Josias, Rei por Excelência


Josias, Rei por Excelência.

Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. (2 Crônicas 34.1)


Josias começou a reinar muito jovem. Com apenas oito anos de idade teve que assumir a liderança de um povo logo após o assassinato do seu pai Amom. Este último, foi um rei perverso que aprofundou ainda mais o povo na idolatria como seu pai, Manassés. Amom fez pior que seu pai, pois no final de sua vida este se converteu, enquanto Amom foi arrogante e incontinente, e acabou por aumentar ainda mais a sua culpa diante de Deus. Por isso, talvez seus oficiais do palácio o assassinaram no seu próprio palácio. Foi assim que o povo entronizou Josias como governante em seu lugar.

Ele não seguiu o exemplo de seu pai, mas sim o exemplo do rei ideal, chamado Davi. Com certeza, ele ouvira falar das famosas histórias do Rei Davi, de quem ele era descendente. (2 Crônicas 34:3)           No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda bem jovem, ele começou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor. As histórias heroicas de Davi na mente daquele jovem criaram a imagem do tipo de rei que ele deveria ser. Aos dezesseis anos ele começou a buscar ao Deus de Davi. Isto nos mostra a importância de termos bons exemplos para seguirmos. A influência desses exemplos pode determinar a vida que teremos.

Qual o exemplo que temos seguido atualmente?

Quais são atualmente os exemplos que nossas crianças e jovens estão recebendo na presente sociedade? Da mídia eles recebem as influências dos “ídolos” deste mundo. Dezenas de milhares de crianças e jovens correram desesperadas para comprar os ingressos de um “popstar” que recentemente se apresentou no Brasil. Quantos têm fotos gigantes desses “heróis” modernos dentro dos seus quartos, e tomam para si o exemplo deles para viverem? Rebeldes, irresponsáveis, sem Deus, movidos pela paixão e desejo carnal são os heróis de hoje.

E nós, ministros, estamos adotando como exemplo algum atual ministério de sucesso? Será que ter um programa de TV, ou ser conhecido nacionalmente, ou ter vários seguidores no Twitter, ou ter muitas igrejas e um verdadeiro império eclesiástico é o ideal que devemos adotar para nossos ministérios? Definitivamente não! Josias adotou Davi, seu predecessor como um exemplo de vida a seguir. Nós, não devemos adotar os “televangelistas” da prosperidade fácil, ou pastores mercenários, autoritários e avarentos como exemplo para nossos ministérios. Temos o maior de todos os exemplos a seguir: JESUS CRISTO! Este é o modelo de ministério que devemos seguir.

Um ministério onde as pessoas valem pelo são diante de Deus, e não pelo possuem diante dos homens. Um ministério onde se pregue somente a Palavra pura sem a contaminação farisaica de uma religião antropocêntrica. Um ministério movido, motivado e promotor do amor e não da riqueza material. Um ministério de renúncia a todo tipo de mundanismo e não de apego aos prazeres carnais. Um ministério onde Jesus Cristo aparece e o homem desaparece. Não um ministério abalizado nas doutrinas e costumes do homem, e sim na poderosa Palavra de Deus. Josias só escolheu Davi como exemplo, por que não tivera oportunidade de conhecer Jesus. Jesus Cristo é incomparavelmente maior e melhor do que Davi. E Ele é muito maior e melhor do que os milagreiros mercenários, e pregadores do falso evangelho da prosperidade.

(2 Crônicas 34:3) No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda bem jovem, ele começou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor. No décimo segundo ano, começou a purificar Judá e Jerusalém dos altares idólatras, dos postes sagrados, das imagens esculpidas e dos ídolos de metal. Aos vinte anos de idade, ele começou a promover uma restauração espiritual em Judá e Jerusalém. Duas coisas o Espírito da revelação me trazem à mente neste texto: A primeira é sobre a mocidade de Josias. Apesar de tão moço, ele se mostrou profundamente espiritual e sábio, a exemplo de outros jovens notáveis como José, Davi, Samuel, Daniel e seus três amigos.

Idade não é sinônimo de sabedoria

Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão. (Eclesiastes 4:1) Muitos se opõem aos jovens ministros que possuem uma chamada tão verdadeira quanto à dos demais. Eu mesmo enfrento muitos adversários e opositores devido à minha mocidade. Não são poucos os que se levantam furiosamente contra a consagração de jovens para a Obra do ministério. A Bíblia não se opõe a isso. Os homens sim. O que a Palavra não recomenda é a consagração de neófitos, isto é, os novos na fé (I Tm 3.6).

Interessante é que mesmo sendo neófitos alguns homens são rapidamente consagrados ou separados por causa da influência que possuem no mundo secular ou pelo salário que recebem. Como se cargo fosse “prender” as ovelhas ricas dentro da igreja. E não importa se eles têm chamada ou não. O problema é que muitos agem atualmente como Samuel na casa de Jessé. Atentam para o mais velho e mais aparentemente aceitável, enquanto Deus está o reprovando por dentro. Enquanto eles se enganam com Eliabe, Deus está separando Davi.

Idade é não é sinônimo de maturidade e sabedoria. Platão afirmava: Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência. Quantos velhos são insensatos como meninos e quantos “meninos” são sábios quanto alguns “velhos”?! O mesmo Deus que chamou Moisés com oitenta anos é o mesmo que chamou Davi aos dezesseis. Que ninguém despreze tua mocidade... mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. (1 Timóteo 4:12).
O segundo fato que me desperta a atenção é que aos vinte anos ele começou a purificar Judá e Jerusalém...

Nunca se é cedo demais para se fazer alguma coisa para o Reino de Deus.

Muitos dizem: “Vou aproveitar a vida, quando eu estiver mais velho, quem sabe eu entro na igreja” É o pensamento de muitos jovens atualmente. Infelizmente, nem todos chegam a velhice para poderem se converter, na sua vida irresponsável à procura da adrenalina e da aventura perdem a vida em trágicos acidentes. Ou, por causa de dívidas das drogas e envolvidos na criminalidade têm suas vidas brutalmente ceifadas. A AIDS, o vazio existencial fazem com que muitos jovens nem cheguem aos trinta anos, mas já estão enriquecendo as estatísticas do governo.

Não é a toa que Salomão traz várias verdades sobre a juventude: a primeira delas é que a tudo é passageiro inclusive a juventude: ... a juventude e o vigor são passageiros. (Eclesiastes 11:1).  Muitos desses jovens perdem tanto por que nunca pensam no amanhã. Querem viver no aqui e agora, e perdem a noção de consequência. Esquecem que tudo o que fazem podem trazer para si mesmo consequências funestas. Fico estarrecido com a tamanha idiotice, (perdoe-me a força da palavra) de muitos jovens que acham bonito exibir a fumaça do cigarro como se fosse algo elegante. Não pensam na consequência que esta prática tão supérflua pode trazer para seus corpos. Pura e idiota vaidade! É ai que se aplica a segunda verdade de Salomão: Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Eclesiastes 11.9.

E então, como é que devemos aproveitar a mocidade? A Bíblia responde com a terceira verdade: Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; Eclesiastes 12:1. Viver uma vida sem tempo para Deus é viver perdendo tempo! Esta frase na traseira de um carro é uma verdade que muitos só aprendem quando enfrentam uma doença incurável ou problemas insolúveis.

Sonhar é bom, agir é melhor!

Mas, o jovem Josias deu o exemplo de é possível ser jovem e também ser compromissado com o Reino de Deus. No décimo segundo ano, começou a purificar Judá e Jerusalém dos altares idólatras, dos postes sagrados, das imagens esculpidas e dos ídolos de metal. É necessário fazer alguma coisa. É esta a segunda coisa que me chama a atenção neste texto. Josias agiu. Não adianta ficar olhando ao nosso redor e analisar os problemas do nosso mundo e reclamarmos, discutirmos e condenarmos o nosso mundo.

Muito se fala em sonhos atualmente. Nós somos geração que sonha os sonhos de Deus! Pregam-se como chavões evangélicos pós-modernos. Mas, eu não quero fazer parte desta geração que sonha. Eu quero fazer parte da geração que faz acontecer, que não apenas sonha, mas entra em ação. É necessário agir!

Josias foi o jovem rei que derrubou todos os altares de Baal:

(2 Crônicas 34:4-7):    Sob as suas ordens foram derrubados os altares dos baalins; além disso, ele despedaçou os altares de incenso que ficavam acima deles. Também despedaçou e reduziu a pó os postes sagrados, as ima­gens esculpidas e os ídolos de metal, e os espalhou sobre os túmulos daqueles que lhes haviam oferecido sacrifícios. Derrubou os altares e os postes sagrados, esmagou os ídolos, reduzindo-os a pó, e despedaçou todos os altares de incenso espalhados por Israel. Então voltou para Jerusalém.

"Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo." - John Wesley. Santidade é questão de vida ou morte. E só existe santidade onde existir pureza. Não pode haver nenhuma santidade se há espaço para o pecado. Por isso, não existe santidade sem luta. Devemos declarar guerra ao pecado. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:16). Deus é santo, e quer que também sejamos santos, como diz A. W. Tozer: Santo é o que Deus é. Para ser santo, Ele não se conforma a um padrão. Ele é o padrão.

Josias percebeu que Deus só aprovaria seu reinado
quando ele derrubasse o último altar de Baal

Um cristão que aprova a idolatria, é conivente com o pecado, apresenta pelas suas obras que não é salvo. O lado externo da salvação interna é a santidade. Um cristão que não é santo é tão contraditório quanto um sol escuro, ou uma bananeira que produz jabuticabas. Josias promoveu uma purificação espiritual, ele percebeu que não haveria aprovação divina no seu reinado enquanto ele não derrubasse todos os altares do diabo. A limpeza tinha que ser completa.

Deus só vai aprovar a sua vida quando você derrubar o último altar do inimigo dentro de você! Deus só vai aprovar seu ministério quando você derrubar nele o último altar de Baal. Não pode haver concessões! Todas as brechas tem que ser fechadas. O que você tem feito para promover a santidade do povo de Deus? Ou você é um crente inerte e inútil? Descruze os braços! Deus tem uma missão para a tua vida.

Amigo líder, você não pode tolerar o pecado no meio do seu povo! Ou você corta o membro enfermo, ou você perderá todo o corpo! Ainda existe muitas outras verdades que podemos aprender com a excelência do reinado de Josias, como que não existe avivamento sem um redescobrir ou retornar à Palavra de Deus! Mas, será assunto de outra mensagem.

Em Cristo e por Ele,

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida