BIOGRAFIA DO PASTOR ISAAC MARTINS RODRIGUES

BIOGRAFIA DO PASTOR ISAAC MARTINS RODRIGUES

1.      SUA VIDA PESSOAL

A vida do pastor Isaac Martins Rodrigues está entrelaçada com a história da Assembleia de Deus em Pernambuco. Primeiro filho do casal Alexandrino Martins Rodrigues e Séfora Lopes Rodrigues, nasceu em 19 de agosto de 1926, recebeu o nome Isaac tirado das Sagradas Escrituras, que significa “filho da alegria”. Alexandrino Rodrigues foi o primeiro presbítero da Assembleia de Deus em Pernambuco, e membro registrado como número 1 desta igreja. De origem portuguesa, Alexandrino veio ao Brasil aos dezenove anos, o casal criou Isaac na fé protestante juntamente com seus dois irmãos mais velhos, Isaías e Lindinalva, pois o segundo, Ismael veio a falecer aos 19 meses de vida.  Isaac, desde muito cedo foi ensinado que deveria se dedicar à vida religiosa, conforme narra sua filha Ester Rodrigues. O senhor Alexandrino dedicou-se ao comércio em Olinda, e até hoje sua família trabalha com o fabrico de pães na cidade.

Isaac Martins casou-se com Neusa Costa Rodrigues no dia 27 de setembro de 1947, com quem teve cinco filhos: Noemi, Rute (In Memoriam), Ester, Adna, Joquebede e Neemias (filho por adoção). Isaac Martins formou-se em Licenciatura em Estudos Sociais pela FUNESO, e em Bacharelado em teologia pela Academia Cristiana La Voz de Los Andes.

2.      SUA TRAJETÓRIA DENTRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS

Isaac Martins foi batizado nas Águas aos doze anos de idade, membro número 696 da Assembleia de Deus em Pernambuco, começou sua vida ministerial aos vinte anos de idade, em 1946 foi apresentado como auxiliar; aos 22 anos foi apresentado como diácono da Assembleia de Deus. Sempre dedicado à fé evangélica no Estado, em 1948 foi consagrado ao presbitério, e no dia 4 de outubro de 1951 foi consagrado como Evangelista da Igreja, e se tornou um dos grandes pioneiros evangélicos no Sertão Nordestino. Conforme conta a sua filha Ester Rodrigues, o evangelista Isaac Martins teve vários embates no desbravamento do sertão, inclusive com o sacerdócio católico da época que chamavam pejorativamente os protestantes de bodes. Foi Isaac Martins que iniciou os trabalhos e as primeiras Assembleias de Deus em Petrolina, Araripina, Cabrobó e Salgueiro, o que lhe rendeu o título de “O Apóstolo de Pernambuco”.

3.      SEU PASTORADO EM ABREU E LIMA

Em 23 de julho de 1969, pastor Amaro Alexandrino de Sena, pastor da Assembleia de Deus em Abreu e Lima foi vitimado em um acidente automobilístico, como também a esposa e uma sobrinha. Em 24 de outubro de 1969, Isaac Martins Rodrigues, com 43 anos foi ordenado pastor, e, em 9 de novembro do mesmo ano, o pastor José Amaro da Silva, Presidente da Igreja em Recife, o empossou como pastor Abreu e Lima.

Em cinco anos o pastor Isaac Martins já começou enviar missionários para outros países: São Tomé e Príncipe, Venezuela, Austrália, Portugal, Estados Unidos, Timor Leste, Israel e Equador. Somente no Equador, um trabalho fortalecido pela própria filha do Pastor Isaac, a missionária Ester Costa Rodrigues Leite, a Assembleia de Deus de Abreu e Lima construiu 81 igrejas. Mais de 52 países foram de alguma forma, alcançados pelas missões internacionais da Assembleia de Deus em Abreu e Lima, sendo a primeira do Nordeste a fazer investimento em missões.

Em 1974, a esposa do pastor Isaac Martins, Neuza Rodrigues, veio a falecer. Dois anos após, ele casa-se novamente, agora com Cosma Maria Rodrigues que lhe concede mais dois filhos: Rute e Isaac Júnior.

Isaac Martins Rodrigues, escreveu o livro A História das Assembléias de Deus em Pernambuco (Jubileu de Ouro - 1918 a 1968), que se constitui um relato minucioso dos fatos históricos que envolvem a formação, implantação e expansão da Igreja em todo o Estado. O outro livro escrito por ele foi o Manual do Professor de Crianças, editado em 1984, pela CPAD.

Na liderança da Igreja em Abreu e Lima por 35 anos, o Pastor Isaac Martins Rodrigues abriu mais de 550 congregações em todo o Estado de Pernambuco e formou mais 98 pastores e seu “rebanho” chegou a 130.000 pessoas. Sua influência era muito forte não apenas no Nordeste, mas em todo o Brasil, principalmente dentro da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, CGADB. Onde foi membro da mesa diretora por várias vezes.

3.1.OS TRABALHOS SOCIAIS NA CIDADE DE ABREU E LIMA

Isaac Martins Rodrigues sempre desempenhou um trabalho de ação social na cidade de Abreu e Lima, muito carente na época. Segundo relatos da sua filha, Ester Rodrigues, alimentos eram enviados dos Estados Unidos para serem distribuídos nos bairros pobres da cidade, e em sopões comunitários se distribuía pão, trigo, manteiga, arroz e peixes, liderados por sua esposa Neusa Rodrigues. A liderança  do pastor Isaac se consolidava no bairro carente do Fosfato com estes trabalhos de distribuição de alimentos para 3.000 famílias cadastradas, independente de religião, raça e cor. Abriu também o primeiro orfanato e abrigo de idosos evangélico do Nordeste, com estrutura para receber quase 100 crianças e 46 leitos geriátricos, com assistência médica, psicológica e espiritual, e que teve o apoio de Signe Carlson, esposa do pioneiro assembleiano Joel Carlson, e a sueca Britts Carlson que morou por muitos anos no próprio abrigo. Com os terrenos cedidos pelo Município, foi construído o Orfanato, o Abrigo Estrela de Bethel e a Escola.

Na área da educação, o Pastor Isaac Martins fundou a Escola do Primeiro grau das Assembleias de Deus em 1975, que posteriormente veio a se chamar Educandário Evangélico Neusa Rodrigues. O pastor Isaac Martins conseguiu o apoio do Compassíon Internacional do Brasil para o apadrinhamento das meninas órfãs, apoio do governo estadual que cedia os professores enquanto a Igreja mantinha com alimentação, estrutura e despesas dos trabalhos sociais.

O Pastor Isaac Martins recebeu diversos títulos honoríficos: a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar; Medalha do Sesquicentenário, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco; recebeu Título de Cidadão das seguintes cidades: Abreu e Lima, Igarassu, Paulista e Olinda.

O prefeito de Abreu e Lima, Jerônimo Gadelha, construiu uma praça com uma estátua do pastor Isaac, que pode ser vista na entrada da cidade e de frente ao atual Templo Sede da Assembleia de Deus de Abreu e Lima. Em 29 de maio de 2008, às 2:10 h, aos 82 anos de idade o Pastor Isaac Martins Rodrigues faleceu deixando um legado importante na cidade de Abreu e Lima, e para a História da Assembleia de Deus em Pernambuco. Hoje, a cidade possui uma população estimada de 98.602 habitantes, segundo o IBGE. E ainda segundo o instituto, é também a cidade mais evangélica do Brasil, com cerca de 35% da população dessa religião. E a maioria da Assembleia de Deus.

4.      A DIVISÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PERNAMBUCO

Segundo o historiador Mário Sérgio, após o Pastor da Assembleia de Deus em Pernambuco Amaro da Silva falecer de um mal súbito em 1977, surge uma disputa interna na sucessão ministerial. Um grupo apoiava o pastor José Leôncio da Silva, e outro grupo o pastor Issac Martins Rodrigues. Ao término da disputa, José Leôncio vence a votação e assume a igreja no Recife. Porém, o grupo do Pastor Issac Martins Rodrigues resolve fazer uma "divisão branca" e reivindica autonomia para a CGADB.

Surgiu assim um campo independente, chamado de “Ministério” Abreu e Lima, ligado à CGADB, mas subordinado à liderança em Recife.  As relações entre as Assembleias de Deus em Recife e Abreu e Lima eram cordiais, onde o ministério liderado pelo pastor Issac se expandiu principalmente para região da zona da mata norte, antes da região de Goiana.  Havia uma espécie de acordo na questão da jurisdição eclesiástica territorial.

As relações cordiais foram desfeitas depois das renovações das presidências, José Leôncio é sucedido em outubro de 1998 por seu genro pastor Ailton José Alves. Menos de dois anos depois, em fevereiro de 2000, o então Ministério de Abreu e Lima, funda a Convenção de Ministros da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (COMADALPE), se desligando ministerialmente do Recife. Em 2004, é a vez de Abreu e Lima renovar sua liderança. Pastor Isaac passa a ser Presidente de honra, e é sucedido na presidência pelo jovem pastor Roberto Santos, vindo a falecer quatro anos depois. A partir dessas mudanças surge uma rivalidade entre ambas as igrejas no Estado e não existe mais o respeito à jurisdição territorial eclesiástica. Ao ponto de a Assembleia de Deus em Recife inaugurar em Abreu e Lima um belo e moderno Templo. As duas Igrejas são facilmente diferenciadas, pois utilizam cores diferentes nas fachadas de seus templos, verde escuro para Abreu e Lima, e azul para Recife, mas ambas permanecem unidas à CGADB.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


SANTOS, Roberto José dos. Assembleia de Deus em Abreu e Lima – 80 Anos: Síntese histórica. Recife. Editora Flamar, 2008.

ANDRADE, Moisés Germano de. "Uma história social" da Assembleia de Deus: a conversão religiosa como forma de ressocializar pessoas oriundas da criminalidade. Dissertação (Mestrado) - Universidade católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Curso de Mestrado em Ciências da religião, 2010.

Website: http://mariosergiohistoria.blogspot.com.br/2013/05/assembleia-de-deus-e-divisao-em_30.html. (Acessado dia 15.01.2017)

Comentários

Flávio Alves disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio Alves disse…
Obrigado pela sua participação!
Unknown disse…
Qual foi o ano de fundação da igreja em Abreu e Lima?
Unknown disse…
Gostei muito do histórico, sou da azul da verde e Cristo, sem acepção.
Anônimo disse…
Eu era do Recife, mas sou do tempo de pastor LEONCIO, sempre cultuei nas duas, hoje moro em PAULISTA, e por isso me transferi para a verdinha
Abreu e Lima...E Deus tem nos feito prosperar! Mas continuo em união com meus irmãos de Recife...amémmm.
Salmos 133.

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida