Segredos de um chamado contraditório

Segredos de um chamado contraditório

É o tema desta pequena reflexão. Na verdade, a maioria dos chamados de Deus foge a todo padrão ou paradigmas humanos. A começar de Abrão. Como pode alguém querer iniciar uma geração de famílias eleitas a partir de um idoso e sua esposa estéril? Depois, vemos um assassino fugitivo de oitenta anos que é chamado para ser embaixador de Deus ante ao tirano faraó, todo-poderoso no Egito.

Assistimos nas páginas sacras do Livro divino, que depois de muitos anos, novamente Deus surpreende a todos chamando um filho de uma prostituta, expulso de casa pelos próprios irmãos para ser juiz sobre Israel. Sem falar de Gideão, o covarde que se escondia dos midianitas de tanto medo. Foi, entretanto, chamado para liderar um exército de apenas trezentos homens para destruir aqueles que lhe aterrorizavam. Verdadeiramente, os caminhos dele não são os nossos.

Isto me impulsiona a perguntar-lhe: "Porque questionas a Deus pelo teu chamado?" Não sabes, porventura, que Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Isaías 55:8.

Mas, dentre todos os chamados ditos, contraditórios, o Espírito da sabedoria me apresenta um em especial. Trata-se daquele menino que surpreendeu não somente a Israel, mas principalmente os filisteus. O chamado de Davi é um desses chamados contraditórios, pois tudo nele foge do que os homens, em sua comum imaginação estabeleceria.

Contudo, antes de adentrarmos nessas características peculiares do jovem Davi, chamo-lhe a atenção para os precedentes de Davi. Sua vida pregressa antes da fama e do sucesso. Pois, seu chamado começa no anonimato, nas partes ocultas ao olhar da multidão, no cotidiano em que se evidencia o seu caráter e virtudes.

O chamado de um homem de Deus começa no anonimato

Não é no palco em meio aos aplausos, nem nos púlpitos das maiores igrejas. É longe dos olhos das pessoas. Contudo, perto do olhar de Deus. Aqueles que já nascem como estrelas, na maioria das vezes, carregam em si o código genético do orgulho e vaidade que os levará para longe de Deus. Mas, as maiores ferramentas do Senhor foram forjadas no deserto da provação. Foi o que aconteceu com Davi.

Quando ele foi levado a Saul para responder sobre sua oferta em enfrentar Golias, ele apresentou seu "curriculum vitae":

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
1 Samuel 17:34-36

A faculdade deste jovem foi matar o leão e o urso que ameaça devorar as ovelhas do seu pai. Vejo propensos pregadores almejando o sucesso, que para eles é vender dvd's e viajar o mundo se hospedando nos melhores hotéis. Davi era um jovem diferente. Deus chama os que já estão ocupados com as ovelhas, cuidando, protegendo-as. Arriscando a própria vida. Antes do mundo te conhecer, precisas primeiro matar teus leões e ursos!

Quando Davi visualizou aquele gigante, lembrou-se do que fez na relva. Sua experiência forneceu-lhe a fé e a coragem necessária para aceitar o desafio. Quem tem experiência com Deus na vida jamais teme qualquer desafio, pois suas vitórias do passado lhe mostram que maior é o seu Deus!

Ninguém o conhecia. Mas, quando Saul ouviu isto, investiu-lhe um voto de credibilidade. Quando ninguém acreditou nele, por causa da sua história, recebeu uma oportunidade. Tua história com Deus tem um valor inestimável, pois ela será como uma chave abrindo portas de novas oportunidades.

Fazendo o que os outros não queriam fazer: chegou a hora do mundo reconhecer teu chamado!

Israel parecia um menino medroso se escondendo na barra da orla do rei Saul, que por sua vez estava tremendo de medo do guerreiro de 2,95 metros de altura. Na ausência do Espírito Santo abunda incertezas, na incerteza nasce o medo. Mas, este não era o caso de Davi. Dotado de uma fé viva lhe transbordava a confiança nascida da certeza de quem tem Deus na vida. Chegou a hora de sair do anonimato, fazendo o que ninguém se dispunha a fazer.

Um homem chamado por Deus reconhece as batalhas do Senhor

Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?1 Samuel 17:26

Davi percebeu que aquela batalha não era entre Israel e Golias, e sim entre Deus e Golias. Deus precisava apenas de um canal. Os verdadeiros servos de Yahweh reconhecem a necessidade e se dispõem a serem usados por Ele. Há uma necessidade: "Quem Deus vai usar?" Davi reconheceu esta verdade.

Será que você está reconhecendo as verdadeiras necessidades no Reino de Deus? Ou tens te preocupado somente com as tuas? Vejo crentes correndo de um lado para o outro, ansiosos pela vida, preocupados com o hão de vestir ou comer. " E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes." Lucas 12:22-23

Os chamados por Deus percebem as necessidades mais importantes: "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8 Os mais espirituais se preocupam com as coisas espirituais. Sua mente se deleita em meditar nas coisas divinas.Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:2 

Davi não se destacou por ser bonito, nem forte, nem corajoso apenas. Mas, porque guerreava as guerras do Senhor (I Sm 25.28). Quando todos desprezaram Davi, ele mostrou que sua diferença não estava na força, nem nas suas próprias capacidades, e sim na sua fé capaz de vencer gigantes. Queres que os outros te respeitem? Faça o que a maioria não quer fazer, derrube os gigantes e eles passarão a te respeitar.

O menino anônimo que entregava lanches ficou famoso. O caçula da família tornou-se rei. O desprezado pastor de ovelhas foi reconhecido como um guerreiro do Senhor! Assim acontecerá contigo. As mãos que hoje te empurram para trás, terão que te aplaudir de pé. Deus te chamou, e a queda do gigante obrigará a todos te reconhecerem o chamado.

Chamados por Deus não são reconhecidos pelo que os outros acham. Mas, pelo que Deus faz através deles!

Grato ao Senhor!

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida