam a vida daqueles que param para meditar nelas. E sobre estas verdades que eu gostaria de falar para você agora.

O mundo estava mergulhado na lama do pecado. A mente dos homens era má continuamente aos olhos do Santo Altíssimo. Deus, incomodado, com tanta imundície moral e espiritual decidiu lavar o mundo através de um dilúvio. Mas, antes de destruir a humanidade perdida, “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. ”Salmos 101:6 Então foi assim que Ele encontrou Noé e sua família: “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” Gênesis 6:8. Assim Deus entregou a Noé as plantas de uma grande embarcação pela qual se salvaria ele e a sua família, como muitos animais. Eu considero esta grande embarcação como o Titanic da antiguidade. Mas, existem muitas diferenças entre este Titanic e o que afundou:

O Titanic foi projetado na terra, a Arca nos céus! 

E todo projeto terreno está sujeito a falhas e defeitos. Não porque o homem não seja capaz de fazer algo “perfeito”, mas porque faz parte da natureza humana a “imperfeição”. A Arca de Noé foi projetada nos céus, por aquele que projetou também o Universo inteiro. Com 137 metros de cumprimento, por 23 de largura e 14 de altura, a Arca possuía as dimensões certas dadas pelo maior de todos os engenheiros navais, pois Ele mesmo havia também criado o próprio mar. O Titanic possuía 269 metros de cumprimento, por 28 de largura e 18 de altura. O maior transatlântico daquela época. Os melhores engenheiros do mundo foram contratados para construí-lo em um estaleiro na Irlanda do Norte. Porém, fora construído para competir. A arca fora construída para salvar.

Um folheto jornalístico da época falou que ele era infundável. Outro comentou que nem o próprio Deus em pessoa poderia afundá-lo. O próprio nome, Titanic, que nos remete à mitologia grega em que os titãs desafiaram os deuses. O navio foi construído para desafiar a natureza e o Deus que a criou. Foi construído na arrogância do homem em querer ser Deus. Quão males trazem sobre si aqueles que desafiam com arrogância o próprio Deus!

Guiado por um experiente piloto e uma excelente tripulação, o Titanic tinha tudo para ser um sucesso. Representava o que havia de mais luxuoso e caro da época. O Titanic era uma epopéia do dinheiro e do glamour de uma época, também da desigualdade social e da discriminação com que eram tratados os passageiros da segunda classe. 

Já a arca de Noé era totalmente diferente

Não tinha piloto nem leme. Flutuava sobre as águas turbulentas das mais terríveis tempestades que se pode enfrentar. Guiado apenas por Deus, dirigido pelo Espírito, não havia diferenças e discriminação naquela embarcação. Os homens estavam com os animais. Convivendo com o mal cheiro e barulho dos animais imundos não havia nada na arca que se assemelhasse ao glamour do Titanic. Apenas madeira e animais apreensivos. Não havia nada de belo, nem uma tripulação experiente, não havia bailes suntuosos e roupas caríssimas, só uma família com muitos animais para cuidar. Porém, havia segurança.

Nos mais belos e ricos lugares que o mundo pode oferecer não há o que encontramos na Arca: Segurança! Por quê? Por que Jeová é o piloto. É Ele quem está no comando! Apenas a graça divina é quem pode salvar uma embarcação no meio de mares revoltosos!

A Igreja é como aquela Arca e o mundo como o transatlântico Titanic

No mundo há riquezas, fama, exibicionismo, glamour, mas tudo isso de nada vai adiantar quando o momento fatal chegar. Mas, na Igreja há mal cheiro, desconforto, trabalho para manter tudo limpo, barulho de animais, porém há segurança, porque ninguém pode afundar o barco que leva o Senhor dos mares e do céu! Quem foi que disse a você que a Igreja é um local bonito e confortável? Quem disse que seria fácil? Mas, a única promessa que temos é que nela há Salvação!

Enquanto o Titanic tinha pressa para quebrar Record e chegar à New York em pouco tempo. A Igreja flutua calmamente na História faz dois mil anos, por que: Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Isaías 28:16. Estamos certos que vamos chegar ao nosso destino. Os caminhoneiros costumam andar bem lentos em relação aos carros de passeio, mas é nessa lentidão, no passo do gado que eles atravessam o país inteiro.

No Titanic havia várias entradas e janelas

Todos poderiam olhar a paisagem ao redor. Mas, na arca chamada Igreja só há uma porta e uma janela. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. ...se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:7,9.  Só há uma entrada nesta embarcação para fugir da ira de Deus: Jesus! Não é a denominação, nem a religião, nem os usos e costumes, mas Jesus.
A porta um dia será fechada, assim como a porta da Arca. Por isso Jesus falou: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lucas 13:24. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:14.

No mundo tudo é mais bonito e mais fácil, mas o Senhor da Vida diz: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mateus 7:13.

O que me chama a atenção é que na Arca só havia uma janela em cima. Porque em cima? Primeiro, para entrar luz e ventilação. Na Arca há luz e há renovação! E, em segundo lugar, por que não importava olhar para os lados. Pra que você olhar para os lados? Fora da Arca você só verá morte e destruição. Olhe para cima! A visão da igreja não é para o mundo, nem para fora dela, é para cima. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Isaías 45:22. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2

Se você olhar para os lados vai querer sair da Arca. Olha só para Jesus. Por mais que a Arca não seja um transatlântico nela há Salvação! O Titanic, assim como as embarcações que o mundo oferece, como drogas, sexo dissoluto, diversão irrefreada, e muitas outras estão sentenciadas ao não chegar no destino “felicidade”, vão afundar levando todos à profundeza dos mares infernais.

Estamos no barco verdadeiramente “infundável

A Arca de Cristo ninguém afunda porque nenhum iceberg pega o piloto de surpresa! Quem pode surpreender um Deus que sabe de tudo antes de acontecer?  Enquanto o Titanic repousa no fundo do mar congelado, a Arca repousará no alto do Ararate de Deus, isto é, nas alturas santas, verdadeiro descanso eterno. Haverá descanso seguro para aqueles que confiam em Deus!
O Titanic também representa o homem guiado pelo orgulho, ganância e avareza que sempre afundará surpreendido pelas intempéries da vida, mas Arca representa o homem que confia no Senhor, guiado e dirigido por Ele: humilde, obediente e perseverante!

Em Cristo,

Verdadeira Arca da Salvação,

Sempre, eternamente,

Amém!

Pr. Flávio Alves




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida