O evangelho de hoje e a cruz de Cristo


A cruz de Cristo, tema do bom pregador. Esquecido em nossas igrejas, tão evidente nas Escrituras. Desprezam-na por que não corresponde aos interesses da igreja de laodicéia atual. Como dizem: “rico estou, de nada tenho falta”, deixam o Cristo da Cruz do lado de fora, de onde ele clama: “eis que estou à porta e bato...”

Não entendem que desprezar a cruz de cristo é o mesmo que desprezar o Cristo da Cruz; tantos anos que vejo e adimiro por exemplo o pastor Silas na TV, e nunca o vi pregar sobre a Cruz de Cristo. "Se a cruz não for o centro da nossa religião,a nossa religião não é a de Jesus" - De John Stott, em seu livro "A Cruz de Cristo", pg 59. Por que não aproveitar um espaço tão poderoso como é o da TV para pregar o tema mais importante da igreja Cristã: A Cruz de Cristo?

O que ouvimos então em nossos púlpitos? A Palavra de Deus? Pode ser, mas muito mais a palavra dos homens do que a Palavra de Deus. Ouvimos ataques, exaltações à placa denominacional, mensagens antropocêntricas ao invés de cristocêntricas, e principalmente evangelhos moldados pelos homens ao invés de homens moldados pelo Evangelho.

"Se Jesus tivesse pregado a mesma mensagem que muitos ministros de hoje pregam, ele nunca teria sido crucificado" - (Frase atribuída a Tozer).

As pessoas não querem ouvir sobre Cristo crucificado. Não entendem que a cruz é necessária. Preferem agir como ladrão crucificado ao lado de Jesus: Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz.Marcos 15:30. Ninguém quer passar pela cruz. É necessário entendermos que para despojarmos todos principados e potestades é preciso triunfar na cruz. Sem cruz não há evangelho.Nem há salavação: E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23.

A cruz de Cristo é decididamente incompatível com o evangelho de hoje . Tiraram Jesus, querem apenas os milagres. Chamam mais atenção para suas igrejas e para eles mesmos do que para o próprio Jesus Cristo. Como certa vez eu ouvi em um comercial do R.R. Soares: "O missionário tem feito muitos milagres através de Deus!" Eu pensava que era Deus quem fazia milagres através dos homens. Isto não é evangelho!

Oh! se pudéssemos contemplar o que aconteceu na cruz! Na cruz caiu a barreira de separação entre Israel e os gentios. Não há mais inimizade (Ef 6.16). De sorte, que é por causa dela que gozamos dos mesmos privilégios de Israel. Nela Deus reconciliou o homem consigo mesmo. Como costumo dizer: “ Jesus Cristo morreu numa cruz e não em uma estaca como afirmam os TJ, por que na cruz há um madeiro vertical, simbolizando que Jesus no meio une o homem que está em baixo com Deus que está em cima. Mas, também um madeiro horizontal, que simboliza que Cristo no meio une o homem que está a direita com o outro que está á esquerda”. De forma que, não tens comunhão com Deus se primeiro não tiveres comunhão com seu irmão. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20.

A cruz de Cristo tem mistérios insondáveis mais profundos do que o mais denso dos oceanos. Mais altos do que as galáxias mais distantes, mais inúmeros do que as estrelas do céu. São mistérios que a mente espiritual se ocupa em decifrar, pois trata-se do maior acontecimento da História da humanidade. Trata-se do dia em que os homens mataram o Filho do seu próprio Criador. O dia em que Jesus matou a morte com a sua própria morte.

Nietzsche afirma que não pode conceber um Deus que se auto imolou. De fato, ... a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:18. Ninguém jamais conseguirá compreender o sacrifício sem primeiro olhar para os objetivos. Como diz Augusto Cury, se trata do plano mais audacioso e ambicioso da História. As três pessoas mais importantes do Universo estavam "obcecados" pela idéia de ganhar os homens através de uma batalha silenciosa motivada unicamente pelo amor.

Que possamos viver na cruz e pela cruz. Pois, “Não podemos nos esquecer que somos a única Bíblia que muitas pessoas conseguem ler”(Cindy Jacobs). Que as pessoas possam ver em nós o amor de Cristo.

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6.14.


Pastor Flávio Alves

Comentários

Verdade verdadeira. Muitos têm trocado a cruz pelo vil metal..
É lamentável.
Fillip Valentim disse…
Shalom, Nobre Pastor Flávio Alves

É um imenso prazer ler este elucidativo e ter a ciência do grande amor de Deus Pai em enviar-nos seu unigênito e Deus Filho, ter aceitado por compaixão da humanidade.

Muito bem lembrado que devemos pregar a cruz de Cristo. Devemos pregar a salvação, como disse C.H Spurgeon "Nada deveria ser o alvo do pregador a não ser a glória de Deus através da pregação do evangelho da salvação".

Gosto de dizer que:

Na cruz Cristo nos mostrou o amor verdadeiro. Pela cruz Cristo nos trouxe a redenção. Seu sangue nos comprou e deu a salvação. A cruz que lhe trouxe humilhação o levou para a exaltação.
A cruz de Cristo reconciliou-me com Deus, uniu-me a meu irmão. (Fillip Andrew)

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida