Unicamente Cristo

“Aprenda a conhecer a Cristo, e Ele crucificado. Aprenda a cantar a Ele e dizer: ‘Senhor Jesus, tu és a minha justiça, e eu o teu pecado. Levaste sobre ti o que era meu; mas depuseste sobre mim o que era teu. Tu te tornaste o que não eras, para que eu pudesse me tornar o que eu não era”. Lutero

Alguém disse que a palavra é uma forma de alguém se comunicar, manifestar e revelar. Jesus é a Palavra (Jo 1.1; I Jo 5.7). Portanto, Jesus é a forma mais sublime e perfeita em que Deus se fez "comunicar" à humanidade, "revelando" seu amor, para "manifestar" sua Graça.


Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

Tito 2.11



Nenhum outro personagem histórico fez-se conhecer tanto pela forma que morreu como Jesus. A cruz de Cristo mudou o mundo e dividiu a história. Mas, acima de tudo, dividiu nossas vidas entre velho homem e novo homem e mudou nosso ser no corpo, alma e espírito. Somente aquele que foi crucificado com Cristo pode pregar a Cruz de Cristo, pois ainda existem "Tomés" que perguntarão: "onde estão as marcas da cruz?"


E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. I Tm 3.16


Por mais que tentem, os céticos jamais conseguirão separar a Cruz de Cristo do Jesus "histórico". Por que sua Obra é maior do que eles mesmos conseguirão compreender com seus meros raciocínios. Pois sua morte na cruz:
...se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hb 9.26 E também para aniquilar ... o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; Hb 2.14.


De forma que é por causa desta cruz que todas as coisas foram reconciliadas, tanto as visíveis da terra, quanto as invisíveis que há no céu (Cl 1.20); até as barreiras entre Israel e os gentios caíram por causa da Cruz (Ef 2.16). É por causa desta cruz que somos perseguidos (Gl 6.2), pois a Palavra que pregamos é o Evangelho da Cruz de Cristo (I Co 1.18). E é somente na Cruz de Cristo que podemos se gloriar (Gl 6.14).


Que possamos olhar para Cruz e dizer como o centurião:
Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus. Mc 15.39




Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida