O Poder da Oração e a Resposta Divina- Esboço

O PODER DA ORAÇÃO E A RESPOSTA DIVINA


Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Daniel 10.12



Daniel foi estadista do maior império da sua época. Por diversas vezes foi honrado e engrandecido nos impérios babilônicos e medo-persa. Além de tudo foi um dos profetas mais poderosos que Deus já usou em toda a história. Entretanto, o sucesso do profeta Daniel residia em três pilares:

1º Uma vida no altar de Deus.

Na escola da vida, Deus é o único professor à procura de bons alunos.
     a.   Ele era diferente: Daniel entrou na Babilônia, mas a Babilônia não entrou nele. Estava na Babilônia, mas não era da Babilônia. Não se deixou influenciar pelo ambiente de pecado e idolatria. Mesmo distante da sua terra e do seu ambiente familiar ele conservou uma vida de santidade a Deus. Deus provas disto quando rejeitou o manjar do rei, ariscando sua própria vida para agradar a Deus. A faculdade babilônica visiva moldar o físico de Daniel através da alimentação, a mente através das ciências e cultura secular, e o espírito através da enorme pressão que sofria para adorar aos deuses locais. 

Mas, nada disso adiantou. Daniel rejeitou a comida, purificou o corpo. Aprendeu todas as ciências e cultura daqueles povos, mas confiava sempre na sabedoria que vinha de cima. E, por fim vemos ele sendo jogado numa cova cheia de leões por que também não quis adorar a outro deus, senão o Senhor Jeová. Daniel é um exemplo no velho testamento do que Paulo nos recomenda: 

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

A Igreja perde sua identidade quando tenta imitar o mundo. Não é a igreja que tem que imitar o mundo, é o mundo que precisa imitar a igreja. Seja nos padrões, no exemplo, na verdade, na fé, na justiça. A igreja é o baluarte da verdade neste mundo. Se nós formos igual a eles, como eles nos darão crédito? A igreja é o baluarte da verdade.

b.   Ele era ousado em fé: Disse não ao manjar do rei para não desagradar ao seu Deus. Quantos estão dispostos a perder alguma coisa pela sua fé? Enquanto a igreja brasileira cresce em quantidade ela perde em qualidade. Mas, glorifico a Deus, por que em países como China, Irã e outros no Oriente, a igreja cresce em número e em qualidade debaixo de uma forte perseguição. E eles muitas vezes dão as suas vidas para não negarem ao Senhor. Este é o exemplo de cristianismo que precisamos hoje. E não o cristianismo brasileiro de venha como está e fique como está. Na igreja verdadeira se prega: Venha como está e Jesus não vai deixar continuar como está! Tem que haver mudança, compromisso, renúncia. E, para renunciar tem haver ousadia em fé.

c.   Ele não tinha brechas: Os inimigos de Daniel não conseguiram nenhum argumento para acusar a Daniel. Vida abençoada não é a mesma coisa de santidade, mas santidade é a mesma coisa de vida abençoada. Será que os políticos evangélicos podem se enquadrar aqui? Pelo contrário, a maioria está envolvida em escândalos e dão motivos para os ímpios falarem mal da igreja. O cristão pode ter fama, dinheiro e sucesso, mas isso não demonstra seu grau de santidade. Nem pobreza também mostra o grau de humildade e santidade. Ser santo é ter caráter. E caráter só se conhece no convívio íntimo e não nas aparições públicas. Oh Deus! Ensina-nos a fechar as nossas brechas, a fim de que nossos inimigos não tenham armas para nos destruir!


2º A oração

O que é a oração?

A oração é o encontro da sede do homem com a sede de Deus. Quando o crente tem sede de Deus, ele vai até as fontes límpidas da oração. E, o próprio Deus tem sede de ser buscado.  Em Jeremias 29:13 diz o Senhor: buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.Aquele que tem sede Deus declara como o salmista: Salmos 5.3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

"A oração é um instrumento poderoso não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra."

Na oração de Ana não havia palavras, mas "na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração."

O Poder da Oração:
Moisés orou e Deus perdoou o povo.
Josué orou o Sol parou e ele venceu.
Sansão orou e Deus lhe devolveu a força.
Samuel orou e Deus derrotou os filisteus diante dos seus olhos.
Elias orou e caiu fogo do céu. Orou outra vez e a chuva desceu.
Eliseu orou e Deus ressuscitou o filho da viúva.
Ezequias orou e Deus lhe deu quinze anos de vida.
Zacarias ourou e o anjo apareceu dizendo: não temas!
Jesus orou e venceu!
A igreja orou e Deus libertou Pedro da prisão.
Pedro orou e Dorcas ressuscitou.
Paulo e Silas oravam e Deus mandou um terremoto as portas se abriram.
A oração tem o poder de trazer as coisas do mundo invisível para a realidade.

3º Pilar: Daniel era Perseverante.

Ele não parou de orar mesmo quando não havia resposta. Vinte e um dias orou sem receber resposta. Não sabia ele que sua oração sacudiu o inferno, e fez com que houvesse batalha nos céus por sua causa. Príncipes do bem e do mal se confrontavam enquanto ele orava. Quando o diabo ver o crente buscando com perseverança em oração, ele arregimenta todas as forças bélicas do inferno para impedir com ele receba poder, por que sabe que é com este poder que ele, o diabo, será derrotado!

Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança. Não basta apenas orar. Temos que perseverar em oração; pois, a resposta está à caminho, Deus nunca deixou de responder a oração do seu povo.

A resposta é garantida por aquele que nunca deixou de cumprir com o que fala:

Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 2 Crônicas 7:15

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. Marcos 11:24

Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. Salmos 102:17

A ele seja toda a glória!

Pr. Flávio Alves






Comentários

Anônimo disse…
Boa mensagem, parabéns Pastor.
É tão difícil encontramos esboço sobre oração, alguém pode orar e não ser um cristão, mas ninguém pode ser um cristão sem orar! vamos praticar
Unknown disse…
Que matéria linda! Chorei meditando nas palavras que Deus colocou no teu coração para nos revelar...A perseverança na oração....Deus continue te abençoando fica na paz
Unknown disse…
Graça Nunes 10/01/2019

Gostei muito de sua pregação Pastor,estava a procura de um esboço impactante sobre oração e deparei com suas palavras,e através delas eu creio que também Deus vai me usar para impactar vidas, Deus continue lhe abençoando com Sabedoria.A paz seja contigo.
Muito tremendo falar sobre oração,saber que quando oramos algo no céu acinacon....oooogloria
Que Deus nos proteja 😄
Muito tremendo falar sobre oração,saber que quando oramos algo no céu acinacon....oooogloria
Que Deus nos proteja 😄
Unknown disse…
Oração e combustível que chega a Deus

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida